Pudim de pão: conheça a receita

Prática • nov. 14, 2022

Existem muitos amantes do pudim tradicional, com leite condensado, mas você sabia que o pudim de pão também faz sucesso entre os brasileiros?

Poucas pessoas sabem a origem desse doce e como ele é feito. Para você que deseja diversificar o cardápio da sua padaria, o pudim de pão é uma ótima oportunidade para atrair a freguesia. Continue a leitura para saber mais sobre essa deliciosa receita.

Onde surgiu o famoso pudim de pão?

Muitos relatos indicam que o pudim de pão surgiu no Brasil em meados do século XIX e XX. A receita foi trazida pelos portugueses e recebeu influência de uma receita similar inglesa chamada “ bread pudding”. Contudo, a diferença é que os ingleses cortam o pão em pedaços para assar e, na receita brasileira, o pão é amassado e bem umedecido com leite.

Vantagens de preparar e vender o pudim de pão

O pudim de pão é bem simples de fazer e tem um ótimo custo-benefício. A receita é econômica, já que ajuda a evitar o desperdício de pães , principalmente em padarias, mas em casa também. Você pode reaproveitar os pães que não foram vendidos há alguns dias sem nenhum problema, desde que o pão esteja em bom estado, sem sinais de mofo. 

Ao contrário do pudim convencional , na receita do pudim de pão, o leite condensado é substituído pelo pão, tornando-a até mesmo menos calórica e tão saborosa quanto. Outro fator para o incentivo de venda do pudim de pão em padarias é o fato de poder se destacar frente à concorrência, já que não é comum encontrar um pudim de pão nos estabelecimentos brasileiras.

Além disso, essa é uma boa maneira de lidar com a crise financeira no estabelecimento e, ainda, tornar o custo de venda mais acessível para o consumidor.

Diferentes modos de preparo do pudim

Um dos diversos modos de preparo do pudim de pão é a variação do próprio pão. Na receita clássica é utilizado o pão francês tradicional, porém você pode utilizar outras variedades como panetone, pão integral, baguete e brioche.

Também existem inúmeras formas de preparar o pudim de pão e vale a pena incrementar:

  • feito no microondas
  • no liquidificador
  • sem calda
  • com coco
  • com banana
  • salgado
  • sem ovos
  • dentre outras

Como antecipar a produção do pudim de pão?

Você pode estar se perguntando “O que fazer com os pães que sobraram após o preparo?” A resposta é muito simples: congelar!  

Essa é uma maneira ainda mais eficiente quando se trata de evitar desperdícios em uma padaria, pois congelando os pães dormidos você pode aproveitar durante a semana para produzir o pudim de pão, administrando de forma mais efetiva o seu negócio. 

O processo é simples, basta vedar o pão dentro de um plástico para congelamento, tirando todo o ar de dentro dele. Você também pode congelar o pudim de pão sem nenhum problema.

Receita do pudim de pão

O pudim de pão pode ser servido com creme inglês, calda de caramelo, sorvetes (como o de baunilha), chantilly e outros acompanhamentos. Confira a seguir, a receita dessa sobremesa.

Ingredientes:

  • 250 g de pão francês, baguete ou brioche amanhecido (5 xícaras de pão picado);
  • 2 xícaras de leite integral;
  • 2 ovos;
  • 1/4 xícara de uvas-passas escuras;
  • 1/3 xícara de açúcar branco ou demerara;
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal;
  • 1 colher de chá de extrato ou aroma de baunilha;
  • 1 pitada de sal;
  • 2 colheres de sopa de açúcar branco ou mascavo.

Modo de preparo:

Bata os ovos com um fouet, como se estivesse fazendo uma omelete. Em seguida, corte os pães em pedaços bem pequenos. Pré aqueça o forno em 160°C.

Com a ajuda de um pincel ou papel toalha, unte uma travessa refratária com manteiga. Em uma panela adicione o leite, o açúcar e a manteiga. Aqueça tudo em fogo baixo e misture até que o açúcar se dissolva e a manteiga derreta, depois adicione a baunilha e o sal.

Não é necessário ferver, pois o aquecimento já faz com que o leite seja aromatizado. O extrato ou aroma de baunilha pode ser substituído por canela em pau ou casca de limão ou de laranja.

Depois adicione os ovos e mexa tudo delicadamente até que a mistura fique homogênea, lembre-se de fazer isso com calma para que a mistura absorva pouco ar e fique com uma textura lisa de pudim.

Coloque os pedaços de pães e as uvas-passas na travessa untada com manteiga e misture tudo para que as passas não fiquem todas no fundo. Coloque agora a mistura sobre os pães na travessa. Cubra tudo até que os pães fiquem umedecidos. Em cima do pudim você pode adicionar 2 colheres de açúcar granulado ou mascavo. Leve ao forno e asse por 45 minutos até que a parte de cima esteja toda dourada. 

Conclusão

Você viu que o pudim de pão é uma receita simples e saborosa que pode atrair a clientela e aumentar as vendas da padaria. Aproveite as dicas para diminuir o desperdício, minimizar gastos e agradar os clientes com um preço justo e atrativo.

filés empanados fritos à milanesa
Por Prática 26 abr., 2024
Os empanados são sempre saborosos seja como aperitivos ou pratos principais! Aprenda as diferentes técnicas neste artigo.
pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
MAIS POSTS
Share by: