Pudim de pão: conheça a receita e as vantagens de oferecer

Pudim de pão: conheça a receita

pudim de pão

Pudim de pão: conheça a receita

Existem muitos amantes do pudim tradicional, com leite condensado, mas você sabia que o pudim de pão também faz sucesso entre os brasileiros?

Poucas pessoas sabem a origem desse doce e como ele é feito. Para você que deseja diversificar o cardápio da sua padaria, o pudim de pão é uma ótima oportunidade para atrair a freguesia. Continue a leitura para saber mais sobre essa deliciosa receita.

Onde surgiu o famoso pudim de pão?

Muitos relatos indicam que o pudim de pão surgiu no Brasil em meados do século XIX e XX. A receita foi trazida pelos portugueses e recebeu influência de uma receita similar inglesa chamada “bread pudding”. Contudo, a diferença é que os ingleses cortam o pão em pedaços para assar e, na receita brasileira, o pão é amassado e bem umedecido com leite.

Vantagens de preparar e vender o pudim de pão

O pudim de pão é bem simples de fazer e tem um ótimo custo-benefício. A receita é econômica, já que ajuda a evitar o desperdício de pães, principalmente em padarias, mas em casa também. Você pode reaproveitar os pães que não foram vendidos há alguns dias sem nenhum problema, desde que o pão esteja em bom estado, sem sinais de mofo. 

Ao contrário do pudim convencional, na receita do pudim de pão, o leite condensado é substituído pelo pão, tornando-a até mesmo menos calórica e tão saborosa quanto. Outro fator para o incentivo de venda do pudim de pão em padarias é o fato de poder se destacar frente à concorrência, já que não é comum encontrar um pudim de pão nos estabelecimentos brasileiras.

Além disso, essa é uma boa maneira de lidar com a crise financeira no estabelecimento e, ainda, tornar o custo de venda mais acessível para o consumidor.

Diferentes modos de preparo do pudim

Um dos diversos modos de preparo do pudim de pão é a variação do próprio pão. Na receita clássica é utilizado o pão francês tradicional, porém você pode utilizar outras variedades como panetone, pão integral, baguete e brioche.

Também existem inúmeras formas de preparar o pudim de pão e vale a pena incrementar:

  • feito no microondas
  • no liquidificador
  • sem calda
  • com coco
  • com banana
  • salgado
  • sem ovos
  • dentre outras

Como antecipar a produção do pudim de pão?

Você pode estar se perguntando “O que fazer com os pães que sobraram após o preparo?” A resposta é muito simples: congelar!  

Essa é uma maneira ainda mais eficiente quando se trata de evitar desperdícios em uma padaria, pois congelando os pães dormidos você pode aproveitar durante a semana para produzir o pudim de pão, administrando de forma mais efetiva o seu negócio. 

O processo é simples, basta vedar o pão dentro de um plástico para congelamento, tirando todo o ar de dentro dele. Você também pode congelar o pudim de pão sem nenhum problema.

Receita do pudim de pão

O pudim de pão pode ser servido com creme inglês, calda de caramelo, sorvetes (como o de baunilha), chantilly e outros acompanhamentos. Confira a seguir, a receita dessa sobremesa.

Ingredientes:

  • 250 g de pão francês, baguete ou brioche amanhecido (5 xícaras de pão picado);
  • 2 xícaras de leite integral;
  • 2 ovos;
  • 1/4 xícara de uvas-passas escuras;
  • 1/3 xícara de açúcar branco ou demerara;
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal;
  • 1 colher de chá de extrato ou aroma de baunilha;
  • 1 pitada de sal;
  • 2 colheres de sopa de açúcar branco ou mascavo.

Modo de preparo:

Bata os ovos com um fouet, como se estivesse fazendo uma omelete. Em seguida, corte os pães em pedaços bem pequenos. Pré aqueça o forno em 160°C.

Com a ajuda de um pincel ou papel toalha, unte uma travessa refratária com manteiga. Em uma panela adicione o leite, o açúcar e a manteiga. Aqueça tudo em fogo baixo e misture até que o açúcar se dissolva e a manteiga derreta, depois adicione a baunilha e o sal.

Não é necessário ferver, pois o aquecimento já faz com que o leite seja aromatizado. O extrato ou aroma de baunilha pode ser substituído por canela em pau ou casca de limão ou de laranja.

Depois adicione os ovos e mexa tudo delicadamente até que a mistura fique homogênea, lembre-se de fazer isso com calma para que a mistura absorva pouco ar e fique com uma textura lisa de pudim.

Coloque os pedaços de pães e as uvas-passas na travessa untada com manteiga e misture tudo para que as passas não fiquem todas no fundo. Coloque agora a mistura sobre os pães na travessa. Cubra tudo até que os pães fiquem umedecidos. Em cima do pudim você pode adicionar 2 colheres de açúcar granulado ou mascavo. Leve ao forno e asse por 45 minutos até que a parte de cima esteja toda dourada. 

Conclusão

Você viu que o pudim de pão é uma receita simples e saborosa que pode atrair a clientela e aumentar as vendas da padaria. Aproveite as dicas para diminuir o desperdício, minimizar gastos e agradar os clientes com um preço justo e atrativo.

Gostou das dicas? Confira também algumas sobremesas que podem ser feitas no forno combinado.

Fornos de Panificação
Tags:
Deixe um comentário

error: Content is protected !!