Layout de produção: veja dicas para montar o da sua padaria

Prática • fev. 13, 2023

O layout de produção é o arranjo físico dos equipamentos e recursos necessários, visando a produtividade, eficiência (economia de recursos) qualidade, saúde e segurança do trabalhador e melhor aproveitamento do espaço. Assim como a planta baixa , desenvolvida pelo engenheiro civil e arquiteto responsáveis pela obra, ele também deve ser validado, acompanhado e executado por eles.

Ao contrário do que se pensa, não basta apenas fazer um “esboço”. Ele precisa de apoio multidisciplinar e um estudo detalhado de todas as condições. Isto evita muitos problemas posteriores como dificuldades na instalação e colocação equipamentos e acessórios e sua operação diária.

Por esta razão, preparamos algumas dicas indispensáveis para um layout de produção de sucesso. Leia o texto abaixo e confira.

Defina o perfil do seu empreendimento

Primeiramente, você precisa saber qual o perfil pretende ter, qual o público que pretende atender. Por exemplo, uma padaria de bairro é diferente de uma boulangerie que trabalha exclusivamente com pães de alto valor agregado. Faça uma pesquisa das particularidades de cada negócio.

Linha de produtos e “carro chefe”

Mesmo em estado “embrionário”, você precisa definir quais produtos serão feitos no seu estabelecimento. Da mesma formam, eleger qual deles você pretende que seja o “carro chefe”, isto é, o principal e que provavelmente será o líder de vendas. Sendo o principal, ele definirá o tamanho de seus equipamentos e processos necessários. Assim podemos avaliar a próxima fase.

Projeção de demanda

Só para ilustrar, você pretende ter uma padaria convencional, com o produto principal sendo o “pão francês” e com uma demanda inicial, por exemplo de 3500 unidades dia, toda sua linha de equipamentos precisa ser pensada para atender este número. Igualmente, projete um número inicial para cada item.

Por exemplo:

  • Demanda inicial: 3500 pães franceses de 65 gramas (ou 0,065 Kg) cada por dia
  • Cálculo: 3500 x 0,065 = 227,5 Kg em massa do produto por dia.

Comumente, no ramo da panificação, essa demanda é traduzida em sacos de farinha. Assim sendo:

  • Peso do saco de farinha padrão: 25 Kg
  • 227,5 Kg / 25 Kg = 4 sacos de farinha por dia somente para esta quantidade de pães franceses por dia.

Repita este cálculo com cada um dos produtos que pretende fabricar e ao final, some a quantidade em quilos de massa ou converta em sacos de farinha. Reserve um tempo para estar diante do computador e fazer uma planilha detalhada.

Dimensionamento “com folga”

Após definição da demanda inicial, ao considerar os equipamentos, você precisará calculá-los com capacidade acima da demanda para absorver um possível crescimento das vendas futuramente. Do contrário, ao escolher equipamentos abaixo da demanda, você incorrerá em subdimensionamento , o que é negativo já que pode correr risco de faltar produtos.

A “quantidade de massa”

A padaria tem como seu “coração” um equipamento importantíssimo, a “amassadeira”. É nele que a maioria, se não todas, as massas são produzidas. Para tanto, ele precisa ser compatível com sua demanda. Tenha uma estimativa da quantidade a ser produzida diariamente. Não raro, alguns estabelecimentos contam com 2 amassadeiras.

Por exemplo:

  • Amassadeira 40 Kg = 40 Kg de massa por ciclo.
  • Número de ciclos por hora: 3 ciclos
  • Total de massa por hora: 120 Kg
  • Total de massa por turno de 8 horas: 8 x 120 Kg = 960 Kg por turno.

Ora, se a soma total em quilos da demanda de todos os produtos for maior do que esse número, você provavelmente precisará de mais uma amassadeira mesmo que de tamanho menor.

Espaço suficiente

Levando em consideração todos os tópicos acima, agora você precisará avaliar a área. É importante lembrar que equipamentos profissionais são bem maiores e pesados e por esta razão, ocupam mais espaço. Pode-se dizer que o espaço é proporcional ao tamanho do seu portfólio de produtos e demanda.

Vigilância sanitária

Ainda na planta baixa, o seu projeto precisa envolver a vigilância sanitária competente para que atenda todos os requisitos e dispense intervenções custosas futuramente ou imponham restrições ao seu estabelecimento. Entre em contato com o órgão local e tire todas suas dúvidas e após desenvolvimento do layout, reavalie com a fiscalização.

Divisão de áreas

Você pode fazer a divisão da área da produção de pães da confeitaria. Isto melhora o fluxo evitando conflito de operações, a produtividade, evita contaminação cruzada e reduz sujidade. Em supermercados, padarias maiores e centrais de produção é bem comum e até orientado pela Vigilância Sanitária.

Outra distinção importante é das áreas de operação fria que compõe resfriadores, amassadeiras, cilindros, divisoras, grupos automáticos e ultracongeladores; da área quente que compreende câmaras de fermentação e fornos. E claro, esta última necessita de instalação de coifas compatíveis.

Não se esqueça de reservar espaço para estocagem da farinha e insumos e que não seja nem úmido, quente ou seco demais. Se possível, considere uma área para pré-pesagem.

Fundamentais também, são as áreas de higienização com cubas inox que caibam assadeiras e não pias comuns. Deve-se lembrar que o volume e tamanho de utensílios a serem lavados em uma padaria, são bem maiores.

Estocagem de congelados e resfriados

Câmaras congeladas e frias são essenciais tanto para armazenar matéria-prima quanto produtos prontos. É importante pensar em espaço ou equipamentos destinados a atender sua produção. Quanto maiores, maior autonomia terá de fornecedores e para atender sua loja. Isto é particularmente sensível se trabalhar com ultracongelamento.

Particularidades de produtos

Se pretende trabalhar com confeitaria fina, pães de fermentação ou algum produto com características de qualidade específicas, você precisará se certificar que os equipamentos escolhidos também atendam este. Do contrário precisará contemplar equipamentos específicos para eles.

Requisitos de instalação

Obtenha com os fabricantes de cada equipamento, todos os requisitos de instalação necessários e contemple-os no seu layout. A instalação inadequada de um equipamento pode causar desde o mal funcionamento, baixo rendimento e qualidade de produtos, danos e até perda de garantia. Siga sempre as fichas técnicas ( spec sheets).

Operação

Além da área ocupada pelo equipamento em si, é preciso observar que o operador necessitará de uma área para movimentar-se diante dele, carregar, descarregar, manipular e ao fim do expediente higienizar. Não basta apenas “caber” todos os equipamentos em um local, tem que haver área suficiente para a utilização.

Interferências

Deve-se observar no layout de produção se a operação de um equipamento, interferirá no funcionamento de outro. Se ao utilizá-lo, atrapalhará outro. Cada equipamento precisa ser operado livremente. Para não cometer erros, imagine que cada um tenha um operador naquele momento diante dele, e respeite esta área. Em layouts é comum utilizar representações gráficas representando pessoas reais operando e transitando.

Circulação

Embora a planta baixa seja uma imagem “estática”, imagine-a em funcionamento com toda a movimentação de pessoas, sacos de farinha e outros insumos, assadeiras e carros, produtos em processo e prontos e como será na hora da limpeza. Se possível simule os trânsitos e fluxos com figuras e setas.

As portas de uma área de produção de padaria precisam ser maiores em função do fluxo intenso e para entrada e saída de equipamentos, armários e assadeiras. Portas com abertura superior a 1,20 são recomendadas.

Saúde e segurança do trabalho

Um layout de produção mal planejado aumenta as chances de acidentes e doenças ocupacionais. Ficando atento a todos os requisitos de segurança e ergonomia já na elaboração, você minimiza estes riscos. Uma boa ideia é investir em equipamentos que ofereçam maior automação e menor esforço físico ou repetitivo dos colaboradores.

Conclusão

Em resumo, para um bom layout de produção em uma padaria, vários são os critérios a serem considerados antes mesmo de colocá-los virtualmente no espaço. Faça um levantamento de cada um deles e tenha-os sempre em mente. Exploraremos em outra publicação, detalhes sobre como organizá-los na sequência de operações tradicionais.

Por fim, veja dicas de como aprimorar a sua área de vendas também. Continue a leitura.

molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
camarões descascados cozidos e fatias de abacate em vasilhas de aço inoxidável
Por Prática 09 abr., 2024
O mise en place traz inúmeros benefícios para os negócios com impactos na velocidade do preparo e atendimento. Aprenda mais neste artigo.
MAIS POSTS
Share by: