Existem muitos amantes do pudim tradicional, com leite condensado, mas você sabia que o pudim de pão também faz sucesso entre os brasileiros?
Poucas pessoas sabem a origem desse doce e como ele é feito. Para você que deseja diversificar o cardápio da sua padaria, o pudim de pão é uma ótima oportunidade para atrair a freguesia. Continue a leitura para saber mais sobre essa deliciosa receita.
Onde surgiu o famoso pudim de pão?
Muitos relatos indicam que o pudim de pão surgiu no Brasil em meados do século XIX e XX. A receita foi trazida pelos portugueses e recebeu influência de uma receita similar inglesa chamada “bread pudding”. Contudo, a diferença é que os ingleses cortam o pão em pedaços para assar e, na receita brasileira, o pão é amassado e bem umedecido com leite.
Vantagens de preparar e vender o pudim de pão
O pudim de pão é bem simples de fazer e tem um ótimo custo-benefício. A receita é econômica, já que ajuda a evitar o desperdício de pães, principalmente em padarias, mas em casa também.. Você pode reaproveitar os pães que não foram vendidos há alguns dias sem nenhum problema, desde que o pão esteja em bom estado, sem sinais de mofo.
Ao contrário do pudim convencional, na receita do pudim de pão, o leite condensado é substituído pelo pão, tornando-a até mesmo menos calórica e tão saborosa quanto. Outro fator para o incentivo de venda do pudim de pão em padarias é o fato de poder se destacar frente à concorrência, já que não é comum encontrar um pudim de pão nos estabelecimentos brasileiras.
Além disso, essa é uma boa maneira de lidar com a crise financeira no estabelecimento e, ainda, tornar o custo de venda mais acessível para o consumidor.
Diferentes modos de preparo do pudim
Um dos diversos modos de preparo do pudim de pão é a variação do próprio pão. Na receita clássica é utilizado o pão francês tradicional, porém você pode utilizar outras variedades como panetone, pão integral, baguete e brioche.
Também existem inúmeras formas de preparar o pudim de pão e vale a pena incrementar:
- feito no microondas;
- no liquidificador;
- sem calda;
- com coco;
- com banana;
- salgado;
- sem ovos;
- dentre outras.
Como antecipar a produção do pudim de pão?
Você pode estar se perguntando “O que fazer com os pães que sobraram após o preparo?” A resposta é muito simples: congelar!
Essa é uma maneira ainda mais eficiente quando se trata de evitar desperdícios em uma padaria, pois congelando os pães dormidos você pode aproveitar durante a semana para produzir o pudim de pão, administrando de forma mais efetiva o seu negócio.
O processo é simples, basta vedar o pão dentro de uma plástico para congelamento, tirando todo o ar de dentro dele. Você também pode congelar o pudim de pão sem nenhum problema.
Receita do pudim de pão
O pudim de pão pode ser servido com creme inglês, calda de caramelo, sorvetes (como o de baunilha), chantilly e outros acompanhamentos. Confira a seguir, a receita dessa sobremesa.
Ingredientes:
- 250 g de pão francês, baguete ou brioche amanhecido (5 xícaras de pão picado);
- 2 xícaras de leite integral;
- 2 ovos;
- 1/4 xícara de uvas-passas escuras;
- 1/3 xícara de açúcar branco ou demerara;
- 2 colheres de sopa de manteiga sem sal;
- 1 colher de chá de extrato ou aroma de baunilha;
- 1 pitada de sal;
- 2 colheres de sopa de açúcar branco ou mascavo.
Modo de preparo:
Bata os ovos com um fouet, como se estivesse fazendo um omelete. Em seguida, corte os pães em pedaços bem pequenos. Pré aqueça o forno em 160°C.
Com a ajuda de um pincel ou papel toalha, unte uma travessa refratária com manteiga. Em uma panela adicione o leite, o açúcar e a manteiga. Aqueça tudo em fogo baixo e misture até que o açúcar se dissolva e a manteiga derreta, depois adicione a baunilha e o sal.
Não é necessário ferver, pois o aquecimento já faz com que o leite seja aromatizado. O extrato ou aroma de baunilha pode ser substituído por canela em pau ou casca de limão ou de laranja.
Depois adicione os ovos e mexa tudo delicadamente até que a mistura fique homogênea, lembre-se de fazer isso com calma para que a mistura absorva pouco ar e fique com uma textura lisa de pudim.
Coloque os pedaços de pães e as uvas-passas na travessa untada com manteiga e misture tudo para que as passas não fiquem todas no fundo. Coloque agora a mistura sobre os pães na travessa. Cubra tudo até que os pães fiquem umedecidos. Em cima do pudim você pode adicionar 2 colheres de açúcar granulado ou mascavo. Leve ao forno e asse por 45 minutos até que a parte de cima esteja toda dourada.
Conclusão
Você viu que o pudim de pão é uma receita simples e saborosa que pode atrair a clientela e aumentar as vendas da padaria. Aproveite as dicas para diminuir o desperdício, minimizar gastos e agradar os clientes com um preço justo e atrativo.
Curtiu as dicas? Confira também algumas sobremesas que podem ser feitas no forno combinado.
Deixe um comentário