Festas juninas e julinas: inspire-se nestas tradições!

Prática • mai. 15, 2023

As festas juninas e julinas estão entre as mais importantes manifestações culturais do Brasil , principalmente nas regiões Nordeste e Sudeste. Os arraiais decorados com muitas bandeiras, balões, competições e muita dança. O frio é o que nos leva às comidas típicas da época, que nos dão “sustança” para aguentar o pique das quadrilhas.

Segundo o historiador Luís da Câmara Cascudo, essas festas foram trazidas pelos portugueses durante o período colonial e foram incorporadas pelas tradições populares brasileiras ao longo dos anos. Já o folclorista Mário de Andrade destaca a riqueza dos elementos presentes nas festas, como as danças, comidas típicas e decorações, que refletem a diversidade cultural do país.

Além disso, as festas juninas e julinas possuem um importante papel social, reunindo comunidades e promovendo a preservação das tradições culturais locais.

Aprenda mais sobre este patrimônio tão rico da nossa cultura e veja ideias de produtos para a ocasião.

Em quais datas acontecem as festas juninas e julinas?

As datas aproximadas das principais festas juninas na região Nordeste são de meados de junho até o final de junho, geralmente entre os dias 12 e 29, período que coincide com as celebrações dos santos católicos São João, Santo Antônio e São Pedro. Algumas das festas mais famosas da região são o São João de Campina Grande, na Paraíba, o São João de Caruaru, em Pernambuco, e o São João da Bahia, em Salvador.

Já na região Sudeste, as festas julinas costumam ocorrer durante todo o mês de julho, com destaque para as festas realizadas em cidades do interior de São Paulo, como Campinas, Jaguariúna e Ribeirão Preto, que atraem milhares de turistas todos os anos. É importante lembrar que as datas exatas das festas podem variar de cidade para cidade, por isso é sempre bom consultar a programação das festas nas localidades específicas.

Principais alimentos e pratos servidos nas festas juninas e julinas

Norte e Nordeste

  • Milho: servido cozido em água e sal e também assado na brasa ou em diversas preparações, como pamonha, bolo e a canjica (que no sudeste chama-se “curau”) de milho verde ralado e leite, nas regiões mais próximas ao litoral feito com leite de coco e mais ao interior produzida com leite de vaca.
  • Macaxeira: cozida em água e sal, com carne de sol e manteiga da terra.
  • Amendoim: o amendoim é outro ingrediente bastante utilizado nas festas, principalmente em preparações como paçoca, pé-de-moleque e cuscuz de tapioca com amendoim.
  • Mugunzá: com milho branco, leite, açúcar, leite condensado e coco ralado. É um dos pratos mais tradicionais das festas.
  • Pamonha: a pamonha é um prato feito com massa de milho cozida envolta em folhas milho. Doce ou salgada e é uma das preparações mais populares.
  • Quentão: o quentão é uma bebida quente feita a partir de cachaça, açúcar, cravo e canela. É uma das bebidas mais populares das festas e ajuda a aquecer o corpo nas noites frias de junho e julho.
  • Arroz doce: clarinho, com leite de vaca ou leite de coco e guarnecido com canela ao final. Não sendo regra colocar coco ralado.
  • E claro, os muitos bolos : entre eles o de milho, macaxeira e “pé de moleque” (com amendoim).
  • Cuscuz: parte da alimentação diária do Nordeste e não pode faltar. Ele é servido com manteiga e pode ser acompanhado por queijo coalho e carne de sol. Já o cuscuz de tapioca é servido com coco.

Sul, Sudeste e Centro-oeste

Tendo em comum com o Nordeste, o quentão, os mais servidos são:

  • Milho: para canjica (que na região é de milho branco!), curau, bolo de milho com fubá ou do milho verde e pipoca e também a pamonha. O fubá é base de broas redondas ou da broa de “pau à pique” enrolada em folhas de bananeira.
  • Biscoitos e bolachas com polvilho: amido extraído da mandioca (macaxeira, aipim) o “azedo” fermentado, é base do famoso biscoito de polvilho, pão de queijo. Já o “doce”, de diversos biscoitinhos (bolachas) doces.
  • Vinho quente: o vinho quente é uma bebida típica das festas julinas no Sudeste, feita com vinho tinto, açúcar, cravo, canela e gengibre.
  • Arroz doce: o arroz doce é uma sobremesa muito popular nas festas juninas e julinas do Sudeste, feita com arroz, leite, açúcar, canela e cravo.
  • Paçoca: a paçoca, com amendoim torrado, açúcar e sal, é uma preparação típica das festas juninas e julinas do Sudeste. Ele é com leite, leite condensado ou com caramelo de açúcar e alguns locais uma versão leva rapadura para adoçá-lo, deixando mais escurinho.
  • Rapadura: como no passado não existia açúcar cristal, as famílias do campo a utilizavam para adoçar todos os quitutes da época, doces, bolos, broas
  • Pinhão: típico da culinária do Sul e Sudeste está presente nas festas juninas e julinas da região Sudeste, principalmente em São Paulo. Cozido ou assado ele é um ótimo acompanhamento para carnes.

Conclusão

Em suma, inspire-se no cardápio das festas juninas e julinas! Você pode fazer releituras criativas com todos esses alimentos e oferecer na sua padaria e confeitaria. Peça sugestões para seus profissionais do ramo.

Aliás, estes ingredientes são muito flexíveis e entram em diversos preparos, tanto doces quanto salgados. Destaque para o milho, o amendoim, o pinhão, o gengibre, o cravo e a canela do quentão. Com eles, é possível preparar bolos, tortas e até mesmo confeitaria fina com essa temática.

E claro, não esqueça de deixar sua padaria e confeitaria festiva para estas datas com a decoração típica. Por fim, confira também nosso post exclusivo sobre o bolo de milho com uma receita especial ! Continue a leitura.

molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
camarões descascados cozidos e fatias de abacate em vasilhas de aço inoxidável
Por Prática 09 abr., 2024
O mise en place traz inúmeros benefícios para os negócios com impactos na velocidade do preparo e atendimento. Aprenda mais neste artigo.
MAIS POSTS
Share by: