blog Prática

Empadas: invista na venda e multiplique sua lucratividade

Prática • 3 de março de 2022

Com diversos formatos, tamanhos e modos de servir, a empada é sucesso em qualquer lugar. Inclusive, aqui no Brasil, onde a tradicional empada de frango ganha diversas versões diferentes, com recheios que vão desde o mais simples até empadas doces, para agradar a todos os públicos.

Assim sendo, o mercado para esse produto é amplo, receptivo e lucrativo, o que, combinado com sua produção relativamente simples, faz da empada a receita da vitória.

Por isso, trouxemos para você mais um artigo recheado de informações valiosas.

Leia e conheça mais sobre esse delicioso quitute!

Preparo da massa

A massa mais utilizada nas empadas é chamada de “massa podre”, devido a sua textura macia que se esfarela. Em geral, a receita leva 50% de farinha e 50% de algum tipo de gordura (banha, manteiga ou gordura vegetal), com variações que podem levar outros ingredientes para ajudar a dar liga e estabilidade.

Quando produzimos esse produto profissionalmente, o uso de amassadeiras é primordial, porque a quantidade a ser produzida é muito superior. Com ela, ganhamos tempo, padronização e uma homogeneização perfeita dos ingredientes. Além disso, eliminamos também os esforços repetitivos e pesados, que podem prejudicar a saúde de quem manipula.

Preparo do recheio

Para criar um tempero especial para o recheio, aposte em alho, cebola, cebolinha, salsinha, um pouco de pimenta e, se quiser, também adicione especiarias e outras ervas para dar sabor extra ao seu produto, diferenciando-o dos concorrentes. O sabor é algo que tem peso na avaliação e um produto temperado somente com sal pode não impactar significativamente na experiência do cliente.

Outro cuidado é com a textura e a umidade, um recheio seco pode atrapalhar um pouco o paladar, enquanto um cremoso tem melhor receptividade. Converse com seus clientes e fique atento às preferências deles.

Tipos de empadas e recheios

Atualmente, são comercializados diversos tipos de empadas, porém, os mais conhecidos são:

  • A empadinha: versão mini, de 15g a 20g, normalmente são vendidas várias unidades de uma vez. Pode ser vendida separadamente ou utilizada para criar pacotes fechados com diversos sabores.
  • A empada: versão normal, que pode ser oferecida desde tamanhos médios, de 50g, até grandes, de 150g.
  • Empadão: versão grande, assada e vendida em pedaços/fatias, pode ter de 200g até 1kg.

Na hora de produzir os recheios, a criatividade é o limite, com a possibilidade oferecer desde os sabores mais conhecidos até os totalmente inusitados, confira:

  • Frango;
  • Frango com catupiry;
  • Carne;
  • Queijo;
  • Alho poró;
  • Palmito;
  • Brócolis;
  • Camarão;
  • Bacalhau;
  • Peito de peru;
  • Combinações com bacon;
  • E muitos outros.

Como as empadas de frango são as mais tradicionais, recomenda-se que sejam produzidas em maior quantidade, pois normalmente essas saem mais que outros sabores.

Além disso, também é comum oferecer sabores doces, que podem ser feitos com a própria massa de empada ou semelhantes a um pastel de nata, confira:

  • Chocolate;
  • Brigadeiro;
  • Leite condensado;
  • Churros (doce de leite e canela);
  • Banana e canela;
  • Goiabada com queijo;
  • Entre outros.

Assim como versões doces de outros alimentos salgados, como pizzas e pastéis, as empadas doces têm menos saída que as opções salgadas. Por isso, para fins de economia, analise sua demanda e ofereça menos opções doces para não haver desperdício de ingredientes.

Automatização na produção de empadas

Vale a pena pesquisar máquinas que já formam e recheiam esses salgados, principalmente para as versões médias e minis, para automatizar seu processo e transformar seu empreendimento em uma fábrica, independentemente do tamanho.

Pensar em produtividade com investimento em equipamentos no plano de negócios não é exagero, uma vez que, diante do crescimento das vendas, você precisará também produzir mais para atender à nova e maior demanda.

Fornos

Podemos utilizar fornos de lastro , de convecção ou turbo , mas precisamos ter em mente a capacidade de entrega: quantos salgados assados consigo entregar por dia? Quantos preciso entregar? Mesmo estabelecimentos menores as vezes têm dificuldades no atendimento e daí a necessidade de modelos maiores ou mesmo de um forno menor a mais, para complementar.

Para preaquecer o forno, apesar da temperatura variar de acordo com a receita, para empadas normalmente utilizamos de 150°C a 160°C. Isso porque, como é um produto pincelado com ovo, ele tende a pegar cor facilmente.

Outro ponto é o tempo, quanto maior for o produto, mais tempo de forno ele demandará, para que não fique cru ou frio por dentro.

Dicas de comercialização das empadas

Venda mais a preços menores:  recomenda-se que o preço seja pensado para vender em alto volume e com constância, mesmo que você ganhe menos em cada venda. Assim, além de faturar o mesmo (ou até mais) que o método de venda esporádica, você ainda pode conquistar clientes fiéis e um bom fluxo de caixa.

Pense na vida útil da qualidade: produza, venda e analise quando o produto mais sai. Assim, você pode assar as empadas próximo a esse horário e vende-las fresquinhas aos clientes.

Considere utilizar fornos vitrine: esses são produzidos especialmente para frentes de loja e espaços reduzidos. Com eles, é possível assar, finalizar ou aquecer produtos em frente aos clientes, aumentando assim a atratividade e as vendas.

Considere o uso de Speed Ovens : esses fornos compactos utilizam de 3 fontes de calor (micro-ondas, infravermelho e ar impingido) para finalizar produtos como as empadas minutos ou até segundos. De forma alternativa, também é possível finalizar produtos resfriados em micro-ondas comerciais.

Considere implementar a produção antecipada: nela, as empadas podem ser produzidas em grandes quantidades e de uma vez só, para então serem congeladas/resfriadas em um ultracongelador e serem apenas finalizadas em speed ovens após o pedido do cliente, sem perder em qualidade. Isso melhora sua gestão de recursos, facilita no estoque e minimiza desperdícios.

Exemplo de receita simples de empada

Ingredientes da massa podre

500 gramas de farinha

250 gramas de margarina profissional ou gordura hidrogenada

2 gemas de ovos

½ colher de sal

Para pincelar

Gemas de ovos

Procedimento

Misture a farinha com a margarina até obter uma “farofa”, amasse até obter uma bola de massa e abra com o rolo até obter uma massa lisa. Corte e forre as forminhas. Faça furos com garfo para evitar que a massa suba.

Coloque o recheio de sua preferência. Pode ser frango desfiado com queijo cremoso, queijos diversos entre muitos outros. Coloque a “tampa” da massa sobre a forminha e pincele as gemas.

Tome apenas cuidado com ingredientes que contenham muita água ou gordura para não alterar a textura da massa ou que contenham muito sal para evitar que o produto fique salgado demais.

Asse em forno a 150°C o suficiente para que a massa fique levemente seca e com boa coloração na superfície. Em geral de 25 a 35 minutos.

Concluindo

Viu como as empadas podem trazer produtividade e lucratividade para o seu negócio? Além delas, com o reaquecimento do mercado, os lanches rápidos e demais salgados também estão com alta nas vendas, tanto nos pontos, quanto em eventos.

Por isso, confira nosso artigo sobre venda de salgados e aproveite mais essa oportunidade para fazer sucesso. Até a próxima!

Share by: