Bolos: 5 dicas fundamentais para a produção

Prática • out. 23, 2020

A produção de bolos exige uma série de cuidados e para não deixar passar nenhum detalhe e, consequentemente, resultar em produtos de ótima qualidade.

É importante pensar que a produção profissional e a comercial são diferentes das artesanais, nelas, teremos uma demanda maior. Portanto, nossa infraestrutura, nossos equipamentos e nossos processos devem estar prontos para esse tipo de produção, de modo a evitar empecilhos.

Sabendo disso, vamos às dicas, para que sua produção de bolos tenha excelência em qualidade.

1. Sobre matéria prima

Primeiramente, o fator preço deve ser analisado de modo a investir em matérias primas que permitam um bom retorno financeiro, sem prejudicar na qualidade do produto.

Adquirir insumos caros pode elevar a qualidade, mas, se seu público não estiver disposto a pagar pelo produto de excelência, é melhor repensar. O oposto também deve ser evitado, investir em ingredientes baratos demais pode gerar produtos de baixa qualidade, que, consequentemente, venderão menos.

O fato aqui é que é necessário seguir um padrão. Itens como farinha e fermento devem ser avaliados constantemente e, a depender do desempenho, trocados de marca e fornecedor.

Além da aquisição, é de suma importância que a armazenagem e a dosagem no momento da produção também sejam feitas corretamente, parar gerar mais segurança e qualidade para o alimento, sem desperdícios.

2. Sobre receitas

Se necessária, outra ótima providência é fazer um novo balanceamento da receita, baseado no que se deseja obter de resultado final. Normalmente, as quantidades de líquidos, açúcares e gorduras e a marca da farinha são os pontos que geram mais problemas.

Dê preferência a farinhas sem fermento

O uso de farinhas com fermento pode desequilibrar a receita, além de ser difícil saber em quais condições e por quanto tempo ela foi transportada e armazenada antes de ser utilizada. Recomendamos que seja dosado o fermento na hora, antes levar o bolo ao forno.

Fique atento à validade e quantidade de fermento químico

Além da validade, é importante fazer o teste colocando um pouco de fermento em um copo com água morna, se ocorrer uma fervura rapidamente, é porque está bom.

Fermento demais pode fazer com que o bolo estufe e rache na parte de cima, com pouco fermento o bolo não cresce, logo, o ideal é que esse seja até 3% em relação ao volume de farinha utilizado.

Tenha cuidado com os excessos

Bolos com a quantidade certa de ingredientes vão ficar mais firmes, macios e saborosos. Mas, para isso, é preciso de cuidados especiais com as quantidades, evitando excessos.

As massas excessivamente líquidas podem ficar com a aparência de “pudim” e, por outro lado, as massas com pouca umidade também ficam pesadas e não crescem bem.

Um cuidado extra é também pesar os ovos já que o que influencia é a quantidade, mas, também, o tamanho desses insumos, que é facilmente variável.

Muita gordura faz com que a massa fique pesada, oleosa e não cresça bem. Dê preferência à margarina sem sal. E muito açúcar também atrapalha, se temos ingredientes que já contém muito, vale a pena cortar esse insumo da massa.

Ingredientes extras

Estes precisam ter sua quantidade padronizada, após testes prévios, para não correr o risco de desequilibrar a receita. Frutas com alto teor de água ou outros líquidos, com altas quantidades de açúcar ou muito ácidos devem ser pesados. Entram nesta lista ingredientes como: milho, cenoura, laranja, abacaxi, entre outros.

3. Sobre processos

Pese todos os ingredientes e peneire os secos

A balança é um acessório indispensável para qualquer ramo da alimentação. Sempre pese os ingredientes com cuidado e passe os insumos secos na peneira, para “arear” e desfazer possíveis grumos que se formam. Isso contribuirá para deixar seu bolo mais leve e fofo.

Retire os ingredientes antes e deixe-os em temperatura ambiente

Ingredientes gelados demais podem atrapalhar na hora de assar, além de alguns deles ficarem difíceis de serem manuseados por se solidificarem, como por exemplo, a margarina.

Evite bater a massa em excesso

Os líquidos, açúcares e gorduras podem até ser batidos por maior tempo, mas após adicionar a farinha, precisamos ter cuidado. Dependendo do produto, alguns preferem até adicioná-los utilizando o fuê e mexendo-os de forma delicada.

Adicione o fermento apenas antes de ir ao forno

Para que o fermento químico tenha o máximo de efeito, acrescente-o somente ao final do batimento e com cuidado, levando o bolo ao forno imediatamente, para que o bolo cresça bem.

Utilize as formas corretamente

O ideal é que o bolo ocupe três quartos da forma, para que esse tenha espaço para se desenvolver. Se ficar muito abaixo, corre o risco de assar demais e queimar e se ultrapassar pode derramar e não assar bem no centro. Deixe as formas já untadas e enfarinhadas antes de iniciar a produção.

Espalhe a massa na forma

Ao colocar a massa na forma, tente espalhá-la ao máximo na superfície dessa, pois se ela ficar concentrada em um só ponto, pode ser que ali o bolo fique mais alto. Bata levemente o fundo da forma contra uma superfície sólida para que a massa assente e não fique com bolhas.

Pré-aqueça o forno

O forno deve estar pré-aquecido antes de colocar o bolo. Em geral consideramos 20 graus acima da temperatura de assar para compensar a troca de temperatura com o ambiente ao abrir a porta. Por exemplo, se vamos assar um bolo a 150 °C, precisamos pré-aquecer o forno a 170 °C, assim, quando o bolo entrar o forno estará na temperatura ideal.

Considere a necessidade de espaço dos produtos

Bolos maiores precisam de espaço para crescer , logo, colocar uma assadeira sobre a outra pode fazer com que a superfície de um se cole no fundo da forma do outro. Por isso dê, recomendamos que seja dado um espaço entre as assadeiras, “pulando” níveis dentro da câmara.

Sobrecarregar o equipamento também é uma má ideia, já que isso faz com que o tempo de assar seja maior e com que os produtos não assem corretamente.

Evite abrir a porta enquanto estiver assando

Fazendo isto, haverá perda da temperatura do forno para o ambiente. Aconselha-se abrir o forno somente após 35 minutos.

Bolos maiores precisam de mais tempo

O tempo médio para assar um bolo de 400 g ou mais é de 35 a 45 minutos. Bolos regionais maiores e mais pesados precisarão de até mais do que isso. Se retirados antes, a massa ainda estará crua, mal assada e não manterá sua estrutura.

Bolos muito leves, com muita clara em neve, emulsificantes ou de pré-mistura, costumam assar com menos tempo, mas justamente porque esses contêm mais “ar” do que massa em si.

Já bolos com ingredientes como milho, fubá e mandioca são mais pesados e demandam mais tempo para assar, por terem uma estrutura mais densa e não tão areada quanto se espera.

4. Sobre equipamentos

Batedeiras

O ideal é que essas sejam as profissionais planetárias , de 18 ou até 36 litros. Batedeiras domésticas, mesmo as mais luxuosas, não foram projetadas para a carga de trabalho de uma linha profissional ou comercial, o que impacta na produtividade e reduz a durabilidade dessas.

Fornos

Recomenda-se que sejam maiores , para que comportem mais produtos. Mesmo com uma demanda pequena, o ideal é que seu empreendimento esteja pronto para crescer. Logo, uma aquisição de um forno pequeno, no início, em pouco tempo pedirá a compra de um outro maior, implicando em novos gastos.

5. Conte com apoio de um consultor

Todavia, se após essas dicas ainda persistirem os problemas, ainda há consultores confeiteiros particulares e especializados, que podem ajudar muito no processo de criação, adaptação e definição de processos e padrões de qualidade na produção de bolos. Eles são um investimento que reverte em acertos e padronização.

Por fim, confira mais dicas sobre equipamentos e soluções para o mercado de alimentação, no blog da Prática ! Até o próximo conteúdo!

filés empanados fritos à milanesa
Por Prática 26 abr., 2024
Os empanados são sempre saborosos seja como aperitivos ou pratos principais! Aprenda as diferentes técnicas neste artigo.
pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
MAIS POSTS
Share by: