Gestão remota: como esta tecnologia auxilia na sua cozinha

Prática • jun. 14, 2023

Você já ouviu falar em gestão remota? Já imaginou esse conceito nos fornos combinados? A operação das cozinhas profissionais e industriais convencionais apresenta diversos desafios. No entanto, é possível buscar soluções mais eficientes e inovadoras para melhorar a produtividade e a qualidade dos alimentos, principalmente com o auxílio da tecnologia.

Esse será o tema da nossa postagem de hoje, que irá ajudá-lo a compreender como este investimento em pode impulsionar o seu negócio, proporcionando maior produtividade, autonomia e, é claro, qualidade.

Leia o texto a seguir e mantenha-se atualizado sobre o assunto.

Desafios da cozinha convencional

Antes de tudo, é importante compreender como funcionam as cozinhas profissionais e industriais convencionais em sua rotina diária. Vamos analisar alguns aspectos:

  1. Exige profissionais altamente qualificados e experientes para cada unidade: cozinheiros, chefs de cozinha e nutricionistas em cada local, essenciais para o sucesso das operações.
  2. Necessita de supervisão constante: os mencionados profissionais precisam acompanhar de perto os processos de cocção, especialmente para garantir a qualidade dos pratos.
  3. Profissionais não podem realizar outras tarefas enquanto os alimentos estão em processo de cocção. Isso limita a capacidade de realizar outras atividades durante esse período.
  4. Treinamentos periódicos ou contínuos: para a execução correta das receitas.
  5. Existem problemas relacionados a procedimentos e receitas por escrito, treinamentos insuficientes ou ineficazes e uma alta rotatividade da mão de obra, o que gera desafios adicionais.
  6. Gerenciamento do tempo e do fluxo de trabalho é essencial: há uma grande pressão para preparar e servir grandes quantidades de alimentos em um curto período de tempo.
  7. Controlar a qualidade é um desafio constante: garantir condições uniformes de preparo pode ser problemático.

O que é gestão remota?

A gestão remota é um conceito que permite atualizar parâmetros ou software à distância, possibilitando a inserção, alteração e organização de informações operacionais. Além disso, é possível criar, editar grupos, receitas e menus completos, assim como personalizar ícones e fotos. No caso dos fornos Speed Ovens e dos combinados TSi , esse conceito se aplica às receitas e ao sistema operacional dos equipamentos.

Como funciona a gestão remota?

Através da plataforma online IoK – Internet of Kitchen, é possível administrar remotamente todos os fornos compatíveis. Você pode fazer esta administração a partir de um único computador, celular ou tablet, conectados via Wi-Fi.

Esses recursos proporcionam agilidade e padronização dos produtos, principalmente em unidades distantes, redes ou franquias com lojas em diferentes localidades. Além disso, a plataforma oferece suporte ao cliente por meio de chat e possibilita receber novas funções ou atualizações da interface.

Benefícios da Gestão Remota de Fornos

Administração à distância: Um chef de cozinha ou nutricionista pode gerenciar remotamente vários fornos em unidades diferentes, sem a necessidade de estar presente em todos os locais ao mesmo tempo.

Operação automatizada: após acionar a receita ou função desejada, o forno as executa automaticamente, eliminando a necessidade de acompanhamento presencial por profissionais.

Redução do número de treinamentos: A atualização e gestão remota do equipamento dispensam a necessidade de realizar treinamentos o tempo todo para preparar receitas.

Receitas cadastradas e atualizadas em tempo real nos equipamentos: As receitas são inseridas no forno e podem ser atualizadas remotamente, eliminando a necessidade de ir presencialmente em cada loja para fazer a alteração do receituário de forma manual.

Maior controle de qualidade: condições uniformes de preparo são controladas via receitas, proporcionando maior qualidade.

Conclusão

Em suma, a gestão remota de fornos representa uma transformação significativa no setor de cozinhas profissionais e industriais. Os benefícios abrangem desde a facilidade de administração à distância até a automação das funções, o melhor gerenciamento do tempo, a redução de treinamentos e o maior controle de qualidade.

Essa tecnologia vem para impulsionar a eficiência, a produtividade e a excelência operacional nas cozinhas, trazendo benefícios tanto para os profissionais envolvidos quanto para a experiência dos clientes.

Por fim, confira nosso conteúdo também sobre o novo TSi da Prática que já vem com esta tecnologia inclusa.

filés empanados fritos à milanesa
Por Prática 26 abr., 2024
Os empanados são sempre saborosos seja como aperitivos ou pratos principais! Aprenda as diferentes técnicas neste artigo.
pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
MAIS POSTS
Share by: