O termo pet-friendly tem ganhado muito mais popularidade no Brasil à medida que as pessoas querem ficar perto de seus bichinhos de estimação. É fato que, quando se tem um animal, o que mais preocupa é deixá-lo sozinho em casa.
Ao se declarar pet-friendly, o estabelecimento está informando que é amigo dos pets. Isto é, que o animal de estimação será bem-recebido naquele lugar. Ele não só poderá entrar no estabelecimento, como também poderá permanecer junto do cliente.
Tendo em vista essa preocupação, alguns estabelecimentos decidiram acolher cães, gatos e até mesmo outros bichinhos e fazer de seu espaço um lugar seguro para eles. Neste post, contaremos mais sobre a tendência dos estabelecimentos pet-friendly e como isso funciona na prática.
Pesquisas do IBGE apontam que existem mais pets do que crianças nos lares brasileiros por família. Levando em consideração esse dado, o nicho pet-friendly tende a crescer muito mais a cada dia que se passa.
Sendo assim, os proprietários e gerentes de estabelecimentos devem pensar em maneiras de receber os pets para conquistar mais clientes. Como a quantidade de animais não para de crescer, a Vigilância Sanitária precisou se atentar à novidade, porque, do contrário, a presença de bichos de estimação aconteceria mesmo sem haver uma regulamentação específica.
Pelo mundo afora, é habitual que os animais acompanhem seus tutores nos mais diversos estabelecimentos, inclusive naqueles do ramo alimentício. Gradativamente, esses espaços estão adequando-se para receber os animais.
Naturalmente, a tendência tem se espalhado, e os mais diversos tipos de estabelecimentos têm aceitado pets em suas dependências.
A seguir, confira alguns tipos de estabelecimentos pet-friendly espalhados pelo mundo:• hotéis, pousadas e apartamentos para temporadas;
Como é possível perceber, os animais de estimação estão presentes até nos ambientes mais inusitados, e essa novidade só tende a aumentar.
Até os restaurantes já estão aderindo a essa tendência e permitindo que cães, gatos e outros pets estejam presentes no espaço. Mesmo, porque, restaurantes são lugares bastante frequentados e, para quem trata seus amigos de quatro patas como filhos, nada melhor do que um restaurante pet-friendly para convencê-lo a almoçar ou jantar fora, não é mesmo?
Nesse sentido, vale a pena pensar em como adaptar o local para estar em concordância com as leis e regras vigentes.
Esse termo tornou-se uma espécie de selo, apesar de não ter validade oficial. Contudo, é importante lembrar que diz respeito a um selo de marketing e que tem que ser usado de maneira inteligente pelos estabelecimentos.
Aproveitar o pet-friendly para divulgar o seu estabelecimento de forma externa – como por meio de mídias sociais ou cartazes – ou interna, por exemplo, fornecendo uma bandeja ou cardápio digital, é um ótimo negócio. Ou seja, quanto mais você espalhar que aceita animais em seu estabelecimento, mais vai trazer consumidores novos, e ainda fidelizar os que já frequentam o local.
Os consumidores gostam de saber que cachorros e gatos são bem-vindos a lugares que eles costumam frequentar. E, sem dúvida, a carência de lugares pet-friendly é grande, especialmente pelas regras que devem ser adotadas.
A ANVISA teve que regularizar a permanência de animais em estabelecimentos pet-friendly com o intuito de cumprir as regras de segurança alimentar.
A Vigilância Sanitária recomenda que seja feita uma consulta para saber quais são os lugares onde o pet pode permanecer. Geralmente, os locais permitidos em restaurantes, cafés, padarias ou bares são as varandas e as calçadas.
Então, se existe o desejo em transformar o seu negócio em um local pet-friendly, vale a pena tomar alguns cuidados para garantir o cumprimento da legislação e evitar sanções pelas associações regularizadoras:
Existem algumas regras que são federais, isto é, são válidas para o país todo. Assim sendo, é preciso estar atento a essas regras também:
É fundamental oferecer água, recipientes, acessórios e local de descanso para os pets. É claro que esses itens não são obrigatórios, mas são essenciais para uma experiência mais bacana e inesquecível para os clientes de seu estabelecimento.
Lembre-se de que, com todos esses números comprovados, a importância dos estabelecimentos pet-friendly está mais do que determinada. O público carece de locais que aceitam os animais, então a chance de você estar à frente da concorrência é enorme.
Além disso, muitas pessoas gostam de estar perto de bichinhos de estimação, independentemente de serem delas ou não. Então, vale a pena planejar e estudar as leis para investir em um espaço pet-friendly. Afinal, a experiência que você vai proporcionar aos seus clientes será incrível.
Curtiu as dicas? Conheça também a tendência de comidas pet congelada e como você pode lucrar com ela.
O post Entenda a nova tendência de estabelecimentos Pet-friendly apareceu primeiro em Blog Prática | Gastronomia e Panificação.
MANTENHA-SE SEMPRE INFORMADO
NEWSLETTER
Receba nossas novidades por email:
Obrigado!
SOBRE O BLOG
Focada em auxiliar na produção de comida boa e de qualidade, a Prática desenvolveu um blog para levar dicas e conhecimentos para tornar o setor de food service cada vez mais sustentável e lucrativo.
PRÁTICA PRODUTOS S/A. TODOS OS DIREIROS RESERVADOS COPYRIGHT