Fornos vitrine: conheça essa tendência na panificação

Quem era dono de padaria e ficou décadas fora do ramo certamente se assustou com a velocidade com que migramos dos fornos à lenha para equipamentos ultramodernos, como fornos vitrine.
De repente, ficou muito mais simples obter casca crocante, coloração, textura, miolo macio e, principalmente, assado homogêneo. E tudo isso com menos impacto ambiental, custos menores e maior segurança para operar.
Essa mudança no setor de panificação e confeitaria veio com os fornos turbo , que asseguram a distribuição de calor no interior da câmara. Mas ainda faltava algo para quem queria uma produção visível e uma maneira de deixar a fornada à vista dos clientes.
É aqui que entram os fornos vitrine. Vamos saber mais sobre eles?
Por que se preocupar com a integração entre produção e exposição?
Nas padarias, as áreas de atendimento e produção são separadas por exigência das vigilâncias e ocasionando problemas de comunicação.
Esse fato acarreta diversas dificuldades. Desde o abastecimento irregular, passando pela falta de espaço para produtos recém-produzidos e a desconfiança dos clientes: “esses pães são de hoje?”
Isolar a produção em uma área adjacente ainda prejudica a qualidade dos produtos, já que a frente da loja “livre” pressiona a produção a fornecer volumes constantes de pães e outros.
Mas se eles não são vendidos com rapidez, evidentemente, a qualidade é afetada. Basta lembrar que as características desejáveis de um pão francês fresco como casca crocante se perdem em questão de horas.
Os fornos vitrine, por sua vez, são um novo conceito , podendo ser lastro, turbo ou combinações, agregando todas as virtudes e praticidades, com design que valoriza a loja, além de ter tudo sempre fresco.
O que é um forno vitrine?
O conceito de f orno vitrine é fundamental para resolver esses entraves da abordagem convencional.
Um ou mais fornos de panificação na área de venda, com o máximo de visibilidade, fazendo com que durante todo o expediente os produtos sejam preparados ali, bem à vista dos consumidores.
Em muitos casos, aliás, esses equipamentos são usados como protagonistas da estética da padaria uma forma simples e funcional de pensar no layout da loja.
Havendo produtos a todo momento, os clientes são fidelizados. Inclusive, deixando de comprar nos concorrentes por saberem que no seu estabelecimento há, de verdade, produtos frescos e quentinhos a toda a hora.
O cheiro do pão francês ou do pão de queijo chama a atenção, levando a comprar por impulso. E isto é ciência. Um estudo da Universidade Rockfeller de Nova York revelou que lembramos de 35% dos aromas que sentimos.
Já outro estudo internacional, dessa vez divulgado pelo conceituado jornal britânico Independent, mostrou que um simples cheiro de cafezinho fresco é capaz de aumentar as vendas de uma cafeteria/padaria em torno de 300% .
Por isso, é muito importante trabalhar o Marketing Sensorial , o que inclui visão e olfato. Dessa forma, é possível aumentar a base de clientes e ampliar também o ticket médio.
Quais tipos de produto posso utilizar nos fornos vitrine?
Esses fornos de panificação são compactos e versáteis, possibilitando variedade de produtos. Com eles, você pode trabalhar com pães congelados crus, pré-assados, confeitaria congelada e salgados. Tudo isso reduzindo as perdas a zero, dado que só se assa o que está sendo vendido.
Os fornos vitrine podem ser usados em complementariedade à produção normal, auxiliando tanto no fornecimento quanto no preenchimento de lacunas no atendimento.
Quais benefícios dos fornos vitrine para a padaria?
A produção torna-se antecipada e não é mais “puxada” pela área de venda quando o item já está acabando ou faltando. Deixar vitrines vazias é perder vendas.
Se nosso cliente não encontra um produto, ele compra no concorrente. Se ele o encontra frio ou fora das características desejáveis, compra também no concorrente.
O uso dos fornos vitrine pode até mesmo reduzir a quantidade e o tamanho do mobiliário: como são produtos frescos, a preferência por eles diminui os balcões expositores, gerando economia e mais espaço.
Como escolher esse tipo de forno?
A escolha do modelo de forno vitrine dependerá da demanda desejada, variedade e especificidades de produtos e de como será o atendimento.
Vejamos alguns modelos de fornos vitrine disponíveis:
Minconv
Se o objetivo é assar salgados e pães de queijo, pode-se começar com um forno pequeno Miniconv , compacto, facilmente instalado e muito econômico.
HPE80, HPE100 ou HPE120
Já para quem utiliza assadeiras maiores, o ideal é um modelos de maior capacidade, como o forno HPE80 , HPE100 ou HPE120 .
Lastro Fit 4.6
O lastro Fit 4.6 é modular e pode ser complementado gradativamente, até 4 unidades sobrepostas.
Características dos Fornos Vitrine
Os fornos vitrine Prática são confeccionados inteiramente em aço inoxidável, representando durabilidade, facilidade de higienização e segurança alimentar.
Os painéis novos da linha turbo oferecem padronização com possibilidade de controle de receitas e até com parada de turbina para preparo de produtos de confeitaria, além do acabamento e design contemporâneo, que valorizam seu estabelecimento.
Conclusão
Em síntese, como você viu, toda loja tem uma área que pode ser convertida em um pequeno “ponto quente” , onde os fornos vitrine podem alavancar a popularidade da loja e as vendas.
Compreendeu que a utilidade dos fornos vitrine vai muito além da beleza? Então, continue se aperfeiçoando no setor de panificação e confeitaria, vendo mais sobre “ ponto quente e o conceito de frente de loja para impulsionar as vendas.
O post Fornos vitrine: conheça essa tendência na panificação apareceu primeiro em Blog Prática | Gastronomia e Panificação.