Fornos vitrine: conheça essa tendência na panificação

Quem era dono de padaria e ficou décadas fora do ramo certamente se assustou com a velocidade com que migramos dos fornos à lenha para equipamentos ultramodernos, como fornos vitrine.

De repente, ficou muito mais simples obter casca crocante, coloração viva, textura perfeita, miolo macio e, principalmente, assamento homogêneo em toda fornada. E tudo isso com menos impacto ambiental, custos menores e maior segurança para operar.

Essa mudança no setor de panificação e confeitaria veio com os fornos turbo, que asseguram a distribuição homogênea do ar quente no interior da câmara. Mas ainda faltava algo para quem queria uma produção visível e uma maneira de deixar a fornada à vista dos clientes.

É aqui que entram os fornos vitrine. Vamos saber mais sobre eles? Continue a leitura até o final!

Por que se preocupar com a integração entre produção e exposição?

Na maioria das padarias, as áreas de atendimento e produção não têm qualquer comunicação. Conquistar o cliente fica então a cargo de uma série de variáveis, menos da mais importante: a do contato visual do consumidor com o produto.

Essa deficiência típica dos layouts das padarias provoca uma enormidade de problemas, desde o abastecimento irregular nos balcões de vidro, passando pela falta de espaço para exposição dos produtos recém-produzidos até as costumeiras desconfianças dos clientes: “esses pães são mesmo de hoje?”

Isolar a produção em uma área adjacente ainda prejudica a qualidade dos produtos, já que a frente da loja “livre” pressiona o gestor a expor um volume imenso de pães e produtos de confeitaria. Mas se eles não são vendidos com rapidez, evidentemente, a qualidade é afetada. Basta lembrar que a literatura especializada estima que as características desejáveis de um pão francês fresco (como casca crocante) se perdem com facilidade.

Os fornos vitrine são um novo conceito, uma evolução dos fornos turbo, especialmente por agregar todas as virtudes e praticidades desse forno de convecção com o cuidado estético de ter a fornada aos olhos do cliente. 

O que é um forno vitrine?

O conceito de forno vitrine é fundamental para resolver muitos desses entraves. Envolve a colocação de um ou mais fornos de panificação na área de venda, com o máximo de visibilidade, fazendo com que durante todo o expediente os produtos sejam preparados ali, bem à vista dos consumidores. 

Mas, claro, não estamos falando de qualquer forno. Essa estratégia traz resultados ao utilizar o instrumento correto: o forno vitrine é projetado para quem acredita que o melhor argumento de venda é o sabor, o aroma e a beleza de uma fornada recém-saída.

Esse equipamento é voltado a quem deseja abrilhantar sua frente de loja com assamento à vista dos clientes, conciliando design moderno, automação e última palavra em tecnologia termodinâmica. Em muitos casos, aliás, essas máquinas são usadas como protagonista da estética da padaria (uma forma simples e funcional de pensar no design da loja).

Mas a grande virtude desse tipo de forno é o efeito provocado na clientela. Havendo produtos frescos saindo a todo momento, os clientes ficam mais propensos à fidelização e confiança, inclusive deixando de comprar nos concorrentes por saberem que no seu estabelecimento há, de verdade, produtos frescos e quentinhos a toda a hora.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

O cheiro do pão francês ou do pão de queijo chama a atenção dos clientes, levando-os a comprar por impulso. E isso não é achismo, é ciência: um estudo feito na Universidade Rockfeller (Nova York) revelou que o ser humano é capaz de lembrar de 35% dos aromas que sente, enquanto se lembra de apenas 2% dos sons que ouve.

Já outro estudo internacional, dessa vez divulgado pelo conceituado jornal britânico Independent, mostrou que um simples cheiro de cafezinho fresco é capaz de aumentar as vendas de uma cafeteria/padaria em torno de 300%.

Por isso, é muito importante trabalhar bastante o Marketing Sensorial, o que inclui visão e olfato. Dessa forma, é possível aumentar a base de clientes e ampliar também o ticket médio.

Quais tipos de produto posso utilizar nos fornos vitrine?

Esses fornos de panificação são compactos, o que garante versatilidade e possibilidade de variação de produtos. Com isso, você pode trabalhar com técnicas de pães congelados crus, pré-assados, confeitaria congelada e salgados. Tudo isso reduzindo as perdas a zero, dado que só se assa o que está sendo vendido. 

Os fornos vitrine podem ser usados em complementariedade à produção normal, auxiliando tanto no fornecimento quanto no preenchimento de lacunas no atendimento.

Quais benefícios o forno vitrine pode agregar à padaria?

Esses equipamentos modernos de panificação tornam seu estabelecimento mais atraente, principalmente por estimularem impulsos no consumidor, como fome e desejo. Além disso, conferem beleza à padaria e, claro, aumentam a qualidade da produção, que se mantém sempre fresca, do forno à mesa do cliente. 

A produção torna-se antecipada e não é mais “puxada” pela área de venda quando o item já está acabando ou faltando. Deixar vitrines vazias é perder vendas. Se nosso cliente não encontra um produto, ele compra no concorrente. Se ele o encontra frio ou fora das características desejáveis, compra também no concorrente.

O uso dos fornos vitrine pode até mesmo reduzir a quantidade e o tamanho do mobiliário: como são produtos frescos, a preferência por eles aposenta grandes balcões expositores, gerando economia e mais espaço.

Como escolher esse tipo de forno?

A escolha do modelo de forno vitrine depende da intenção de uso. Se o objetivo é assar salgados e pães de queijo, pode-se começar com um forno pequeno Miniconv, compacto, facilmente instalado e muito econômico.

Já para quem utiliza assadeiras maiores, o ideal é um modelo de maior capacidade, como o forno HPE80 ou o mais novo HPE120. Outros modelos e tipos são os fornos lastro Ecopower Prática modulares de uma ou duas assadeiras, que podem ser complementados gradativamente, devido a seu sistema de modulação.

Os fornos vitrine Prática são confeccionados inteiramente em aço inoxidável, representando durabilidade, facilidade de higienização e segurança alimentar. Os painéis novos da linha turbo oferecem padronização com possibilidade de controle de receitas e até com parada de turbina para preparo de produtos de confeitaria, além do acabamento e design contemporâneo, que valorizam seu estabelecimento.

Como você viu, toda loja tem uma área que pode ser convertida em um pequeno “ponto quente”, onde os fornos vitrine podem alavancar a popularidade da loja e as vendas. A Prática é líder em soluções na panificação e oferece muitas combinações, seja com fornos turbo, lastro ou ambos, de modo a atender todos os perfis de produtos, gostos e espaços disponíveis.

Compreendeu que a utilidade dos fornos vitrine vai muito além da beleza? Então, continue se aperfeiçoando no setor de panificação e confeitaria, descobrindo agora tudo sobre “ponto quente: conheça esse novo conceito utilizado nas padarias”!

Fornos de PanificaçãoPowered by Rock Convert

Facebook Comments

Blog Comments
Avatar

Conhecer a linha prática!

Prática

Olá, tudo joia? Entre em contato conosco no e-mail sac@praticabr.com ou nos envie uma mensagem no Whatsapp (35) 3449-1213. Aguardamos seu retorno =)

Avatar

Estou interessada num forno de vidrina turbo principalmente para fazer pães italianos individual consume só com encomenda.
Pede um orçamento 110/220 volts

Prática

Olá, tudo joia? Entre em contato conosco no e-mail sac@praticabr.com ou nos envie uma mensagem no Whatsapp (35) 3449-1213. Aguardamos seu retorno =)

Deixe um comentário