Frente de loja: veja 10 dicas de como implantar este sistema

Prática • ago. 01, 2022

Muitos de nós conhecemos os “5 P”s da Publicidade: produto, preço, praça, promoção e pessoas , mas nem sempre é o suficiente. O cliente deve se sentir atraído para dentro do seu estabelecimento. Além disso, é preciso garantir a efetivação da venda, a retenção e fidelização do mesmo.

Todavia, inúmeras estratégias comerciais são aplicadas para que tudo isto aconteça e uma delas é a ambientação. Só para ilustrar, uma matéria do GZH mostrou que o uso de aromas e um atendimento diferenciado podem ajudar na decisão de compra.

No ramo da alimentação, a influência dos sentidos, como a visão, o olfato e o paladar são evidentes. Uma vez que nada desperta tanta fome e vontade de comer quanto um produto recém-saído do forno. Afinal, quem não gosta de um pão quentinho?

Indo de encontro a esta necessidade do mercado, está o conceito de frente de loja, que consiste em assar os produtos à vista dos clientes.

Leia abaixo dicas de como aplicar esse sistema no seu empreendimento:

Destine espaço na loja

Primeiramente, é necessário escolher um espaço privilegiado na loja. Ele deve permitir a total visualização dos fornos pelos clientes, logo ao entrar no estabelecimento. Se possível, até da rua.

Em algumas localidades, as Vigilâncias exigem um vidro nesta área ou até mesmo a separação total com parede. Entretanto, ainda é possível colocar uma “janela” que permita ver a produção.

Nesses casos, a instalação de uma passagem para os produtos assados, o famoso “passa pão”, é necessário para que o aroma chegue na área de vendas e os clientes possa senti-lo.

Defina o mix de produtos

Escolha se seu foco será a venda dos pães populares, dos especiais, de fermentação natural, os folhados, a confeitaria ou ainda se fará um mix ou a venda de todos. Essa são informações são importantes para definição de quais modelos de fornos serão os mais indicados para sua produção.

Uma curiosidade é que quanto maior a variedade de produtos, maior também deve ser a quantidade e variedade de fornos para se atender diferentes perfis e padrões de qualidade desejados.

Para quem está começando uma boa opção é o pão francês e ir expandindo aos poucos, mas prepare-se! O aroma certamente atrairá mais clientes e o fluxo de vendas aumentará.

Defina os equipamentos

É possível aplicar o conceito mesmo em um pequeno negócio e começar com um forno pequeno. Outras opções são os fornos de convecção para 4 ou 5 assadeiras 40 x 60 cm, modelos para as de 58 x 70 cm ou até módulos lastro para 1 assadeira 60 x 80 cm. Já nos maiores, você pode ter tanto Fornos Vitrine Lastro quanto Turbo.

É importante considerar que o negócio terá um incremento de vendas com este novo sistema, então, o recomendado é optar por modelos com capacidade suficiente para absorver este volume.

Além disso, os fornos precisam ser confeccionados em aço inoxidável para limpeza facilitada e longa vida útil. Outras dicas são fornos com automação, painéis digitais e com recursos que facilitem a operação. Além do design que valorize a sua loja.

Invista no ultracongelamento

Neste ponto, o ultracongelamento é uma excelente ferramenta para produção de pães crus congelados, pré-assados e até prontos, pois ajuda a compensar situações imprevisíveis e atender melhor os clientes.

Ao invés de fazer tudo fresco de madrugada, no dia ou na hora, no ultracongelador é possível ter uma produção antecipada.  Faça, armazene e vá retirando conforme a sua demanda. Você pode treinar seus atendentes para esta tarefa.

Defina armazenagem

O uso do ultracongelamento para atendimento frente de loja ou de produtos congelados de terceiros demanda uma armazenagem congelada (-18°C) e resfriada (0°C a 5°C). Na dinâmica do atendimento com Fornos Vitrine é utilizada ambas e isto pode ser feito em bancadas embutidas embaixo dos balcões.

Se sua loja é maior ou tem alto fluxo, ou se deseja maior autonomia de entregas ou fabricação constante, talvez seja interessante investir até câmaras congeladas e resfriadas.

Cuide da instalação

Todo equipamento, independente do fabricante, tem suas especificações técnicas que precisam ser contempladas, desde a planta baixa da construção ou reforma, com suas partes elétricas e hidráulicas, dimensionadas pelo seu engenheiro civil responsável.

Em geral os fornos têm voltagens em torno de 220V monofássico e necessitam de ponto de água 3/4 e são bem fáceis de serem instalados.

Em ambientes fechados, restritos ou climatizados é interessante adotar fornos que contém com uma coifa condensadora , que evita o acúmulo de vapor d´água no local. Em outros casos, conforme orientações, deve-se fazer a instalação de coifas e exaustores.

Treine seus colaboradores

Você precisará passar orientações básicas de panificação para seus atendentes. Aqui não se trata somente de ensiná-los como a operar os fornos, mas também de como manipular os produtos, temperaturas, tempo correto para assar, ponto ideal e padrões de qualidade. Converse com seu padeiro ou confeiteiro, gerente ou um profissional de nível técnico experiente.

Os colaboradores precisarão também ter orientação de como organizar, o que assar diariamente, se atentarem ao que está com maior saída no momento e manterem as vitrines sempre abastecidas e bem montadas. Também é essencial terem acesso aos códigos e preços facilmente para esclarecer dos clientes dúvidas sobre os produtos.

Planeje a produção ou demanda

Toda padaria tem uma estimativa de quantas unidades de cada produto são vendidas em média e como são as vendas conforme cada época, dia e horário. Nisto entram também particularidades do comportamento dos clientes e como preferem os produtos.

Com isso, é possível montar uma planilha simples com estimativas, testá-la e revê-la conforme os atendentes observarem o movimento. É preciso manter o fluxo de produtos de alta saída juntamente com os de maior valor agregado e novidades.

Se você utiliza produtos de terceiros é preciso então planejar entregas, além de possíveis atrasos ou não entregas, por questões logísticas. Lembrando que com o ultracongelamento, você elimina esta dependência.

A fermentação também pode ser parte da frente de loja

As câmaras de fermentação compactas, para 16 assadeiras 40 x 60 cm ou as de para 40 assadeiras 40 x 60 cm (ou 20 de 60 x 80 cm), podem entrar no conceito para facilitar ainda mais. Assim, os próprios atendentes podem manter o abastecimento.

Nesta abordagem, os congelados ajudam poupando tempo. Isto é especialmente visível com o pão francês, que os clientes preferem sempre que possível, quente. Em outras palavras, ao invés de assar somente nos horários de pico, você assa menores quantidades durante todo expediente. Com isso, é possível ter literalmente “pão quentinho” de fato, a toda hora.

Mantenha a frente de loja dinâmica

Para que este sistema funcione é fundamental que tenham produtos saindo durante todo expediente. Esta lógica é que permite atrair os clientes. Eles sentirão o aroma dos produtos e isto desperta tanto o interesse, quanto a fome.

É importante treinar os atendentes para observarem o comportamento dos clientes ao longo do dia e disponibilizarem os itens. Por exemplo, no meio da manhã, talvez as pessoas prefiram um pão de queijo e no almoço, um salgado e assim por diante.

No caso de baixa no movimento, pode-se deixar somente uma câmara de forno ligada assando produtos, evitando assim deixar as vitrines completamente vazias.

Conclusão

Em síntese, a implementação do conceito de frente de loja necessita de mudanças tanto na estrutura, quanto no planejamento do negócio, mas acima de tudo, na diferente forma de atender os clientes. Lembrando também que você pode aplicar esta abordagem da mesma forma em outros empreendimentos de alimentação. Um exemplo são os Speed Ovens , que possuem tecnologia de micro-ondas e ar quente impingido e são perfeitos para finalização rápida dos alimentos. Leia mais sobre o assunto e amplie seus conhecimentos.

mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
camarões descascados cozidos e fatias de abacate em vasilhas de aço inoxidável
Por Prática 09 abr., 2024
O mise en place traz inúmeros benefícios para os negócios com impactos na velocidade do preparo e atendimento. Aprenda mais neste artigo.
Pessoa embalando alimentos em embaladora à vácuo
Por Prática 08 abr., 2024
As vantagens das embalagens no setor alimentício vão desde a eliminação de desperdícios, estocagem, transporte e segurança. Saiba mais.
mulher escolhendo comida pronta embalada no supermercado
Por Prática 05 abr., 2024
Seja na rotisseria ou no Grab and Go, oferecer comida pronta no supermercado é venda garantida! Veja dicas de sucesso neste artigo!
Por Prática 04 abr., 2024
O design é uma disciplina que envolve a criação, planejamento e execução de soluções para resolver um problema ou atender a uma necessidade específica. Ele abrange uma ampla variedade de campos e pode ser aplicado a produtos, serviços, ambientes, comunicações e interações. Não se limitando apenas à estética visual, embora isso seja uma parte importante. Ele também considera a funcionalidade, usabilidade, ergonomia e a experiência geral do usuário. O processo geralmente envolve a pesquisa, concepção, prototipagem, testes e implementação. Ele está em diversos aspectos da vida cotidiana, desde a embalagem de produtos que compramos até a interface de aplicativos que usamos e ele pode ser também aplicado nas padarias. Confira nosso conteúdo a seguir e aprenda mais sobre o assunto. Quais os princípios do design? Equilíbrio Simétrico: Distribuição equitativa de elementos de forma semelhante de ambos os lados de um eixo central. Assimétrico: Distribuição equilibrada de elementos visuais sem depender da simetria. Contraste Criação de diferenças visuais entre elementos, como cor, tamanho, forma ou textura, para destacar ou enfatizar. Alinhamento Posicionamento cuidadoso de elementos para garantir uma disposição ordenada e organizada. Repetição Utilização de padrões repetitivos para criar consistência e coesão visual. Ênfase Destaque de elementos importantes para chamar a atenção do espectador. Proporção Relação harmônica entre diferentes partes de um design, contribuindo para uma estética equilibrada. Hierarquia Organização visual de elementos para indicar a importância ou a ordem de leitura. Espaço Gerenciamento eficaz do espaço negativo e positivo para melhorar a legibilidade e a compreensão. Simplicidade Eliminação de elementos desnecessários para criar designs claros e diretos. Coesão Relacionamento visual entre elementos para garantir que o design funcione como uma unidade integrada. O Design aplicado às padarias Ao contrário do que se pensa, estas técnicas não se reservam apenas a projetos de grandes arquitetos mas podem ser perfeitamente aplicadas a todos os negócios e tanto a sua identidade quanto Atração Visual: quando bem pensado pode atrair a atenção, tornando a padaria mais convidativa e aumentando o potencial de atração de novos clientes. Identidade Forte: uma aplicação consistente com logotipos, esquemas de cores e outros elementos que distinguem a padaria no mercado. Experiência do Cliente Aprimorada: um design cuidadoso não se limita apenas à estética, mas também à experiência geral do cliente. Facilidade de Navegação: facilita a navegação dos clientes pela padaria. Isso pode resultar em uma experiência de compra mais agradável e eficiente. Destaque de Produtos: pode ser usado para destacar produtos específicos, promovendo itens. Isso pode influenciar as decisões de compra dos clientes. Credibilidade e Profissionalismo: quando bem executado transmite uma imagem de profissionalismo e atenção aos detalhes, o que pode aumentar a credibilidade. Diferenciação no Mercado: a aplicação eficaz dos princípios pode diferenciar a padaria de seus concorrentes, ajudando-a a se destacar e conquistar uma parcela do mercado. Comunicação Eficaz: sinalizações claras e comunicação visual, facilitam a transmissão de informações, promoções e ofertas especiais. Cuidados com design na padaria Excesso de móveis Estes não devem comprometer o espaço e a circulação dos clientes, e no caso de mesas e cadeiras, devem ser suficientes para acomodá-los. Paisagismo Se há uso de plantas e jardins naturais, estes devem ter rega, limpeza e manutenção constante para permanecerem bonitos. Uso de buffets Estes não devem "roubar" espaço e não prejudicar a circulação. Precisam ser dimensionados conforme a demanda e variedade do cardápio. Mesas e cadeiras extras Havendo falta, reavalie o espaço, remova itens e outros móveis, e disponibilize local para mais destas. Afinal, o cliente é mais importante. Manutenção de fachada Faça limpeza e manutenção periódica da fachada. Iluminação, comunicação visual, contatos, tudo deve estar visível. Exposição de materiais embaixo do balcão Embora possa ser visto como economia e aproveitamento de espaço, prefira manter materiais e embalagens guardados. Iluminação O propósito desta é tornar seu ambiente e produtos visíveis. Reveja o uso desta como decoração. Ademais, ela consome energia elétrica também. Tente usar mais luz natural nos seus projetos. Fotos e imagens Todas as fotos de produtos e decorativas devem estar em bom estado e atualizadas. Dê preferência às de seus próprios produtos. Freezers e geladeiras Devem estar posicionados estrategicamente aos produtos relacionados e ser suficientes para os produtos desejados. Itens e elementos decorativos Devem estar de acordo com o estilo do estabelecimento e não em excesso, desviando a atenção de seus produtos. Os sazonais devem ser removidos assim que passarem as datas comemorativas. Conveniência Concentre-se em itens que vendem juntamente com seus produtos e atendam à demanda dos clientes. Pisos Fique atento ao tipo, limpeza diária e conservação. Sempre que houver danos, programe a manutenção ou troca. Vitrines Estas precisam ser suficientes para variedade de produtos e repostas continuamente. Vitrine vazia não vende. Foco no produto O foco é a venda do que é produzido na padaria. Evite produtos e serviços que não complementem ou não vendam seus produtos. Frente de loja Um conceito que tem auxiliado as padarias, confeitarias e outros empreendimentos do ramo de alimentação é o uso de fornos vitrine na área de vendas. O objetivo desses equipamentos é assar produtos em menor quantidade, mas constantemente e com variedade. Dessa forma, seus clientes verão que há produtos frescos saindo a todo momento, e o aroma de pão é irresistível. Além disso, muitas pessoas desconhecem a fabricação do pão e, mesmo para aqueles que já conhecem, é muito atrativo, e sua padaria certamente chamará a atenção. Outro ponto positivo é que ao assar produtos em menores quantidades, eles se mantêm frescos e ocorre menor desperdício por itens que são assados além do necessário. Sobram, perdem a qualidade gradativamente e, depois, devem ser descartados. Conclusão Em síntese, ao considerarmos a importância do design nas padarias, compreendemos que a estética e a funcionalidade desempenham papéis cruciais na atração e fidelização de clientes. Desde a disposição dos produtos até a escolha de equipamentos como fornos vitrine, o design influencia diretamente na experiência do consumidor. A harmonia visual aliada à praticidade operacional não apenas agrega valor à padaria, mas também cria uma atmosfera convidativa. A implementação cuidadosa do design não só destaca a frescura e a variedade dos produtos, como também reduz desperdícios, promovendo a sustentabilidade no processo. Assim, ao reconhecermos a relevância do design, as padarias não apenas aprimoram seu apelo estético, mas também otimizam operações, conquistando clientes e assegurando um espaço distintivo no mercado gastronômico. E agora que tal aplicar os mesmos conceitos com na exposição de produtos? Clique aqui e veja nosso conteúdo sobre o vitrinismo. 
MAIS POSTS
Share by: