Salgados na padaria: saiba por que oferecer em seu negócio

Salgados na padaria: saiba por que oferecer em seu negócio

salgados na padaria

Salgados na padaria: saiba por que oferecer em seu negócio

Se você tem dúvidas sobre a viabilidade de oferecer salgados na padaria, veio ao lugar certo! O tempo pode passar, mas esses alimentos nunca saem de moda, pois são da cultura e paladar do povo brasileiro.

Neste texto, mostraremos por que vale a pena vender salgados na padaria, quais equipamentos o estabelecimento precisa ter e como você pode planejar a lista de produtos ideal para seus clientes. Acompanhe!

Veja por que oferecer salgados na padaria

Os salgados de padaria são, por si só, uma categoria de alimentos que já está inserida na rotina dos brasileiros — seja no intervalo da escola, durante uma viagem ou em um dia corrido.

Vale destacar que o perfil do público mudou nos últimos anos, fazendo com que o mercado de salgados de baixa qualidade sofresse queda. Hoje, o consumidor preza pelo sabor mas com preços acessíveis.

Sendo assim, pode ser lucrativo para sua padaria, em especial, se você fechar parcerias com bons fornecedores. Se o seu estabelecimento vender produtos que se destaquem, certamente aumentará a fidelização.

Salgados na padaria: quais os tipos?

Existem diversas alternativas de salgados a se oferecer em uma padaria, divididas em duas categorias principais: assados e fritos. Saiba mais sobre cada uma delas!

Salgados assados

Com uma mistura de ovos, farinha, água, açúcar, sal e fermento, além de algum tipo de gordura, é possível chegar a uma massa que pode ser usada como base para a produção de variados tipos de salgados.

Os ovos, em conjunto com a gordura, proporcionam mais leveza à textura, garantindo maciez e uma aparência de dar água na boca.

Tradicionalmente, temos pães de batata, esfirras, enroladinhos de presunto, queijo e outras combinações, pães de hambúrguer, já com carne dentro ou outros recheios. O fato de a padaria já contar com embutidos e frios em sua linha de produtos garante que sempre haverá material à disposição.

Salgados fritos

A massa dos salgados fritos exige equipamentos especiais para o preparo como a “cozedeira”, máquinas de modelagem, recheio e empanadoras que são altamente produtivas, automatizando todo o processo, que do contrário é manual e árduo.

Com essa massa, é possível fazer os salgados de padaria mais clássicos, como coxinhas, rissoles, bolinhas de queijo, cigarretes, entre outros.

Quais são os equipamentos para oferecer salgados na padaria?

Para que seu negócio ofereça sempre salgados de qualidade, é importante contar com uma infraestrutura profissional. Mostraremos, a seguir, os equipamentos que não podem faltar em sua padaria!

Speed ovens para frente de loja

É muito comum que, em padarias, ao preparar salgados, os alimentos sejam colocados em uma estufa. Porém, desse modo, a qualidade do alimento costuma cair em poucas horas de exposição.

Os Speed Ovens são fornos que conseguem finalizar os produtos de maneira rápida utilizando micro-ondas e ar quente em alta velocidade. Eles aquecem bem o recheio, sem comprometer a aparência e a textura.

Ao trabalhar com um Speed Oven, o gestor utilizará uma estufa resfriada (de 0° a 5°C) de apoio, para manter o salgado por mais tempo ao invés de estufas aquecidas.

Em seguida, o salgado frio é retirado e colocado no Speed Oven e finalizado no momento do consumo, garantindo sabor, textura crocante, aroma e aparência. Dessa forma, o desperdício é reduzido e as constantes reclamações de qualidade dos salgados, sanadas.

Outro aspecto interessante é que esse tipo de equipamento permite que as receitas sejam programadas e transferidas via USB. Isto contribui para o padrão. Ademais, gera autonomia para os colaboradores, que não precisam aprender os métodos de preparo complicados.

Para que você tenha uma noção mais clara, veja alguns exemplos de tempo de preparo que o Speed Oven proporciona:

  • empada — 40 segundos;
  • esfirra — 35 segundos;
  • misto-quente — 40 segundos.

Ultracongelamento para os salgados na padaria

O ultracongelador é um equipamento que possibilita o congelamento de alimentos de maneira rápida. Ele permite que alimentos ainda quentes tenham sua temperatura reduzida a até -18°C em até duas horas, conforme exigido pela ANVISA.

É importante mencionar que, além de favorecer a segurança alimentar, a técnica não prejudica a estrutura dos produtos.

No caso das coxinhas e bolinhas de queijo, o ultracongelamento resolve o problema do salgado “estourar” durante o processo de fritura, já que evita a formação de grandes cristais de gelo em seu interior.

Eles permitem a produção antecipada de uma grande variedade e quantidade de produtos resolvendo o problema de fornecimento e de rotinas extenuantes de trabalho com horas extras.

Como a produção é feita em maior quantidade, a padronização também é favorecida e o controle de custos mais preciso.

Fornos profissionais

Existem diversos tipos de fornos profissionais que podem ser usados em uma padaria. Entre eles, podemos citar:

  • fornos turbo — esses equipamentos garantem que os alimentos sejam assados de maneira uniforme com maior produtividade porque permitem maior número de assadeiras sobrepostas e poupando espaço “verticalizando” a produção;
  • fornos lastro — perfeitos para o preparo de alimentos de alto valor agregado, como pães especiais e confeitaria em geral. Eles permitem maior customização dos produtos por trabalharem com temperaturas distintas entre o teto e a parte inferior (lastro);
  • fornos vitrine — fornos compactos para serem colocados na área de vendas possibilitando assar em menores quantidades, mas constantemente, atraindo clientes durante todo o expediente com o aroma dos produtos frescos.

Esses são apenas alguns exemplos de fornos profissionais. Para conferir uma grande variedade de alternativas que se enquadrem nas necessidades de sua panificadora.

Amassadeiras

As amassadeiras são máquinas utilizadas para substituir o trabalho manual, profissionalizando a produção da massa em padarias. Elas precisam ser robustas e com capacidades diferentes para cada perfil de negócio.

O fato é que, ao utilizar o equipamento ideal para esse tipo de tarefa, a massa absorve mais água, deixando salgado mais macio e aumentando o rendimento e por conseguinte, os lucros.

Câmaras de fermentação

A câmara de fermentação é considerada uma das maiores revoluções na indústria de panificação, pois permite que os processos fermentativos sejam programados nos horários, na temperatura e umidade ideais.

Com uma tecnologia de aquecimento e refrigeração no mesmo equipamento é possível antecipar ou atrasar a hora de assar. Um recurso interessante é o modo “padeiro noturno”, onde as câmaras cessam a refrigeração — processo conhecido como retardo — passando para o aquecimento, que conclui a fermentação dos salgados.

Como as massas ficam prontas de acordo com a demanda, esses equipamentos também reduzem as perdas.

Conclusão

Em síntese, como você pôde ver, a venda de salgados na padaria ainda é uma boa forma de obter uma margem de lucro satisfatória, sendo que, para isso, seus produtos precisam ter uma qualidade diferenciada.

Por fim, veja porque investir nos fornos de finalização rápida, os Speed Ovens e como escolher o melhor para sua loja. Continue a leitura.

Tags:
Deixe um comentário

error: Content is protected !!