Equipamentos: distribuição em um estabelecimento

Prática • jun. 18, 2020

Montar um negócio é um processo de diversas etapas, principalmente quando se trata de um estabelecimento com foco em alimentação, seja  padaria , seja restaurante ou lanchonete. Por exemplo, você já pensou na distribuição dos equipamentos no espaço? A princípio, pode até parecer que não, mas isso fará uma grande diferença para o sucesso do seu empreendimento.

Isso porque a rotina de é bem intensa, o que exige uma organização esquemática que facilite a lógica de preparação dos alimentos e ajude os funcionários a encontrar tudo o que precisam sem grandes esforços.

Nesse setor, economia de tempo pode significar economia financeira. Outro benefício importante é agradar os clientes que estão esperando pelos seus pedidos. Sem contar que um ambiente bem estruturado é essencial para uma limpeza eficaz.

Ficou interessando no assunto? Neste artigo, vamos ajudar você a entender melhor todos esses pontos. Continue a leitura e confira!

Entenda seu negócio

A primeira coisa que você deve fazer é considerar os estágios que envolvem as preparações: os alimentos chegarão frescos e precisarão ser higienizados ou virão prontos para o preparo? Há necessidade de estocar em freezers? Você assará alimentos?

Essas e outras perguntas precisam fazer parte do seu checklist, pois é a partir delas que saberá não apenas os itens a comprar, mas como dispô-los no ambiente disponível, o que nos leva a um ponto importante.

Considere o seu espaço

Antes de comprar seus equipamentos, é necessário que você verifique a disponibilidade: se comprar itens em quantidade superior à comportada pela cozinha, terá que repensar a logística e até mesmo reformar o local, caso a aquisição de algum equipamento que exija esse tipo de intervenção for indispensável.

Nesse sentido, meça todo o espaço antes de comprar e reformar. Da mesma forma, quando for adquirir seus equipamentos, verifique as medidas deles. Além disso, conheça a localização dos encanamentos e analise a fiação e os pontos de luz. É possível que você precise fazer adaptações para que alguns maquinários funcionem ou tenham uma melhor usabilidade.

Invista em tecnologia

Equipamentos tecnológicos são indispensáveis e devem ter qualidade, pois eles vão garantir economia de energia, de tempo e de espaço.Após ler o nosso artigo, você saberá melhor quais equipamentos precisará para o seu negócio.

Forno

Para gastronomia, o mais indicado é o  forno combinado. Nele é possível preparar receitas cozidas, assadas, fritas, grelhadas e muito mais! Com isso, diversas preparações, que precisariam de vários outros equipamentos e utensílios, podem ser centralizadas em um só equipamento.

Esse forno também permite programar receitas e executá-las em menos tempo que os equipamentos convencionais.

É importante destacar que, dependendo do cardápio, alguns alimentos ainda terão que ser preparados no fogão, por exemplo. Nesse caso, é sugerido que a empresa que irá fornecer os equipamentos tenha um serviço de consultoria especializada, para indicar a escolha certa.

Equipamentos de armazenamento à frio

Basicamente, esse item faz parte do estoque, afinal, é nele que você manterá alimentos usados na produção e até conservará itens para uso eventual, evitando que eles estraguem. Obviamente, é indicado escolher um produto que colabore para a economia de energia, pois, diferentemente dos outros, ele não poderá ser desligado. Alguns exemplos são o freezer e a geladeira.

Outros equipamentos

No processo de pré-armazenamento, o ultracongelador  é um produto altamente indicado para a melhoria da segurança de alimentos, para preservar a qualidade dos produtos e gerar produtividade.  Esse equipamento causa uma redução brusca de temperatura, que congela o produto, com -18 °C no núcleo, em menos de 1h, o que interrompe a ação microbiana e faz com que o alimento não perca suas características originais após o descongelamento.

Dependendo do estabelecimento e do tamanho da equipe, também é interessante a aquisição de uma  lava-louças profissional , que faça a sanitização completa dos pratos, travessas e talheres, de preferência a altas temperaturas, para eliminação eficiente de micro-organismos. Esse equipamento vai economizar espaço na produção e vai dispensar a necessidade de um colaborador para ficar horas lavando e secando louças.

Pense na distribuição dos equipamentos

Como você pode ver, tudo está conectado: até mesmo considerar os pontos de luz, como citamos, é indispensável para a produtividade. Sim, você terá que pensar nisso, uma vez que algumas preparações exigem iluminação mais forte.

Reflita sobre os produtos que terá, quais são as fases de preparação e em quanto tempo eles devem ficar prontos. Em seguida, olhe para o seu ambiente e encontre uma maneira de organizar esse processo de forma material e lógica para entregar o pedido impecavelmente e no tempo esperado. Pronto, você já tem um bom começo.

O truque é não perder espaço e deixar corredores minimamente transitáveis para que os colaboradores tenham mais mobilidade. Para ajudar você a pensar nisso, separamos algumas perguntas que podem ser feitas:

  1. Quantas etapas de produção existem até a entrega?
  2. Que utensílios o funcionário precisará para trabalhar em cada etapa?
  3. Quais produtos ele necessita para a entrega final?
  4. Que equipamentos ele usará para trabalhar?
  5. Quais os produtos mais rentáveis e que precisam de um estoque maior?
  6. Quantas pessoas estarão dentro da cozinha durante o processo?

Considere a limpeza do local

A disposição dos equipamentos pode ser a peça fundamental para uma limpeza eficaz e rápida. Imagine só cantos e mais cantos para limpar com dificuldade. Nada interessante para quem precisa economizar no tempo. Além disso, os materiais dos quais seus itens são feitos podem dificultar a limpeza. Sendo assim, esse é um ponto que precisa ser considerado na hora da compra.

Consulte profissionais da área

Caso seja possível fazer o investimento, contrate um especialista para analisar seu espaço e ajudar com a lista de equipamentos. Isso porque o valor gasto com a cozinha pode ser um diferencial no seu plano de negócios. Com o olhar clínico, o profissional poderá indicar onde é possível construir prateleiras, mudar fiação e como encaixar melhor os equipamentos, entre outras coisas.

Lembre-se de deixar claro para ele qual é o processo de preparação dos seus produtos, para que o tempo seja sempre otimizado e os profissionais possam encontrar tudo de forma fácil e rápida, prezando também pela qualidade do serviço.

Aqui é importante que seja aplicado o Lean Kitchen , um processo que identifica a cozinha quase como uma indústria, cada processo tem seu espaço e tudo é organizado de forma linear, dessa forma, as preparações são feitas quase que em uma “linha de montagem”, o que garante mais rapidez e segurança na preparação, sem desperdício de tempo e de insumos.

Bom, agora você já tem uma boa bagagem inicial para pensar na distribuição dos equipamentos, bem como já entende melhor porque é indispensável refletir sobre o assunto, até porque, quanto mais funcional e rápido o processo de preparação for, mais tempo será economizado. Além disso, uma boa logística pode até diminuir o quadro de funcionários.

Finalmente, se você gostou do post de hoje, veja também sobre os cuidados no planejamento para instalação de equipamentos e também sobre a importância da limpeza na conservação. Continue a leitura.

pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
camarões descascados cozidos e fatias de abacate em vasilhas de aço inoxidável
Por Prática 09 abr., 2024
O mise en place traz inúmeros benefícios para os negócios com impactos na velocidade do preparo e atendimento. Aprenda mais neste artigo.
Pessoa embalando alimentos em embaladora à vácuo
Por Prática 08 abr., 2024
As vantagens das embalagens no setor alimentício vão desde a eliminação de desperdícios, estocagem, transporte e segurança. Saiba mais.
MAIS POSTS
Share by: