Hotéis em período de férias: como se diferenciar da concorrência

Hotéis em período de férias: como se diferenciar da concorrência

Hotéis em período de férias

Os hotéis em período de férias, que engloba principalmente os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, recebem milhares de pessoas que viajam para se divertir, relaxar e descansar da rotina exercida na maior parte do ano.

Para atrair mais hóspedes nos meses de férias, os hotéis devem buscar por diferenciais a fim de sair à frente da concorrência e se destacar no mercado regional ou até mesmo nacional. Diante disso, muitos gestores desses estabelecimentos ficam com dúvidas a respeito de quais diferenciais eles poderão adotar nos hotéis em período de férias.

Pensando nesses questionamentos, preparamos este post para respondê-los e para apresentar outras informações relacionadas a esse tema. Confira

Diferenciais de hotéis em período de férias

A presença de serviços especiais, atrações e boas acomodações são fundamentais para que o hotel seja um destaque. Veja abaixo os diferenciais para atrair hóspedes durante o período de férias.

Ofereça pacotes atrativos para as famílias

Durante as férias, é muito comum famílias inteiras viajarem, já que esse período é uma das poucas oportunidades que as famílias encontram para se unirem e saírem juntas.

Pensando nisso, os hotéis podem oferecer vantagens para hospedagens coletivas como: 

  • x% de desconto para reservas em grupo;
  • x atração com grande desconto para hospedagem coletiva;
  • café da manhã grátis para família;
  • transfer gratuito até o aeroporto para um grupo de pessoas.

Ações como essas podem parecer simples, mas quando bem divulgadas, com certeza chamarão a atenção de muitas pessoas e se tornarão um destaque para o hotel.

Promova atividades relacionadas às atrações regionais

Uma excelente maneira de conectar ainda mais o hotel com os seus hóspedes é promovendo atividades que estão relacionadas com as atrações existentes na região onde o estabelecimento está localizado. 

Na maioria das vezes, o que leva o cliente a buscar um hotel não é o estabelecimento em si, mas o local em que ele fica e as programações existentes nas proximidades dele. Ou seja, para ajudar os clientes a terem uma ótima experiência fora do hotel, é muito relevante tomar ações como:

  • ter um ponto de venda dentro do hotel para passeios e atrações
  • realizar parcerias com agências de turismo;
  • adquirir ingressos para atrações turísticas e disponibilizá-los para os seus hóspedes;
  • oferecer serviços de guia;
  • fazer excursões pela região;
  • oferecer transfer para pontos históricos e restaurantes.

Disponibilize atividades para a criançada

Um dos grandes focos do Natal, do Ano-Novo e das férias em geral são as crianças, portanto, o seu hotel, pousada ou resort deve incluir no seu catálogo atrações para os pequenos para que os seus pais possam relaxar enquanto eles se divertem.

Dentre a grandes opções de lazer e entretenimento para a criançada é possível disponibilizar:

  • brincadeiras e gincanas;
  • seção de filmes;
  • teatro infantil;
  • brinquedotecas;
  • restaurantes infantis.

Ofereça opções para os adultos relaxarem

A época de férias é um período que muitas pessoas aproveitam para relaxar e recarregar as suas energias, propiciando uma volta ao trabalho com o corpo e a mente descansados.

Os hotéis que oferecem serviços de relaxamento se tornam grandes atrativos para essas pessoas e conquistam muitos clientes com a promoção de atividades como:

  • massagens;
  • aulas de yoga;
  • aulas de meditação;
  • tratamentos de pele;
  • tratamentos de cabelo;
  • hidroginástica.

Caso o seu hotel não possua uma estrutura ou um quadro de profissionais suficientes para realizar esses serviços, há a possibilidade de realizar parceria com algum spa da sua região, já que o mais importante é disponibilizar oportunidades de relaxamento para os hóspedes.

Aproveite o verão

Aproveitar o período de sol e calor é um desejo de milhões de brasileiros que adoram turistar e se refrescar nessa estação. Neste sentido, destacar os atributos do seu hotel que ajudam os clientes a curtirem o verão é uma ótima maneira de atrair os viajantes de férias. 

Algumas das opções existentes para fazer isso são:

  • cardápio especial para a piscina
  • promover festas na piscina;
  • oferecer descontos em sucos, drinks e bebidas para refrescar o calor com drinks especiais da estação;
  • disponibilizar aos clientes estruturas de guarda-sol, cadeiras e boias.

Celebre as festas de fim de ano

Por mais que os hóspedes estejam fora de casa durante o Natal ou Ano-Novo, isso não quer dizer que o hotel não poderá fazê-los se sentirem em casa.

Uma das possibilidades de fazer isso, é promover as típicas ceias de fim de ano no hotel, pois também, muitos hóspedes estarão dispostos a escolher o seu estabelecimento para repousar durante essa época, por conta do diferencial presente nessas comemorações especiais.

Outra maneira de entrar no clima do Natal é enfeitando o seu hotel com as decorações típicas dessa data como guirlandas, árvore com enfeites, luzes, gorros de natal, bolinhas vermelhas e muito mais. Para ir além na festividade, o hotel pode oferecer lembrancinhas nos quartos, para os hóspedes que ficarão no Natal. Também é uma boa sugestão promover uma festa de natal e disponibilizar um Papai Noel para essa noite para as crianças

Pensando no Ano-Novo, há opções de decorações com temas brancos e dourados, e possibilidades de realizar eventos como queima de fogos e até um baile de gala.

Como desenvolver um cardápio infantil para um restaurante?

Uma vez que as crianças marcam uma grande presença nos hotéis durante as férias, oferecer um cardápio especial para elas é mais um grande diferencial para o estabelecimento.

Separamos algumas dicas para tornar isso uma realidade.

Fale com um nutricionista

O nutricionista é qualificado para entender as necessidades nutricionais de uma criança e seus comportamentos perante a comida. Assim, ele saberá indicar o que é importante conter em um cardápio infantil.

Ofereça pequenas porções

As crianças comem menos que os adultos e necessitam de pequenas porções de alimentos para evitar desperdícios. O nutricionista também poderá auxiliar na hora de calcular porções.

Invista em nomes e apresentações criativas

Investir em nomes e apresentações criativas dos pratos será uma febre para a criançada. Pratos com nomes e formatos de personagens, coloridos e chamativos são algumas alternativas para isso.

Incentive pratos mais saudáveis

É importante mostrar que o hotel também está preocupado com a alimentação saudável dos pequenos, assim como os pais.  Oferecer um desconto para os pratos e bebidas saudáveis e dar frutas de cortesia é uma maneira sutil de demonstrar que o estabelecimento está incentivando a saúde dos seus hóspedes.

Concluindo…

O período de férias oferece uma grande chance para que os hotéis aumentem o seu faturamento e a sua rede de influência. Logo, invista em diferenciais para conquistar cada vez mais clientes nos hotéis em períodos de férias.

Curtiu as dicas para os hotéis em período de férias? Confira também como melhorar a produtividade da cozinha do seu hotel por meio da tecnologia.

Deixe um comentário