Cozinha tecnológica: conheça mais sobre essa tendência

Ao longo dos anos, grandes mudanças ocorreram na cozinha profissional. Os mais recentes processos inteligentes, automatizados e conectados aumentam a produtividade, reduzem custos e, assim, oferecem aos clientes ainda mais qualidade — é o que chamamos de cozinha tecnológica.

Neste artigo, falaremos sobre as inovações que estão sendo inseridas nas cozinhas profissionais para otimizar tempo, produtividade e poupar recursos, sem perder qualidade. Ficou interessado no assunto? Continue a leitura para saber mais!

Qual é o conceito de cozinha tecnológica?

A aplicação de tecnologia em cozinhas profissionais teve um grande impacto na indústria de food service: tempo recorde de preparo, menos desperdício, mais conectividade e mais benefícios.

Em 1970, com o advento do primeiro forno combinado e resfriador rápido durante a segunda revolução industrial, a inovação começou. Então, no começo do século XXI, a cozinha adotou equipamentos mais avançados e garantiu os resultados, o que contribuiu para o ganho de inteligência.

Atualmente, a possibilidade de controle remoto e gerenciamento da cozinha aumenta gradualmente. Com cada vez mais tecnologia e equipamentos autônomos, a produtividade das empresas que optam por esse modelo de cozinha cresce significativamente. Além disso, é possível reduzir os custos de energia, contribuindo não só para a economia dos empreendedores, como também com o meio ambiente.

Os especialistas já apontam um aumento significativo da inteligência na cozinha. Uma pesquisa realizada na University of Virginia, nos Estados Unidos, aponta que, em um futuro próximo, serão instaladas câmeras dentro dos fornos, que permitirão que os entusiastas da cozinha acompanhem o assamento dos alimentos de qualquer lugar da casa, ou até mesmo fora dela, com um telefone celular.

Em relação aos refrigeradores, alguns dispositivos podem determinar se os alimentos estão esgotados ou quase vencidos. Os fogões tradicionais serão substituídos por cooktops e, profissionalmente, por Fornos Combinados. Todo o conteúdo será controlado pelo toque na tela do celular, um painel ou um sistema que reconheça gestos e movimentos corporais. Incrível, não é mesmo?

Quando se fala em cozinha tecnológica, quais práticas e equipamentos são importantes?

Quando se fala em cozinha tecnológica, a referência são equipamentos que vão auxiliar na produção da cozinha. Eles vão desde os mais simples, que vão ajudar a fazer o preparo dos alimentos, até os mais avançados, que vão auxiliar na cocção, temperatura adequada de cocção, temperatura de segurança dos alimentos, passando para a parte de armazenamento, com ultracongeladores.

Esses equipamentos garantem que os alimentos tenham o resfriamento em tempo adequado de acordo com a legislação, para que sejam encaminhados ao armazenamento adequado. Quando temos essa tecnologia implementada nas nossas cozinhas, ganhamos não só na produtividade, como também na segurança dos alimentos preparados e na validade deles.

Como aumentar a produtividade com a inovação tecnológica?

A tecnologia possibilita que você faça vários preparos ao mesmo tempo e no mesmo equipamento. Tudo muito rápido e sem que os ingredientes percam os seus nutrientes e suas características originais.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Se você quer fazer arroz, legumes cozidos e um pudim, por exemplo, você vai precisar de uma panela para cada um na cozinha convencional. Já na cozinha inteligente, com a presença de um forno combinado, tudo pode ser preparado ao mesmo tempo, em uma única câmara de cocção. Se você agrega ainda um ultracongelador à sua produção, você tira esses alimentos diretamente do forno combinado e coloca para resfriamento.

Dessa forma, realizamos a manipulação dos alimentos de maneira eficiente e segura. O processo de ultrarresfriamento é que garantirá o frescor e a qualidade do alimento. Além disso, como o abatimento da temperatura ocorreu dentro do que a legislação prevê, desde que armazenado em temperatura adequada, ganha validade de cinco dias (no caso dos resfriados).

De que forma o atendimento personalizado ajuda na escolha dos equipamentos para a cozinha tecnológica?

O atendimento personalizado permite entender o cardápio do estabelecimento e, com esse entendimento, dimensionar o tipo de equipamento necessário.

Sendo assim, é possível entender onde ele pode ter ganhos de produtividade e rendimento e fazer a oferta de uma gama completa de produtos, os quais vão desde o pré-preparo, passando pela cocção, indo pelo armazenamento e voltando também para regeneração desses produtos.

O atendimento personalizado faz com que, junto com o empreendedor, a gente entenda o negócio dele e possa demonstrar onde há possibilidade de ele ganhar mais.

A Prática BR realiza feiras com demonstração de equipamentos, que vão desde a parte de gastronomia até soluções de panificação, resfriamento, ultracongelamento e armazenamento. Além disso, o cliente com interesse em conhecer de perto as funcionalidades, pode entrar em contato com a equipe comercial para que ela teste os produtos, sem custo algum, em conjunto com o time de chefes.

Depois dessa breve consultoria, a equipe fará a indicação dos equipamentos que melhor solucionam os problemas daquele cliente, contribuindo para que o negócio dele ganhe em produtividade, qualidade e, consequentemente, lucratividade.

Em uma era de rápidas mudanças tecnológicas, a nossa relação com a alimentação mudou, afeta também a nossa relação com o meio ambiente e as nossas instalações comerciais. Além disso, as cozinhas inteligentes mudam completamente nossa percepção de como os alimentos são preparados e armazenados.

Como você pôde perceber, a tendência de cozinha tecnológica vem ganhando cada vez mais espaço em virtude da possibilidade de oferecer produtos com mais qualidade, em menos tempo e ainda com economia de recursos. O futuro está mais próximo do que podemos imaginar.

Quer saber como montar uma cozinha inteligente, com equipamentos de primeira linha? Entre em contato conosco agora mesmo e sabia como podemos ajudá-lo!

Powered by Rock Convert

Facebook Comments

Deixe um comentário