Feiras e eventos: veja dicas para aproveitar ao máximo

Prática • fev. 22, 2023

As feiras e eventos do ramo da alimentação são fontes preciosas de informações, novidades, tecnologias, tendências, novas realidades de mercado e claro, bons negócios e oportunidades.

Elas também são formas de expandir e fortalecer sua rede de contatos e até obter novos clientes e canais de vendas. Da mesma forma, são maneiras de levar qualificação profissional para seus colaboradores e mantê-los atualizados. Contudo é importante se preparar bem para poder aproveitar ao máximo.

Leia abaixo a postagem especial com nossas dicas.

Seu comprador é indispensável nas feiras e eventos

Inicialmente, é nas feiras que os fabricantes fazem seus lançamentos. Se você conta com um profissional responsável por compras, peça para que o acompanhe. Ele o ajudará bastante a encontrar promoções, condições e conduzir negociações! Caso seja você mesmo, marque na sua agenda.

Escale sua equipe de especialistas

Se você conta com padeiros, confeiteiros, chefs de cozinha, cozinheiros, nutricionistas, técnicos, planeje para levá-los também aos eventos. Cada um deles, poderá ajudar você e seu comprador a fazerem boas escolhas. Isto devido seu conhecimento e experiência diária.

Escolha um membro da sua equipe operacional

Eleja um profissional do seu time operacional para acompanhá-lo nos eventos. É imprescindível que ele ou ela, tenha muita curiosidade, vontade de aprender e melhorar, assim como facilidade para repassar para os colegas tudo o que viu. Assim, ele se torna um “multiplicador de conhecimentos”.

Outra dica é que você pode promover uma eleição ou sistema de pontuação onde, no ano anterior, colaboradores de destaque, tenham esta oportunidade de viajar, como premiação.

Compre passagens aéreas e reserve os hotéis antes de feiras e eventos

Em primeiro lugar, reserve já as passagens aéreas e hotel porque por ocasião destas feiras, as vagas esgotam-se rapidamente. Isto garante que você tenha mais alternativas, preços e vagas em localidades de fácil acesso aos eventos. Da mesma forma, evita correrias com preparativos de última hora.

Faça suas credenciais assim que o site abrir

Em segundo lugar, assim que o site do evento desejado estiver operacional, faça suas credenciais e de sua equipe. As organizadoras pedirão documentos seus, do seu negócio e colaboradores e isto pode gerar uma série de transtornos se feito de última hora. Por esta razão, tenha todas as credenciais em mãos bem antes.

Descanse e alimente-se bem

Em geral em feiras e eventos, as pessoas andam, ficam tempo em pé, falam e interagem constantemente. Mesmo que haja degustações nos estandes e serviços de praças de alimentação, o fluxo de pessoas é alto e o tempo é escasso. Faça uma refeição de qualidade e com calma, antes de ir e, descanse no dia anterior.

Escolha calçados e roupas adequados e confortáveis

Tenha em mente que são horas dentro do pavilhão e uma infinidade de estandes para visitar e produtos, equipamentos e demonstrações para ver. Portanto, pode ser difícil se você não estiver com um calçado ou roupas confortáveis. Como é um ambiente profissional, fique atento às regras e orientações quanto à vestimenta e oriente sua equipe.

Chegue mais cedo

As primeiras horas de funcionamento de feiras e eventos, costumam ter menos pessoas e, você terá mais facilidade de ver tudo e conversar com os expositores tranquilamente. Caso não possa, evite também o fim do evento, já que devido ao encerramento das atividades e movimento intenso, você pode não ver tudo o que precisa.

Leve material para anotações

Embora com celular, tablet e câmeras, o bom e velho bloco de notas ou aquele caderninho, são excelentes formas de anotar tudo o que você viu, ouviu e outras informações interessantes. Nem sempre encontrará tudo o que precisa ou dúvidas específicas em catálogos e impressos.

Evite levar objetos de valor em feiras e eventos

Como se trata de eventos com grande fluxo de pessoas, evite levar objetos de alto valor e mantenha seus pertences sempre com você o tempo todo. Fique também atento na saída, especialmente na rua. Programe-se para não deixar o pavilhão muito tarde porque isto aumenta os riscos.

Observe demais empresas do setor

As feiras são locais também para observar o que seus concorrentes estão fazendo e documentar tudo. Identifique novos produtos, serviços, nichos de mercado, riscos, pontos fortes e fracos. Dialogue bastante com sua equipe sobre o que podem fazer de diferente ou melhor, baseado em tudo o que viram.

Ademais, nestas viagens, os tempos livres podem servir para que visitem estabelecimentos e outros locais, fora das feiras e eventos, onde vocês possam ter ideias, vendo o os que demais estão fazendo. Veja o que pode ser aplicado na sua empresa.

Faça um relatório sobre o evento

Ao chegar em seu empreendimento, avalie e pondere tudo que viram de importante. Em seguida, você mesmo ou seus profissionais, façam uma apresentação para todos. Assim, quem não foi, pode ficar por dentro. Identifique o que há de diferente, melhorias e novas soluções para seu negócio.

Quais as feiras e eventos nacionais mais importantes?

As feiras e eventos de maior destaque são as mais tradicionais como por exemplo:

Há ainda outros eventos regionais também importantes, mas aqui destacamos os de abrangência nacional, isto é, os frequentados por maior número de pessoas de todo o Brasil. Por fim, caso queira aprender mais, veja nossa postagem especial sobr e c ada uma delas. Continue a leitura.

filés empanados fritos à milanesa
Por Prática 26 abr., 2024
Os empanados são sempre saborosos seja como aperitivos ou pratos principais! Aprenda as diferentes técnicas neste artigo.
pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
MAIS POSTS
Share by: