Recheios e coberturas de bolos e tortas: conheça os principais

Recheios e coberturas de bolos e tortas: conheça os principais

Recheios e coberturas de bolos

Recheios e coberturas de bolos e tortas: conheça os principais

Bolos e tortas são duas das sobremesas mais famosas do mundo. Esses alimentos têm um grande impacto no setor gastronômico e são produzidos tanto por confeitarias, padarias e restaurantes quanto por pessoas comuns para o consumo próprio no dia a dia.

Em um estabelecimento, é essencial saber preparar diversas opções de recheios e coberturas de bolos e tortas, pois assim a clientela ficará atraída e satisfeita. Quer receber dicas sobre esse assunto? Continue a leitura e conheça os principais tipos de acompanhamentos de massas e veja dicas harmonizações.

Coberturas para bolos e tortas

Os bolos e as tortas são ideais para o consumo em festas, aniversários, eventos ou também como sobremesa após as refeições. Diante disso, há várias coberturas que você pode aplicar para abranger algumas ou até todas as situações.

Essas coberturas são:

Pasta americana

A pasta americana é uma calda feita a partir de açúcar, manteiga e leite, que se solidifica após ser aplicada sobre um doce. Essa cobertura é amplamente utilizada graças a sua versatilidade que permite diversos tipos de decorações para a sobremesa.

Ganache

O ganache é uma mistura de chocolate com creme de leite e você pode utilizá-lo também como recheio. Além disso, esse creme é excelente para dar acabamento em bolos, permitindo que a sua conservação aconteça em temperatura ambiente.

Chantilly 

Quando falamos de coberturas, o chantilly é uma das primeiras que vem à mente. Isso ocorre devido à grande popularidade desse ingrediente que acompanha, na maioria das vezes, bolos e tortas geladas, já que ele não suporta ficar em uma temperatura ambiente ou quente por muito tempo.

Glacê real

O glacê real é uma pasta de açúcar que se endurece quando seca, permitindo a formação de flores, bordas, nomes e muito mais objetos para a decoração do bolo ou da torta. Assim, você pode aplicar essa cobertura utilizando a criatividade com a grande gama de variedades possíveis. 

Marshmallow e merengue

A mistura de marshmallow e merengue italiano é uma cobertura feita à base de claras de ovos e açúcar batidos na batedeira. Essa cobertura é direcionada para tortas e bolos gelados, já que é semelhante ao chantilly em relação à temperatura de armazenamento.

Chocolate crocante

Utilizar uma cobertura crocante de chocolate é uma excelente opção, principalmente para o bolo de cenoura. Sendo assim, mais uma combinação saborosa que dá um toque especial no contraste entre a maciez da massa e a dureza de sua crosta.

Marzipan

A utilização do marzipan como cobertura é semelhante a da pasta americana, contudo, a grande diferença está no seu sabor consideravelmente melhor, pois ele é composto por amêndoas moídas, açúcar e claras de ovos.

Recheios para bolos e tortas

Assim como as coberturas, os recheios trazem inúmeras possibilidades de combinações e sabores para deixar qualquer torta ou bolo delicioso. Além disso, a utilização de frutas no recheio é uma excelente opção que gera ainda mais variedades para agradar a todos os paladares.

Alguns desses recheios são:

Coco

O coco ralado, sem dúvidas, dá um toque em qualquer recheio, especialmente quando é misturado ao creme de leite, leite condensado, amido de milho, água e chantilly. 

Abacaxi com doce de leite

Utilizar o tradicional creme de abacaxi junto com uma boa dose de doce de leite resulta em um recheio saboroso, fruto do equilíbrio entre o toque azedo da fruta com o doce de leite.

Maracujá com leite em pó

O creme de maracujá com leite em pó é mais uma variedade que une o azedinho das sementes do maracujá com o creme doce.

Pêssego

O pêssego é uma fruta bastante usada em pedaços como decoração de bolos,  tortas e também em recheios. O recheio com pêssego pode ser feito de diversas maneiras, por exemplo, com o chocolate branco.

Brigadeiro

O brigadeiro de chocolate é um dos doces mais tradicionais do Brasil, sendo amplamente utilizado não só enrolado ao granulado, mas também como cobertura e recheio de bolos e tortas. Portanto, é difícil pensar em algo que tem o recheio de brigadeiro e que não seja aprovado por muitas pessoas.

Mousse de limão

O mousse de limão é um creme feito com creme de leite, leite condensado, suco e raspas de limão que se torna uma ótima alternativa para rechear principalmente tortas.

Queijo cremoso

Dentre a grande gama de recheios possíveis, o queijo cremoso é uma opção diferente e saborosa, você pode usá-lo em bolos e tortas que têm sabores fortes, sem que o queijo se sobressaia a eles.

Creme de amendoim

Basicamente, é um recheio feito à base de manteiga de amendoim e açúcar impalpável. Esse creme em bolos e tortas é considerado uma receita leve.

Creme de avelã

O creme de avelã por si só já tem um gosto saboroso e fica ainda melhor quando você utiliza como cobertura ou recheio. Para aplicar esse recheio, você pode simplesmente utilizar apenas o creme ou misturá-lo com creme de leite e pequenos pedaços de uma barra de chocolate.

Oreo e outras bolachas

A bolacha Oreo é amplamente consumida como recheio e acompanhamento de sobremesas. Com os bolos e tortas isso não é diferente, pois a crocância das bolachas com o seu recheio interior traz um excelente sabor e consistência. 

Ganache de framboesa

Essa ganache é relativamente simples de fazer e tem uma cor linda e um ótimo sabor. A sua receita é composta por ingredientes como: framboesas, creme de leite, chocolate branco, amora em pó e açúcar.

Como combinar recheios e coberturas de bolos e tortas

Existem dezenas de combinações de coberturas e recheios para bolos e tortas. Diante desse cenário, o importante é usar a criatividade para criar as melhores combinações de sabores que harmonizam entre si.

Uma dica valiosa é apostar em frutas na sua sobremesa, sejam cítricas como abacaxi, kiwi, limão, morango, laranja, ou outros frutos doces como maçã e banana. Elas podem ser usadas em pedaços, caldas e cremes.

Por fim, é importante estar atento ao nível de acidez, de sabor e de açúcar que a cobertura e o recheio terão, dado que esses fatores não devem estar em níveis exagerados para não comprometer seus recheios e coberturas de bolos.

Conclusão

Como vimos, é possível apostar em diferentes combinações de recheios e coberturas de bolos e tortas e criar produtos harmônicos, saborosos e esteticamente agradáveis. Na hora de testar, é importante verificar os contrastes de sabores e criar misturas que deixem o doce leve e não enjoativo.

Gostou das dicas? Confira também 7 itens de confeitaria indispensáveis para a sua produção.

Fornos de Panificação
Tags:
Deixe um comentário

error: Content is protected !!