Tecnologias de gastronomia na hotelaria: produtividade e rentabilidade

Prática • nov. 16, 2022

A tecnologia de gastronomia na hotelaria é uma opção viável? Nem sempre os hotéis contam com restaurantes e lanchonetes para os hóspedes, mas cresce dentro desse mercado a presença da boa culinária. 

Infelizmente, muitos hotéis subestimam a presença da gastronomia em sua hospitalidade. Afinal, esquecem dos seus impactos positivos, como proporcionar uma boa experiência ao hóspede oferecendo pratos típicos locais.

Para entender melhor sobre como as tecnologias de gastronomia podem auxiliar na hotelaria, acompanhe este artigo até o final!

O que representa a gastronomia na hotelaria?

A interação entre a gastronomia e a hotelaria é uma ideia prática, inteligente e operacional. Essa união visa estimular novos públicos e práticas na hotelaria, com investimentos acertados e metodologias de implementação.

As duas atividades sempre foram muito próximas. A gastronomia encontra-se em ascensão como parte das demandas e aspirações de qualidade de vida. Aliada à hotelaria, tem tudo para representar um atrativo diferencial, já que as pessoas estão cada vez mais em busca de lazer, entretenimento, diversificação, boa alimentação e novas opções de cardápios e produtos.

É importante ter em mente que todos os viajantes se alimentam durante as viagens. No entanto, há pessoas que colocam a gastronomia no topo de suas prioridades. Elas optam por destinos e criam roteiros com foco em provar alimentos locais, pois consideram que essa é uma das formas de conhecer a cultura da região.

Segundo uma pesquisa feita pela Associação Mundial de Viajantes Gastronômicos (WFTA) , 93% dos viajantes podem ser considerados “food travelers”. Isso significa que eles viajam com o objetivo principal de provar comidas e bebidas por todo o mundo.

Então, com os viajantes buscando cada vez mais experiências gastronômicas, o turismo culinário se apresenta como uma ótima oportunidade. É claro que não são apenas empresas do setor alimentício que se beneficiam, mas, também, as hospedarias como hotéis.

Quais as principais demandas da gastronomia no hotel?

Entender como funciona a cozinha de um hotel é muito importante, desde o seu horário de atendimento até o sucesso do estabelecimento. Entre outras características, também é fundamental entender sobre quais são suas principais demandas.

A começar, a variedade de produtos conforme as necessidades do seu negócio. A falta de praticidade e o desperdício de alimentos em uma cozinha profissional estão entre os grandes vilões desse tipo de empreendimento.

Além disso, os equipamentos devem ser aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e apresentar um bom custo-benefício! Também se deve oferecer as principais refeições do dia, como café da manhã. 

Nessa refeição, deve-se ter uma ampla variedade de alimentos e bebidas, sendo uma boa opção ofertá-los aos hóspedes. Há também o serviço de meia pensão ou pensão completa. Seja no formato a la carte ou buffet, é uma opção para quem quer oferecer mais conforto aos hóspedes.

Muito comum em resorts, o all inclusive é uma alternativa para quem quer oferecer uma experiência completa de hospitalidade. 

Dessa forma, há várias formas de transformar a experiência do cliente em algo que vá muito além do repouso.

Atrair clientes através da gastronomia 

Para atrair os clientes, você pode promover workshops ensinando os hóspedes a fazerem pratos típicos da região. Além disso, pode incluir nas opções de alimentos, dentro do hotel ou pousada, um menu com as iguarias locais.

Realizar ou participar de eventos que celebram a gastronomia da sua região também é outra maneira de aproveitar a gastronomia para atrair hóspedes. Além dos pratos típicos, também é possível apresentar as bebidas da região ou fazer uma degustação para promover drinques. Outra possibilidade, é criar pacotes de estadia com experiências culinárias. Seja como for, há várias formas de unir gastronomia e hotelaria.

Existem equipamentos modernos que você pode utilizar na gastronomia da hotelaria para tornar o hotel um lugar ainda mais prazeroso. Isso porque as tecnologias contribuem para otimizar os processos e assim melhorar o atendimento dos clientes.

Tecnologias de gastronomia para otimizar a produção na hotelaria

Mas como essas tecnologias podem ajudar a superar desafios? Existe um método que ajuda o hotel a evitar desperdícios, otimizar a produção e garantir um cardápio variado e atrativo, o Cook and Chill.

Este método, também chamado de “cozinhar e resfriar”, permite uma produção antecipada dos alimentos, que apenas precisam ser finalizados para serem servidos conforme a demanda. Com a tecnologia, o hotel não precisa preparar diversos pratos diariamente, e consegue melhorar a gestão de ingredientes e do serviço na cozinha.

Como funciona o cook and chill?

O método consistem em cozinhar o alimento com antecedência em equipamentos especiais que garantam a temperatura adequada do produto. Em seguida, é preciso submeter os alimentos ao resfriamento ultrarrápido com um ultracongelador (3 ºC por até 1h30min ou -18 °C em até 4 horas).

Depois disso, os alimentos devem ser armazenados em uma refrigeração de até 4 °C para que, quando necessário, a finalização seja feita em um forno combinado.

Essa técnica mantém as características naturais do alimento e impede a proliferação de bactérias. Além de ser uma técnica recomendada pelas legislações sanitárias, ainda permite que o chef coordene a produção com antecipação.

Dessa forma, os produtos são finalizados no mesmo padrão e rapidamente, sem precisar manter funcionários em período noturno. Neste método, é notável a redução de custos e a qualidade da alta gastronomia.

Como exemplo, suponhamos que o prato para o jantar seja estrogonofe, acompanhado de arroz, batata frita e legumes cozidos. Como o estrogonofe leva mais tempo de preparo, você pode fazê-lo antecipadamente no forno combinado e congelá-lo no ultracongelador, enquanto o arroz, a batata frita e os legumes, podem ser feitos na hora do jantar.

Assim, conforme as demandas cheguem, as porções serão regeneradas e montadas com os seus acompanhamentos.

Sous vide na hotelaria

Outro método funcional é o “ sous-vide ”, uma técnica na qual os produtos são cozidos a vácuo, sem as perdas nutricionais do fogo direto, e em banho-maria por períodos mais longos. Com a ajuda de um forno combinado, a temperatura será controlada para manter as propriedades do alimento.

Neste método, os alimentos mantêm as suas propriedades além de ser possível preparar uma quantidade de produto que pode ser finalizada quando o cliente fizer o pedido no hotel.

Concluindo, é possível perceber como a tecnologia na gastronomia da hotelaria pode fazer a diferença, otimizando os processos e sem deixar que se perca a qualidade na preparação dos alimentos.

Quer entender melhor como utilizar o cook and chill na cozinha do seu restaurante? Confira nosso artigo sobre o assunto.

filés empanados fritos à milanesa
Por Prática 26 abr., 2024
Os empanados são sempre saborosos seja como aperitivos ou pratos principais! Aprenda as diferentes técnicas neste artigo.
pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
MAIS POSTS
Share by: