Fornos lastro Prática: como eles economizam energia?

Fornos lastro Prática: como eles economizam energia?

fornos lastro Prática

Fornos lastro Prática: como eles economizam energia?

Os fornos lastro Prática vieram para ajudar o seu empreendimento a se diferenciar no mercado, sendo utilizados sobretudo para panificação artesanal, rústica, confeitaria fina, pães especiais, integrais ou mesmo no próprio pão francês. Com eles, é possível obter a famosa “barriga de peixe” nas laterais e uma casca crocante em cima e embaixo dos pães.

Por outro lado, é comum que surjam dúvidas sobre o consumo de energia ou sobre como esses equipamentos podem contribuir para os empreendimentos. Por essa razão, preparamos esta postagem especial.

Leia o texto abaixo e confira.

Características dos fornos lastro Prática para economia energética

Isolamento térmico eficiente

A qualidade do isolamento térmico presente no equipamento é um fator crucial a ser considerado. No caso dos fornos lastro Prática, a fibra cerâmica utilizada é resistente a altas temperaturas, garantindo uma vida útil mais prolongada.

Além disso, sua densidade ajuda a evitar perdas excessivas de calor para o ambiente. O acabamento laminado do equipamento também é digno de nota, uma vez que contribui para refletir o calor de volta para a câmara, proporcionando uma melhor eficiência térmica.

“A pedra”

A famosa “pedra” utilizada no forno, é a esteatita ou mais conhecida como “pedra sabão”. Todos conhecem as propriedades das famosas panelas neste mineral, correto? Agora imagine em um forno.

Embora seu aquecimento seja mais lento do que outros materiais, sua perda de calor é da mesma forma. Isto é uma enorme vantagem porque uma vez atingida temperatura, o aquecimento de seu forno não precisará ser acionado constantemente. Por consequência, você economiza energia.

Tecnologia digital dos fornos lastro Prática

Os fornos lastro em geral têm se beneficiado do avanço da tecnologia tanto em seus painéis quanto componentes. Anteriormente, muitos desses fornos eram controlados por termostatos, mas hoje em dia eles são controlados por sensores digitais de alta precisão. Isso significa que a temperatura é medida com maior exatidão, evitando variações significativas.

Em comparação com os fornos analógicos do passado, onde uma programação de 240°C poderia levar o forno a aquecer até 260°C antes que o termostato fizesse a leitura, a diferença agora é mínima, evitando custos extras com energia que poderiam ser causados por uma variação de até 5%.

“Padeiro noturno”

Os fornos Lastro Prática possuem um recurso em seu painel chamado “Padeiro Noturno”, que permite a programação do pré-aquecimento automático em um horário determinado. Esse recurso é particularmente útil para superar o obstáculo do tempo de aquecimento.

O forno é ligado automaticamente horas antes do início do expediente, garantindo que esteja na temperatura adequada quando o estabelecimento abrir. Dessa forma, é possível começar o dia de trabalho sem a necessidade de esperar pelo aquecimento.

Fornos lastro Prática Ecopower

Ademais, os fornos lastro Prática da linha Ecopower contam com sistema de mesmo nome que, ao ser acionado, reveza ligando e desligando as resistências inferior ou superior. Em outras palavras, seu forno fica aquecido utilizando somente metade de sua potência.

Contudo, este sistema é utilizado em horários de baixo movimento ou ociosidade do forno, já que para os horários normais de demanda, você precisará inevitavelmente de seu forno em plena operação.

Fornos modulares

No passado, muitos fornos lastro eram grandes e com câmaras unificadas, isto é, a mesma temperatura para todas. Então, independente se você assasse uma ou muitas assadeiras, gastaria a mesma quantidade de energia.

Os fornos lastro Prática Ecopower são modulares, isto é, câmaras independentes por módulos. Você pode ter de 1 a 4 câmaras sobrepostas em uma mesma área. Desse modo, você pode acionar a quantidade necessária somente conforme sua demanda.

Centrais de vaporização independente

Os fornos de lastro Ecopower Prática apresentam um sistema inovador de centrais de geração de vapor independentes. Esse sistema é capaz de aquecer e manter a temperatura por um período prolongado, garantindo eficiência e economia energética. Além disso, o forno vaporiza sem perder temperatura na câmara, evitando aumentos desnecessários no consumo de energia.

Diferente do método de vaporização instantânea utilizado em outros sistemas, que consome mais energia e pode gerar perda de temperatura da câmara, a tecnologia de centrais de geração de vapor dos fornos Ecopower Prática apresenta uma solução mais eficiente e econômica.

Vaporização controlada

Em muitos sistemas de fornos de lastro, a injeção de vapor pode ser desnecessária ou excessiva para certos tipos de produtos. Isso pode levar a uma perda de temperatura do forno e, consequentemente, a uma maior necessidade de energia para retomar a temperatura adequada.

Os sensores de fluxo dos fornos de lastro Ecopower Prática medem a quantidade de água necessária para cada receita de produto, permitindo que a programação da quantidade exata de água em mililitros (ml) seja realizada por meio do painel do forno.

Essa tecnologia evita gastos desnecessários com injeções excessivas de vapor, que podem levar à perda de temperatura da câmara e aumentar o consumo de energia.

Duas portas

Ao utilizar um forno com duas portas, uma em cada lado da câmara, a conservação de temperatura é favorecida. Isso ocorre porque, ao abastecer ou descarregar o forno, você fica com uma das portas fechada, o que ajuda a reter o calor no interior do equipamento.

Por outro lado, um forno maior com porta única tende a perder mais calor para o ambiente, o que pode comprometer a eficiência do processo de aquecimento.

Fornos de diferentes tamanhos

Atualmente, existem fornos lastro de 1, 2 ou 4 assadeiras por câmaras, sendo os de 1, os chamados Fornos Vitrine, que são compactos e excelentes para frente de loja. Assim sendo, você pode dimensioná-los de acordo com perfil do seu negócio.

Ou seja, se você tem uma loja menor e com uma demanda reduzida, você pode optar por uma configuração e quantidade de módulos também menor. Com isso, reduz o consumo de energia.

Como os fornos lastro Prática contribuem para os negócios

Características únicas de produto

Os fornos de lastro são capazes de conferir características únicas aos produtos, especialmente no caso dos pães de fermentação natural e longa. Eles proporcionam uma casca mais espessa e crocante, uma “pestana” mais pronunciada e uma coloração mais intensa.

Com isso, você pode obter produtos diferenciados e exclusivos, que agradam a diferentes perfis de clientes e agregam valor ao negócio.

Customização de produtos

Os fornos de lastro permitem uma customização maior dos produtos, pois possuem controle independente de temperatura do piso e teto. Com essa característica, você obtém um resultado diferenciado, como um produto mais claro embaixo e mais dourado em cima.

Em contraste, os fornos turbos distribuem a temperatura igualmente pela câmara, o que tende a resultar em uma coloração uniforme do produto.

Fornos lastro Prática e produtos de maior valor agregado

Com os recursos dos fornos de lastro Prática, você pode agregar maior valor aos seus produtos e conquistar diferentes clientelas. Isto porque as características finais, lembram muito os dos pães feitos em antigos fornos à lenha.

Só para ilustrar, você comercializa o pão francês convencional com massa simples de farinha, água, fermento e sal com um preço hipotético de R$ 15,00 por Kg. Se você utilizar os mesmos ingredientes e fizer por exemplo uma baguete ou ciabatta e assá-las no lastro, você poderá tranquilamente comercializá-las por R$ 30,00 Kg. Não é interessante?

Conclusão

Os fornos de lastro Prática são apenas um dos tipos de fornos e para cada negócio existe um mais indicado. Tudo dependerá dos tipos e variedades de produtos, perfil de cliente e estabelecimento, demanda e até de preços finais esperados pelos consumidores locais.

Além disso, alguns produtos têm características específicas que exigem o controle de temperatura de lastro e teto e a transferência de calor por condução e não convecção. Do mesmo modo, outros terão uma perfomance melhor quando não houver a circulação de ar quente. Isto não é só no Brasil, mas no mundo.

No caso da Prática, o grande diferencial é o recurso “parada de turbina” (modo confeitaria) na linha de fornos turbo programáveis, que simula este efeito dos fornos lastros. Isto é uma maneira de conciliar a condução do calor e a convecção.

Por fim, veja nossa matéria você sobre como levantar as características do seu empreendimento com 10 perguntas para sua padaria e sobre como dimensionar fornos. Continue a leitura.

Fornos de Panificação
Tags:
Deixe um comentário

error: Content is protected !!