Ultracongelamento e qualidade de vida no trabalho

Prática • mai. 30, 2023

Ultracongelamento e qualidade de vida podem parecer duas coisas sem relação alguma. No entanto, além dos benefícios de redução de desperdício, segurança e qualidade dos alimentos e outros, este processo também proporciona aos empreendedores e seus colaboradores mais tempo e tranquilidade no atendimento, graças à produção antecipada.

Não se engane, o desgaste no trabalho tem causado enormes prejuízos para os empreendimentos e até doenças nos trabalhadores, como a síndrome de Burnout. Essa doença foi considerada como tal em 1º de janeiro de 2022, quando entrou em vigor a nova classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a CID 11.

Por essa razão, trazemos esta postagem especial, mostrando como o ultracongelamento e a qualidade de vida estão interligados. Leia o texto abaixo e confira.

Como é a produção convencional?

Antes de tudo, é necessário entender como funciona a produção convencional. Na maioria dos estabelecimentos, é feita diariamente, de todos os itens, visando o serviço do dia ou no máximo do seguinte, ou mesmo no momento do pedido dos clientes. Isso significa que tudo precisa ser preparado na hora, ocasionando atrasos na entrega devido à quantidade de pedidos.

Além disso, é importante lembrar que esse ramo não para, muitos deles funcionam sete dias por semana e até mesmo 24 horas por dia, com equipes e turnos rotativos. Em alguns casos, os empreendedores e seus funcionários precisam sacrificar horas de descanso para garantir a qualidade do serviço prestado.

O que é o ultracongelamento?

Antes de mais nada, é importante explicar o que é o ultracongelamento. Ele é um processo que utiliza o ultracongelador , um equipamento que trabalha a -35°C e consegue congelar o alimento a -18°C ou resfriá-lo de 0°C a 5°C.

Com ele, é possível congelar ou resfriar alimentos crus, pré-prontos ou até mesmo completamente prontos. Esses alimentos podem ser descongelados, regenerados, montados e servidos rapidamente, o que é uma grande vantagem para estabelecimentos que precisam de agilidade no atendimento.

Por exemplo, em um restaurante, você pode congelar todos os pratos em diferentes etapas, seja em componentes separados ou completos, o que dá mais flexibilidade para atender pedidos variados.

Da mesma forma, na panificação, é possível congelar pães crus, armazená-los, descongelá-los, fermentá-los e depois assá-los. Também você pode fazer o pré-assamento de pães especiais de maior valor agregado, ultracongelá-los e finalizá-los no forno posteriormente.

Com isso, o ultracongelamento oferece muitas vantagens para a produção de alimentos em grande escala, permitindo maior flexibilidade e agilidade e servindo como uma solução eficiente para estabelecimentos que precisam manter a qualidade do serviço mesmo com grande demanda.

Produção antecipada e armazenagem

Essa é, sem dúvida, uma das melhores estratégias com o ultracongelamento. Você pode produzir tudo antecipadamente e, em seguida, atender seus clientes apenas com produtos que já estejam prontos ou pré-prontos.

No entanto, para produzir com antecedência e ultracongelar, é necessário ter capacidade de armazenamento. Uma boa lógica é: quanto maior sua capacidade de armazenamento, maior sua autonomia. Por exemplo, você pode ter estoque para 15 dias, uma semana ou alguns dias.

O uso do ultracongelamento não é exclusividade dos grandes negócios. Você pode começar com um equipamento de 5 bandejas e um freezer horizontal ou vertical. Posteriormente, pode investir em uma câmara de congelados, que pode atender por 20 dias ou até um mês, dependendo da sua demanda.

A princípio, você não precisa congelar tudo. Por exemplo, pode começar com seu prato mais famoso e de maior saída. Analogamente, no caso de uma padaria, com o pão francês , que é sempre o líder de vendas.

Como resultado, você certamente irá progredir para o congelamento de todo o portfólio e mix, administrando bem este sistema.

Ultracongelamento e qualidade de vida: possibilidades que ele oferece

No momento que você tem um ultracongelador em sua produção, armazenagem disponível e faz a produção antecipada você consegue:

Elimina horas extras: com a produção antecipada e armazenagem disponível, você reduz a necessidade de horas extras.

Reduz turnos noturnos: concentrar a equipe em horário comercial, reduzindo a necessidade de turnos noturnos.

Facilita folgas ou revezamento em finais de semana: com o planejamento da produção antecipada, você pode conceder folgas.

Possibilita programação de férias: com estoque disponível, é possível programar as férias da equipe e do próprio empreendedor de forma mais fácil.

Ajuda em necessidades especiais: caso um funcionário ou o próprio empreendedor precise se ausentar do trabalho, o estoque disponível pode ajudar a resolver a situação.

Diminui pressão por demanda e produtividade: ao prever a demanda, produzir e congelar os alimentos antecipadamente evita transtornos e reduz a pressão por demanda e produtividade.

Reduz cobranças por padronização e qualidade: o processo de ultracongelamento facilita a padronização da produção e garante mais qualidade, reduzindo as cobranças nesse sentido.

Conclusão

Uma das constantes no ramo alimentício é a pressão constante em diversos aspectos. Com a produção antecipada, você reduz essa pressão. Além disso, com atendimento garantido, variedade, flexibilidade, padronização e qualidade, tanto os clientes quanto você e sua equipe ficam satisfeitos.

Em resumo, o ultracongelamento e a qualidade de vida andam juntos. Você e seus colaboradores terão mais tempo para cuidar de si mesmos e da família, estar com pessoas queridas e realizar outras atividades que tragam satisfação, como praticar atividades físicas e ter uma alimentação melhor e mais saudável.

Por fim, vale destacar que você pode usar o ultracongelamento tanto na gastronomia quanto na panificação. Continue a leitura para saber mais.

molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
camarões descascados cozidos e fatias de abacate em vasilhas de aço inoxidável
Por Prática 09 abr., 2024
O mise en place traz inúmeros benefícios para os negócios com impactos na velocidade do preparo e atendimento. Aprenda mais neste artigo.
MAIS POSTS
Share by: