Pão brioche: como ele pode alavancar as vendas do seu negócio

Prática • out. 13, 2021

O pão brioche é uma das maravilhas da panificação não somente em termos de sabores, mas também pela versatilidade cada vez mais abrangente deste produto, que abre espaço para a criatividade e pode alavancar as vendas e a margem de lucro das panificadoras.

Neste artigo, vamos falar sobre o pão brioche: história, características, ingredientes, curiosidades, bem como as possibilidades de personalização e formatos de venda. Acompanhe!

Um pouco da origem do pão brioche

A fama do pão brioche tem origem na Idade Média, sendo a França o berço desse invento. Contudo, é fato que a falta de pão e alta nos preços do produto, assim como casos contínuos de adulteração da farinha e das receitas provocaram uma revolta que levou à invasão do Palácio de Versailles em 5 de outubro de 1789. A revolta ficou conhecida como “A Marcha sobre Versalhes” ou a “ A Marcha das Mulheres “.

Há quem diga que o nome brioche remete a um rolo para amassar chamado “broyer”, o qual serviria para modelar a massa. Outras fontes indicam que inicialmente ele era feito com queijo Brie, o qual inspiraria o nome do pão.

Características, ingredientes e curiosidades

É impossível não reconhecer um brioche pela sua aparência delicada e arredondada, assim como por seu sabor adocicado, a textura suave e o aroma inconfundível, que são características marcantes deste tipo de pão. 

Farinha, leite, ovos e uma quantidade considerável de manteiga são os ingredientes básicos para a feitura dos pãezinhos.

O mercado, porém, dispõe de inúmeras alternativas de pré-misturas, que ajudam a baratear o custo do produto, facilitar a produção e também garantir padronização. Essa é uma opção para aqueles empreendimentos que porventura não contam com equipe suficientemente treinada para executar uma receita mais complexa.

Incrementando o leque de possibilidades de vendas

Quem deseja atrair e ampliar o público consumidor de pães deve estar atento para oferecer a maior diversidade possível, preferencialmente incrementando as receitas do que já é feito no estabelecimento. A forma de divulgação também é um fator relevante na hora de cativar a clientela.

Vendendo produtos temáticos e kits

Pensando nisso, aposte no pão brioche como parte dos produtos internacionais e utilize as redes para divulgar suas histórias. A produção de kits também é uma boa pedida. 

Que tal oferecer uma viagem pelo mundo por meio dos sabores internacionais , tais como: pão italiano, croissant, sírio, baguete , ciabatta e é claro, o brioche! Uma unidade de cada já forma uma possibilidade de kit.

Além disso, dentro da lógica de formar kits, pode-se acrescentar frios e pastas para acompanhar. Como complemento para opções de cestas comemorativas para o Dia dos Pais, Mães, Namorados e outras celebrações. Nesses casos, basta incluir bebidas como vinhos e espumantes, além de outras delícias produzidas na panificadora.

Vendendo de empresa para empresa

Outra forma de incrementar as vendas é realizá-las por meio da transação comercial entre empresas, conhecida como B2B. Neste caso, o público-alvo não é o consumidor final do estabelecimento, mas sim, uma empresa que utilize o produto como parte dos ingredientes para suas vendas.

O pão brioche, dentro da lógica B2B, tem sido amplamente utilizado por hamburguerias gourmet, com a possibilidade de personalização, pensando no tamanho apropriado e no estilo adotado por elas. O sabor levemente doce contrasta com o das carnes, queijos, molhos e saladas, além da maciez do pão proporcionar uma experiência única aos clientes.

Fazer parcerias com empresas de catering também entra como parte dessa mesma dinâmica.

Conheça, a seguir, algumas formas de personalização para o brioche.

Formas de personalização do pão brioche

Como visto, o formato de hambúrguer é uma das formas de personalizar o brioche. Ele pode ser incrementado, ainda com:

  • variação de cores : por meio de pigmentações naturais como pó de beterraba, pó de espinafre, cúrcuma, cenoura, dentre outras possibilidades;
  • diferentes formatos : o brioche tradicional tem o formato de uma bolinha em cima da outra, mas é possível inovar nos formatos, fazendo-os em forma de coração ou bichinhos, só para citar alguns;
  • sabores incrementados : as especiarias são ótimas aliadas para variar os sabores (doces ou salgados), bem como recheá-los com geleias, doce de leite ou gotas de chocolate;
  • edição especial : pode ser lançada como uma opção de fermentação natural, por exemplo;
  • diferentes receitas : a massa do brioche também pode ser usada para outras receitas doces como pudim, sonhos, mini-sonhos, tranças e roscas. Já para versões salgadas, sanduíches diversos e até pizza!

Diferenciais do pão brioche

Há ainda três detalhes que devem ser levados em consideração por quem deseja marcar a diferença nas produções do pão brioche, bem como de outros alimentos.

O primeiro , é cuidar muito bem da qualidade dos ingredientes. Uma vez que o pão brioche conta com ingredientes, em boa parte, perecíveis, a atenção deve ser redobrada.

Já o segundo , tem a ver com um bom planejamento. Lembra que abordamos sobre a incrementação de algumas possibilidades de vendas e que uma delas está relacionada com as datas comemorativas ao longo do ano?

Um bom planejamento, não somente contempla o calendário de festividades, como também pode incluir um banco de dados com informações básicas dos clientes. Para isso, algumas estratégias como sorteios de produtos para quem seguir o estabelecimento nas redes sociais, como Facebook ou Instagram, marcando um amigo, é uma das formas de obter informações.

Em relação ao formato B2B, vale a pena fazer um levantamento das possíveis empresas para esse tipo de parceria — como hamburguerias, lanchonetes, cafeterias, cafés, carros de lanches diversos, entre outros É importante sempre deixar clara a possibilidade de personalização do pãozinho, inclusive estudando alternativas em conjunto até chegar ao formato ideal.

Quanto ao terceiro , nunca é demais lembrar que a situação atual de pandemia tornou o público consumidor mais exigente quanto aos cuidados de manipulação e higiene tanto na elaboração quanto na exposição e entrega dos alimentos. 

Portanto, mantenha os profissionais conscientes dos cuidados necessários para evitar contaminações, cativando, dessa forma, a confiança da clientela.

Conclusão

Neste artigo você pôde conhecer a história do pão brioche e como ele é um alimento versátil para os paladares mais exigentes, podendo ser utilizado em opções doces ou salgadas. É também um produto estratégico que, junto a outras ações, pode alavancar as vendas do seu negócio, aumentando as margens de lucro.

Agora que você já conhecer esse tipo de pão e sabe como utilizá-lo da melhor forma, conheça também 7 produtos integrais para oferecer na sua padaria.

filés empanados fritos à milanesa
Por Prática 26 abr., 2024
Os empanados são sempre saborosos seja como aperitivos ou pratos principais! Aprenda as diferentes técnicas neste artigo.
pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
MAIS POSTS
Share by: