5 equipamentos para segurança de alimentos que seu negócio deve ter

5 equipamentos para segurança de alimentos que seu negócio deve ter

equipamentos segurança alimentos

Alguns equipamentos contribuem diretamente para a segurança dos alimentos mesmo em momentos com mudanças no mercado de food service e o crescimento do delivery além de uma a preocupação maior com a higiene e a saúde.

Garantir a segurança alimentar nas cozinhas industriais passou a ser requisito primordial. Por isso, o uso do maquinário correto para preparar a comida ajuda demais para que se tenha a menor interação humana possível. Evitar contato físico entre pessoas e comidas colabora para prevenir contaminações.

Neste artigo, vamos explicar por que é preciso adequar o seu estabelecimento às normas, mostrar de que forma respeitá-las e apresentar os 5 principais equipamentos para segurança alimentar que seu negócio deve ter. Ficou interessado no assunto? Continue a leitura!

Respeite as normas sanitárias para a preparação de alimentos

Reforçar a higiene no estabelecimento é essencial neste momento de pandemia do novo coronavírus. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), algumas boas práticas para o preparo dos alimentos devem ser sempre levadas em consideração. Algumas delas estão listada a seguir:

  • consultar se os produtos estão dentro do prazo de validade;
  • manter o ambiente limpo, além dos equipamentos e aventais higienizados;
  • armazenar em locais adequados e recipientes individuais;
  • atentar à temperatura adequada;
  • usar água potável, de preferência filtrada ou mineral de marcas reconhecidas;
  • atentar-se ao ponto de cozimento, pois algumas carnes não podem estar mal-cozidas para o consumo seguro;
  • lavar bem as mãos e usar equipamentos de segurança e higiene (luvas, toucas e aventais);
  • evitar que animais domésticos transitem na cozinha ou no local de trabalho;
  • eliminar as pragas, como baratas e ratos.

As regras para obtenção da Licença de Funcionamento e da Vigilância Sanitária podem sofrer variações de uma região para outra. Por isso, é importante consultar o setor responsável no seu município a fim de saber os detalhes dessas exigências.

Veja 5 equipamentos que auxiliam na segurança alimentar do seu negócio

Agora que você já sabe mais sobre as normas relacionadas ao preparo de alimentos com segurança, é o momento de conhecer algumas máquinas e utensílios essenciais para desempenhar os processos em uma cozinha industrial. Veja abaixo alguns dos mais importantes e acessíveis para o seu negócio.

1. Lava-louças

Além da rapidez e praticidade, a lava-louças faz uma limpeza completa nos pratos, talheres, copos e utensílios. Na lavagem normal, ela já ajuda a eliminar a proliferação de vírus e bactérias. Além disso, seu uso dispensa a necessidade de contratar um colaborador apenas para a função.

Alguns modelos desse equipamento fazem a sanitização e secagem dos pratos a elevadas temperaturas. Isso garante a eliminação quase completa dos micro-organismos presentes, além de diminuir a interação do colaborador com as louças e não ser preciso usar panos reutilizados para secar o vasilhame.

2. Ultracongelador

Manter um controle rigoroso da temperatura elimina os riscos de contágio de Doenças Transmissíveis por Alimentos (DTAs). Por isso, todo cuidado é pouco. Quando se fala em armazenamento de ingredientes e produtos alimentícios, de acordo com a Anvisa, é necessário que os itens congelados sejam mantidos em temperaturas inferiores a -18 °C, e os refrigerados, abaixo de +5 °C.

Em alguns equipamentos, a temperatura é reduzida de forma gradativa, sendo necessário aguardar mais de 24 horas para a finalização do processo. Nesse tempo, o crescimento de micro-organismos pode continuar acontecendo, o que significa menos segurança.

No ultracongelador, o alimento pode alcançar até -18 °C em apenas uma hora. Além da eficiência produtiva que essa rapidez proporciona, o congelamento brusco do produto faz com que a ação dos micro-organismos seja interrompida imediatamente, o que evita a proliferação e garante mais segurança.

3. Forno combinado

Mesmo com todos os cuidados, é essencial que o contato humano seja reduzido, sobre neste momento de pandemia. Por isso, os restaurantes têm adotado a estratégia de revezamento com o objetivo de garantir a segurança da equipe.

Com a presença de um forno combinado na área de produção, é possível dispensar fogão, forno, chapa, grelha e frigideira, porque ele é capaz de substituir sozinho todos esses equipamentos. Sendo assim, são necessários menos colaboradores para a preparação dos alimentos e a interação com diversos aparelhos na cozinha é centralizada em apenas um.

Conclusão

Em suma, neste artigo, você pôde entender um pouco mais sobre as normas sanitárias para a preparação de alimentos e conhecer alguns equipamentos para segurança alimentar, como lava-louças, ultracongelador, forno combinado, resfriador de água, amassadeira espiral e divisora.

Por fim, veja mais sobre a tecnologia de fornos combinados e sobre o ultracongelamento de alimentos. Continue a leitura.

Deixe um comentário