Pão brioche: conheça as possibilidades e como ele pode alavancar as vendas do seu negócio

  • Home
  • Panificação
  • Pão brioche: conheça as possibilidades e como ele pode alavancar as vendas do seu negócio

O pão brioche é uma das maravilhas da panificação não somente em termos de sabores, mas também pela versatilidade cada vez mais abrangente deste produto, que abre espaço para a criatividade e pode alavancar as vendas e a margem de lucro das panificadoras.

Neste artigo, vamos falar sobre o pão brioche: história, características, ingredientes, curiosidades, bem como as possibilidades de personalização e formatos de venda. Acompanhe!

Um pouco da origem do pão brioche

A fama do pão brioche tem origem na Idade Média, sendo a França o berço desse invento. Contudo, é fato que a falta de pão e alta nos preços do produto, assim como casos contínuos de adulteração da farinha e das receitas provocaram uma revolta que levou à invasão do Palácio de Versailles em 5 de outubro de 1789. A revolta ficou conhecida como “A Marcha sobre Versalhes” ou a “A Marcha das Mulheres“.

Há quem diga que o nome brioche remete a um rolo para amassar chamado “broyer”, o qual serviria para modelar a massa. Outras fontes indicam que inicialmente ele era feito com queijo Brie, o qual inspiraria o nome do pão.

Características, ingredientes e curiosidades

É impossível não reconhecer um brioche pela sua aparência delicada e arredondada, assim como por seu sabor adocicado, a textura suave e o aroma inconfundível, que são características marcantes deste tipo de pão. 

Farinha, leite, ovos e uma quantidade considerável de manteiga são os ingredientes básicos para a feitura dos pãezinhos.

O mercado, porém, dispõe de inúmeras alternativas de pré-misturas, que ajudam a baratear o custo do produto, facilitar a produção e também garantir padronização. Essa é uma opção para aqueles empreendimentos que porventura não contam com equipe suficientemente treinada para executar uma receita mais complexa.

Incrementando o leque de possibilidades de vendas

Quem deseja atrair e ampliar o público consumidor de pães deve estar atento para oferecer a maior diversidade possível, preferencialmente incrementando as receitas do que já é feito no estabelecimento. A forma de divulgação também é um fator relevante na hora de cativar a clientela.

Vendendo produtos temáticos e kits

Pensando nisso, aposte no pão brioche como parte dos produtos internacionais e utilize as redes para divulgar suas histórias. A produção de kits também é uma boa pedida. 

Que tal oferecer uma viagem pelo mundo por meio dos sabores internacionais, tais como: pão italiano, croissant, sírio, baguete, ciabatta e é claro, o brioche! Uma unidade de cada já forma uma possibilidade de kit.

Além disso, dentro da lógica de formar kits, pode-se acrescentar frios e pastas para acompanhar. Como complemento para opções de cestas comemorativas para o Dia dos Pais, Mães, Namorados e outras celebrações. Nesses casos, basta incluir bebidas como vinhos e espumantes, além de outras delícias produzidas na panificadora.

Vendendo de empresa para empresa

Outra forma de incrementar as vendas é realizá-las por meio da transação comercial entre empresas, conhecida como B2B. Neste caso, o público-alvo não é o consumidor final do estabelecimento, mas sim, uma empresa que utilize o produto como parte dos ingredientes para suas vendas.

Powered by Rock Convert

O pão brioche, dentro da lógica B2B, tem sido amplamente utilizado por hamburguerias gourmet, com a possibilidade de personalização, pensando no tamanho apropriado e no estilo adotado por elas. O sabor levemente doce contrasta com o das carnes, queijos, molhos e saladas, além da maciez do pão proporcionar uma experiência única aos clientes.

Fazer parcerias com empresas de catering também entra como parte dessa mesma dinâmica.

Conheça, a seguir, algumas formas de personalização para o brioche.

Formas de personalização do pão brioche

Como visto, o formato de hambúrguer é uma das formas de personalizar o brioche. Ele pode ser incrementado, ainda com:

  • variação de cores: por meio de pigmentações naturais como pó de beterraba, pó de espinafre, cúrcuma, cenoura, dentre outras possibilidades;
  • diferentes formatos: o brioche tradicional tem o formato de uma bolinha em cima da outra, mas é possível inovar nos formatos, fazendo-os em forma de coração ou bichinhos, só para citar alguns;
  • sabores incrementados: as especiarias são ótimas aliadas para variar os sabores (doces ou salgados), bem como recheá-los com geleias, doce de leite ou gotas de chocolate;
  • edição especial: pode ser lançada como uma opção de fermentação natural, por exemplo;
  • diferentes receitas: a massa do brioche também pode ser usada para outras receitas doces como pudim, sonhos, mini-sonhos, tranças e roscas. Já para versões salgadas, sanduíches diversos e até pizza!

Diferenciais do pão brioche

Há ainda três detalhes que devem ser levados em consideração por quem deseja marcar a diferença nas produções do pão brioche, bem como de outros alimentos.

O primeiro, é cuidar muito bem da qualidade dos ingredientes. Uma vez que o pão brioche conta com ingredientes, em boa parte, perecíveis, a atenção deve ser redobrada.

Já o segundo, tem a ver com um bom planejamento. Lembra que abordamos sobre a incrementação de algumas possibilidades de vendas e que uma delas está relacionada com as datas comemorativas ao longo do ano?

Um bom planejamento, não somente contempla o calendário de festividades, como também pode incluir um banco de dados com informações básicas dos clientes. Para isso, algumas estratégias como sorteios de produtos para quem seguir o estabelecimento nas redes sociais, como Facebook ou Instagram, marcando um amigo, é uma das formas de obter informações.

Em relação ao formato B2B, vale a pena fazer um levantamento das possíveis empresas para esse tipo de parceria — como hamburguerias, lanchonetes, cafeterias, cafés, carros de lanches diversos, entre outros É importante sempre deixar clara a possibilidade de personalização do pãozinho, inclusive estudando alternativas em conjunto até chegar ao formato ideal.

Quanto ao terceiro, nunca é demais lembrar que a situação atual de pandemia tornou o público consumidor mais exigente quanto aos cuidados de manipulação e higiene tanto na elaboração quanto na exposição e entrega dos alimentos. 

Portanto, mantenha os profissionais conscientes dos cuidados necessários para evitar contaminações, cativando, dessa forma, a confiança da clientela.

Conclusão

Neste artigo você pôde conhecer a história do pão brioche e como ele é um alimento versátil para os paladares mais exigentes, podendo ser utilizado em opções doces ou salgadas. É também um produto estratégico que, junto a outras ações, pode alavancar as vendas do seu negócio, aumentando as margens de lucro.

Agora que você já conhecer esse tipo de pão e sabe como utilizá-lo da melhor forma, conheça também 7 produtos integrais para oferecer na sua padaria.

Fornos de PanificaçãoPowered by Rock Convert

Facebook Comments

Deixe um comentário