Room Service em poucos minutos com muita qualidade

Room Service em poucos minutos com muita qualidade

Room Service

Você já ouviu falar em room service? Se você é dono de um hotel ou pousada, é algo interessante para oferecer aos seus hóspedes. A tradução literal do termo é serviço de quarto, uma atividade que serve para deixar a viagem mais confortável, algo que agrada bastante a clientes de todas as idades. Afinal, quem não gosta de ser bem tratado?

Quer entender melhor como funciona o room service e como você pode otimizar esse serviço sem perder qualidade? Continue acompanhando este post, boa leitura!

Qual é a essência do room service?

Resumidamente, o room service é quando o seu estabelecimento atende a todos os desejos dos seus visitantes, entregando no quarto tudo o que é solicitado pelos hóspedes. Sendo assim, não é necessário que eles se desloquem até o restaurante, por exemplo, para fazer suas refeições, nem precisam ir até à recepção para solicitar nada.

Room service para as refeições do hotel

Agora que você já sabe o que é room service, vamos mostrar como essa atividade funciona na parte do restaurante/cozinha do hotel. Em primeiro lugar, todas as refeições solicitadas são entregues no quarto.

Dessa forma, quando o hóspede entra em contato com a central de atendimento para solicitar algo, por mais simples que seja, tudo deve ser levado ao quarto. 

Esse serviço caiu nas graças da maioria dos viajantes. Assim, eles optam por fazer viagens em que os hotéis ofereçam o room service. Se o seu empreendimento hoteleiro não tem esse serviço, portanto, é ideal aplicá-lo.

Dicas de como melhorar o room service em seu hotel

Nada melhor do que viajar sabendo que você terá todos os serviços que precisa. Descansar a mente e ser bem atendido são as prioridades de todo viajante. Muitos escolhem o hotel pelo seu café da manhã, mas imagina oferecer um serviço completo para o seu hóspede?

Assim, implantar o serviço de room service é essencial para dar ao seu cliente o conforto que ele procura. Veja algumas dicas para melhorar essa atividade:

Conheça o perfil do hóspede 

Antes de pensar em oferecer um room service, é importante conhecer o perfil do seu hóspede, afinal, você precisa agradar o paladar dele. Então, nada melhor do que saber suas preferências. 

Uma pesquisa com os clientes é interessante para saber os seus gostos. Pode ser o preenchimento de um formulário na hora do check-out, por exemplo. Dessa forma, você vai conseguir entender o que está bom e o que precisa melhorar. Inclua algo sobre o cardápio para conhecer suas preferências.

Tenha um cardápio de qualidade

De nada adianta ter um room service no restaurante se o cardápio não for de qualidade. Ele deve ter uma boa apresentação, a fim de auxiliar o cliente para que as suas refeições sejam mais fáceis de serem escolhidas e, assim, proporcionar a ele uma boa experiência gastronômica. 

O seu cardápio deve ter refeições variadas. Por exemplo, café da manhã, almoço, jantar, boas opções de lanches e bebidas. Pense nos hóspedes que gostam de comer algo tarde da noite e ofereça algo para eles também. 

Cardápios adaptados

Uma boa opção é ter cardápios adaptados, ao invés de um amplo. Afinal, mesmo você tendo um perfil do seu público, cada pessoa tem uma necessidade diferente. Que tal surpreender nessa parte?

Uma estratégia inteligente é adaptar seu menu para diferentes paladares. Por exemplo, tenha opções para aquelas pessoas que não comem carne ou que são intolerantes a glúten ou lactose. Outra ideia é montar um menu de doces sem açúcar. Afinal, você pode receber um hóspede que tenha restrição a açúcar. 

O objetivo aqui é ter cardápios para diferentes necessidades gastronômicas. Então, pense fora da caixa!

Amplie as opções de bebidas

Uma forma de agregar requinte e bom gosto ao setor de room service no restaurante de hotel é ampliar as opções de bebidas. Além do básico de água, sucos, refrigerantes e cervejas, que tal oferecer drinks?

Indo mais além, você pode ter coquetéis para cada estação do ano. Mas não é preciso inovar sempre, tenha um menu pré-montado e ofereça sempre na estação vigente. Porém, tenha também aqueles que são para o ano inteiro, dando a opção do seu cliente saborear quando quiser.

Se o seu hóspede saboreia um bom vinho, tenha uma carta diversificada. Especialmente se o hotel está localizado em uma região mais fria. Afinal, essa bebida combina com temperaturas mais baixas.

Rápida preparação 

O serviço de room service deve incluir bons pratos, mas que sejam rápidos de preparar. Afinal, não é bom deixar o cliente esperando por muito tempo. Deixe o hóspede ciente de que há um tempo de espera, mas que ele não seja muito longo.

Uma dica é deixar alguns itens pré-prontos. Dessa forma você agiliza o preparo e o atendimento na cozinha!

Defina o horário de atendimento

Esse é um ponto crucial e importante dentro de um atendimento de restaurante de hotel. Sua cozinha funciona 24 horas? Se sim, dê essa informação ao hóspede, dessa forma ele pode fazer seus pedidos quando quiser.

Caso contrário, defina o horário e informe isso ao cliente. Além disso, deixe registrado no cardápio que os pedidos devem ser realizados até tal hora. Assim, o hóspede sabe até qual horário consegue realizar suas refeições e não se sente mal atendido. 

Cook and chill para melhorar o room service

Você conhece o termo cook and chill? Essa é uma técnica que auxilia na produção e armazenagem dos alimentos, tendo como principal resultado a agilidade no preparo das refeições. 

Cook and chill quer dizer cozinhar e resfriar e é um método muito usado nos hotéis europeus e americanos. Mas isso só é possível com o manuseio e equipamentos adequados. 

Esse sistema possibilita uma produção mais rentável e com menos desperdício. Além disso, proporciona mais agilidade no atendimento e a equipe da sua cozinha consegue se organizar melhor. 

As etapas para esse processo são:

  • Cocção: cozinhar o alimento com equipamentos próprios;
  • Resfriamento: após a cocção o alimento deve ser resfriado imediatamente em um ultracongelador;
  • Armazenamento: o alimento resfriado é guardado em freezers e câmaras frias;
  • Regeneração: momento de servir o alimento, que é regenerado (descongelado) em um forno combinado, mas pode ser também em um Speed Oven. 

Speed Ovens e Room Service

Os Speed Ovens são fornos para finalização rápida de alimentos que trabalham com micro-ondas, ar quente impingido e resistência infravermelha. Inserindo-os dentro do contexto do Room Service, você utilizaria alimentos pré-prontos, feitos no próprio hotel ou de terceiros.

Assim, você pode ter uma infinidade de sanduíches, massas, sopas, caldos e combinações de pequenas refeições preparadas com a técnica de Cook and Chill e até Sous Vide.

Gostou dessa técnica? Ela é perfeita para melhorar o room service do seu hotel, mas precisa dos equipamentos certos para ser feita com excelência. Entenda melhor como funciona o cook and chill e como ele pode beneficiar a hotelaria.

Deixe um comentário