5 equipamentos para segurança de alimentos no seu negócio

Prática • jul. 22, 2020

Alguns equipamentos contribuem diretamente para a segurança dos alimentos mesmo em momentos com mudanças no mercado de food service e o crescimento do delivery além de uma a preocupação maior com a higiene e a saúde.

Garantir a segurança dos alimentos nas cozinhas industriais passou a ser requisito primordial. Por isso, o uso do maquinário correto para preparar a comida ajuda demais para que se tenha a menor interação humana possível. Evitar contato físico entre pessoas e comidas colabora para prevenir contaminações.

Neste artigo, vamos explicar por que é preciso adequar o seu estabelecimento às normas, mostrar de que forma respeitá-las e apresentar os 5 principais equipamentos para segurança alimentar que seu negócio deve ter. Ficou interessado no assunto? Continue a leitura!

Respeite as normas sanitárias para a preparação de alimentos

Reforçar a higiene no estabelecimento é essencial neste momento de pandemia do novo coronavírus. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), algumas boas práticas para o preparo dos alimentos devem ser sempre levadas em consideração. Algumas delas estão listada a seguir:

  • consultar se os produtos estão dentro do prazo de validade;
  • manter o ambiente limpo, além dos equipamentos e aventais higienizados;
  • armazenar em locais adequados e recipientes individuais;
  • atentar à temperatura adequada;
  • usar água potável, de preferência filtrada ou mineral de marcas reconhecidas;
  • atentar-se ao ponto de cozimento, pois algumas carnes não podem estar mal-cozidas para o consumo seguro;
  • lavar bem as mãos e usar equipamentos de segurança e higiene (luvas, toucas e aventais);
  • evitar que animais domésticos transitem na cozinha ou no local de trabalho;
  • eliminar as pragas, como baratas e ratos.

As regras para obtenção da Licença de Funcionamento e da Vigilância Sanitária podem sofrer variações de uma região para outra. Por isso, é importante consultar o setor responsável no seu município a fim de saber os detalhes dessas exigências.

Veja 5 equipamentos que auxiliam na segurança alimentar do seu negócio

Agora que você já sabe mais sobre as normas relacionadas ao preparo de alimentos com segurança, é o momento de conhecer algumas máquinas e utensílios essenciais para desempenhar os processos em uma cozinha industrial. Veja abaixo alguns dos mais importantes e acessíveis para o seu negócio.

1. Lava-louças

Além da rapidez e praticidade, a lava-louças faz uma limpeza completa nos pratos, talheres, copos e utensílios. Na lavagem normal, ela já ajuda a eliminar a proliferação de vírus e bactérias. Além disso, seu uso dispensa a necessidade de contratar um colaborador apenas para a função.

Alguns modelos desse equipamento fazem a sanitização e secagem dos pratos a elevadas temperaturas. Isso garante a eliminação quase completa dos micro-organismos presentes, além de diminuir a interação do colaborador com as louças e não ser preciso usar panos reutilizados para secar o vasilhame.

2. Ultracongelador

Manter um controle rigoroso da temperatura elimina os riscos de contágio de Doenças Transmissíveis por Alimentos (DTAs). Por isso, todo cuidado é pouco. Quando se fala em armazenamento de ingredientes e produtos alimentícios, de acordo com a Anvisa , é necessário que os itens congelados sejam mantidos em temperaturas inferiores a -18 °C, e os refrigerados, abaixo de +5 °C.

Em alguns equipamentos , a temperatura é reduzida de forma gradativa, sendo necessário aguardar mais de 24 horas para a finalização do processo. Nesse tempo, o crescimento de micro-organismos pode continuar acontecendo, o que significa menos segurança.

No ultracongelador , o alimento pode alcançar até -18 °C em apenas uma hora. Além da eficiência produtiva que essa rapidez proporciona, o congelamento brusco do produto faz com que a ação dos micro-organismos seja interrompida imediatamente, o que evita a proliferação e garante mais segurança.

3. Forno combinado

Mesmo com todos os cuidados, é essencial que o contato humano seja reduzido, sobre neste momento de pandemia. Por isso, os restaurantes têm adotado a estratégia de revezamento com o objetivo de garantir a segurança da equipe.

Com a presença de um forno combinado na área de produção, é possível dispensar fogão, forno, chapa, grelha e frigideira, porque ele é capaz de substituir sozinho todos esses equipamentos. Sendo assim, são necessários menos colaboradores para a preparação dos alimentos e a interação com diversos aparelhos na cozinha é centralizada em apenas um.

Conclusão

Em suma, neste artigo, você pôde entender um pouco mais sobre as normas sanitárias para a preparação de alimentos e conhecer alguns equipamentos para segurança alimentar, como lava-louças, ultracongelador, forno combinado, resfriador de água, amassadeira espiral e divisora.

Por fim, veja mais sobre a tecnologia de fornos combinados e sobre o ultracongelamento de alimentos. Continue a leitura.

pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
camarões descascados cozidos e fatias de abacate em vasilhas de aço inoxidável
Por Prática 09 abr., 2024
O mise en place traz inúmeros benefícios para os negócios com impactos na velocidade do preparo e atendimento. Aprenda mais neste artigo.
Pessoa embalando alimentos em embaladora à vácuo
Por Prática 08 abr., 2024
As vantagens das embalagens no setor alimentício vão desde a eliminação de desperdícios, estocagem, transporte e segurança. Saiba mais.
MAIS POSTS
Share by: