Quais os tipos de pão doce de padaria? Veja alguns

Prática • fev. 08, 2021

Dentre as várias formas e sabores, os pães doces têm ganhado cada vez mais espaço por conta do paladar e de sua consistência. A versatilidade desse produto permite a criação de vários tipos de pão doce para servir aos seus clientes.

Uma das principais características desse pão é sua multifuncionalidade em termos de recheios e coberturas que podem dar origem a diversas mercadorias. Além disso, o preparo tende a ser mais simples em relação a outras técnicas. Em sua forma mais básica, ele tem baixo custo e garante boa margem de lucro.

Neste artigo respondemos as principais dúvidas sobre o tema para auxiliar você na escolha das melhores opções para sua padaria. Continue a leitura e fique a par!

Quais são os principais tipos de pão doce para servir na padaria?

O pão doce se difere dos demais por conta do seu maior teor de açúcar na formulação. Essa mudança na receita convencional enriquece o sabor dos demais ingredientes como a manteiga, a margarina e os ovos, tornando o pão mais saboroso.

Há uma ampla gama de possibilidades que compreendem desde os preparos mais simples, como a massa de hot dog ou de hambúrguer, até a construções mais elaboradas, como roscas decoradas com cremes, confeitos ou frutas.

Uma massa tão plural só necessita de criatividade para que produza muitas alternativas, por isso, o conhecimento, o treinamento e a reciclagem da equipe são indispensáveis. Afinal, é preciso manter uma boa qualidade e padronização nas receitas, com atenção especial para a maciez, o sabor e a aparência.

Além disso, é necessário buscar um conjunto de escolhas equilibradas entre preço da matéria-prima e custo final ao cliente. Já quanto ao aspecto da produção, ela se difere principalmente em termos de gramatura.

Só para exemplificar, alguns tipos de pães e peso unitário:

  • bisnaguinha (30 gramas ou menos);
  • de leite (50 a 70 gramas);
  • hot dog (75 a 85 gramas);
  • hambúrguer (60 a 100 gramas);
  • lanche (acima de 100 gramas);
  • doces decorados (acima de 200 gramas);
  • roscas trançadas e decoradas (acima de 400 gramas);
  • brioche francês tradicional em diversas gramaturas e formatos;
  • recheados com cremes, geleias, frutas, ganache.

Por que cada um desses tipos é interessante para a padaria?

Os pães doces exercem grande apelo ao público por conta de sua maciez e sabor. Em uma padaria, as opções mais básicas — como as bisnaguinhas, o pão de hot dog e o pão de hambúrguer — têm custo baixo e bom volume de vendas. Isso favorece o giro de caixa e o desempenho financeiro do negócio.

Há uma ampla gama de produtos em versões mais sofisticadas, os quais podem ser trabalhados com diversas margens de preço e lucro. Itens como as roscas trançadas podem ser decoradas com diferentes cremes e confeitos e vendidas como opção de presente.

Além disso, as famosas bisnaguinhas fazem grande sucesso com o público infantil. Suas versões normalmente são menores que 30 gramas, logo, elas são amplamente usadas em mini sanduíches nas festas infantis.

Em versões mais elaboradas, é importante acertar na proporção de recheio e cobertura. Ela deve ser bonita e atraente aos olhos, mas também precisa ser suficiente para deixar o cliente satisfeito. A qualidade dos recheios é fundamental, pois de nada adianta uma massa deliciosa se o receio é só amido.

Cabe destacar que esse tipo de produto é muito delicado, e se ficarem expostos na vitrine por muito tempo, ressecam e perdem suas características. Para contornar o problema, é preciso investir em equipamentos e processos mais cuidadosos.

Como estamos falando de pães com muito apelo, é muito comum ver clientes comentando as diferenças de uma loja para outra. Por isso, controlar a qualidade desse produto é fundamental, assim como de todos os outros.

Quais são as características de cada pão?

Com o intuito de atender a todo o público, é primordial investir em uma variedade que contemple desde os itens mais simples e de menor custo até os mais requintados. Nestes pães há quatro critérios da análise sensorial que devem ser cumpridos. São eles:

  • a aparência do produto (visão);
  • a textura macia e úmida (tato);
  • os aromas do produto (olfato);
  • o paladar”.

A mudança de formato e gramatura também pode ser um meio de agregar valor à produção. O único modo de definir qual agrada mais o seu público é por meio de prospecção, experimentação e venda.

Incluir produtos industrializados para concorrer com os produzidos internamente pode não ser uma boa estratégia. Por conta da padronização e do trabalho de marketing da indústria, é possível que os clientes optem por um artigo industrializado em detrimento dos que são de produção própria.

Portanto, enaltecer as qualidades dos itens frescos e manufaturados e desenvolver mecanismos de padronização pode projetar tanto seu produto quanto sua loja no mercado. Pense nisso!

Quais são os ingredientes na produção destes tipos de pão doce?

A construção desse tipo de pão é feita à base de farinha, água, sal, açúcar em maior teor, leite, ovos e gorduras. O que varia são as proporções conforme o perfil e a receita de cada item.

Para assegurar a uniformidade entre as receitas, é importante contar com um receituário muito bem definido e utilizar pré-pesagem feita por um colaborador exclusivo, responsável também por controlar o estoque e, assim, contribuir para a manutenção do padrão e gestão de custos.

Deve-se também ter cautela com insumos importados de alto custo. Afinal, o consumidor não quer saber se o trigo utilizado é nacional ou importado, mas deseja um brioche fresco, macio e saboroso. Mesmo atendendo clientes de alto poder aquisitivo, é difícil justificar preços muito distantes da média de mercado.

Existe uma receita básica de pão doce?

Podemos dizer que a receita básica é composta por 10% de açúcar, 1,8% de sal, 5% de gordura, 2% de leite e 3% de ovos sobre o quilo de farinha. Referenciar as receitas com essa configuração em termos de porcentagem permite adaptar diferentes quantidades em quilos de farinha.

Já o tempo de preparo depende de qual grau de automação em equipamentos a padaria dispõe. Para acelerar esse processo, o ideal é investir em amassadeiras maiores ou mais amassadeiras, além de contar com grupos automáticos para centralizar os processos de divisão e modelagem , equipamento de congelamento , estocagem, câmaras de fermentação , entre outras tecnologias. Tudo isso faz com que o atendimento da loja seja rápido e não fique comprometido.

Quando se tem todos os equipamentos e uma boa estrutura, a produção se torna mais eficiente e só necessita aguardar a fermentação ideal e o tempo de forno.

A produção dos diversos tipos de pão doce são um importante meio de otimizar os recursos da padaria para vender mais. Com um bom planejamento, equipamentos eficientes e matéria-prima de qualidade, você consegue ampliar sua oferta e incluir mais itens para seus clientes.

Por fim, veja 10 tipos de pães para se inspirar e também sobre a confeitaria congelada. Continue a leitura.

filés empanados fritos à milanesa
Por Prática 26 abr., 2024
Os empanados são sempre saborosos seja como aperitivos ou pratos principais! Aprenda as diferentes técnicas neste artigo.
pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
MAIS POSTS
Share by: