Logística de alimentos: 5 passos para fazer uma boa distribuição

Prática • out. 14, 2019

A logística de distribuição de alimentos é uma etapa fundamental do processo industrial. Ela é responsável por garantir a integridade e a segurança alimentar dos produtos, desde o final da linha de produção até a chegada no ponto venda e ao consumidor final.

Cuidar de questões como controle de temperatura, exposição à luz e proteção contra impactos durante o transporte, prolonga a durabilidade de cada item, principalmente daqueles mais perecíveis, reduzindo a taxa de perdas de mercadorias.

Veja, neste artigo, quais são os passos fundamentais para se ter uma logística de distribuição de alimentos mais eficaz e alcance benefícios importantes para o seu negócio.

Importância da logística de distribuição de alimentos

A indústria de alimentos tem particularidades que outros setores da economia não têm. A mais importante delas é a perecibilidade de seus produtos. Mesmo aqueles com prazos maiores demandam cuidados especiais para garantia de qualidade e integridade durante todo o tempo.

Para entender melhor a importância da logística de distribuição de alimentos, vamos começar explicando esse conceito e em seguida a sua relevância para o negócio.

O que é logística de distribuição de alimentos?

A logística de distribuição de alimentos é o processo que tem início na finalização do produto na linha de produção até a chegada dele nos pontos de venda. Fazem parte dela:

  • acondicionamento dos produtos acabados (embalagem);
  • armazenamento no estoque e armazéns;
  • carregamento para transporte;
  • transporte em si;
  • descarregamento no destino.

Cada uma dessas etapas oferece um tipo de risco para os alimentos. É papel da empresa fabricante providenciar os devidos cuidados no armazenamento e transporte, seja por meios próprios ou pela contratação de empresas terceirizadas.

Por que ela é tão importante?

A lucratividade de uma fábrica depende da chegada dos seus produtos aos pontos de venda. Eles precisam manter suas características originais para não perderem valor de mercado.

Conforme o cenário, eles podem sofrer danos sérios que interferem na segurança alimentar. Nesses casos, eles não podem mais ser comercializados, gerando prejuízos para o negócio.

5 passos para garantir mais eficiência na logística de alimentos da sua empresa

Agora que você já sabe o que é e qual é a importância de cuidar da logística de distribuição de alimentos, vamos mostrar um passo a passo com dicas que vão tornar o seu processo mais eficiente, confira.

1. Utilize as embalagens corretas

As embalagens dos alimentos são utilizadas para protegê-los do meio externo. Como produtor, sua preocupação deve estar em todos os níveis de embalagens que contemplam o processo logístico, não apenas aquela conhecida pelos consumidores finais.

São 5 níveis no total:

  • primário  — nível que está em contato direto com o alimento e determina a unidade de consumo;
  • secundário  — é o agrupamento das embalagens primárias e facilita o manuseio de maiores quantidades (geralmente em forma de fardos ou caixas);
  • terciário — envolve diversas unidades de embalagens secundárias e conta com materiais mais fortes e resistentes, como o papelão e a madeira;
  • quaternário — junção de embalagens terciárias para a facilitação do armazenamento e transporte (geralmente por meio de paletes);
  • quinto nível — utilizado para envios mais distantes, como contêineres.

Cada um desses níveis é responsável por garantir a manutenção das características físicas e químicas dos alimentos, mesmo diante de exposição ao sol, vento, mudanças climáticas e impactos sofridos dentro dos veículos.

2. Aposte em código de barras

A tecnologia deve ser utilizada como facilitador do processo de distribuição logística. O ponto fundamental disso é contar com o código de barras. Ele permite a automação de diversas etapas, inclusive com o auxílio de inteligência artificial e equipamentos operados por sistemas autônomos.

Além de agilizar o processo, ele minimiza os erros causados por falhas humanas e aprimora os controles de estoque, carregamento e transporte. Com isso, ele torna o negócio mais produtivo e rentável.

3. Mantenha o local higienizado

Higiene é um ponto crucial para o setor alimentício. A começar pelo cumprimento da legislação exigida pela Vigilância Sanitária. Isso evita a aplicação de multas e outros tipos de penalidades que podem chegar ao ponto de encerrar as atividades do negócio.

Outro ponto que é ainda mais importante é que, mantendo a higiene em dia, sua empresa evita a contaminação dos alimentos. Isso resulta em produtos de qualidade, que não oferecem risco aos consumidores.

Dessa forma, temos dois benefícios diretamente ligados à essa questão: legalidade e qualidade. Juntos, esses dois aspectos são responsáveis pela imagem da empresa no mercado, e isso é um dos fatores mais relevantes para o sucesso de um negócio.

4. Minimize os impactos do processo de transporte

O transporte é a parte mais crítica da logística de distribuição de alimentos, pois é nesse momento que fica mais difícil controlar as interferências externas. No estoque ou armazém, todo o ambiente pode ser climatizado, com adaptação de luz, circulação de ar e temperatura, a fim de garantir o máximo de conservação dos produtos.

Durante o transporte, seja em caminhão, trem, avião ou mesmo navio, os alimentos estão sujeitos a grandes movimentações e mudanças nas condições de temperatura e ventilação. Por isso, alguns deles vão requerer detalhes específicos, como refrigeração ou embalagens especiais que minimizem os impactos físicos.

5. Tenha uma atenção especial aos perecíveis

Os alimentos perecíveis merecem uma atenção diferenciada. Por serem mais delicados e perderem qualidade mais rapidamente, eles demandam cuidados extras.

Produtos de agricultura tradicional ou orgânica , como frutas, verduras e legumes, por exemplo, precisam ser distribuídos com mais agilidade. Já as carnes e laticínios demandam veículos com refrigeração.

Para os produtos industrializados, como pães , salgados e refeições pré-prontas , valem as orientações do nutricionista ou químico responsável. Em resumo, o mais importante é garantir o máximo de proximidade das condições que seriam aplicadas em um armazém ou estoque comum.

Como vimos, os cuidados com a logística de distribuição de alimentos são essenciais para garantir a integridade da produção até a chegada aos pontos de venda. Isso proporciona mais qualidade e evita perdas e prejuízos ao longo do processo.

Dessa forma, seguindo os passos deste artigo, esse desafio se torna muito mais fácil de ser superado e seu negócios têm mais chances de crescer e se destacar no mercado.

pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
camarões descascados cozidos e fatias de abacate em vasilhas de aço inoxidável
Por Prática 09 abr., 2024
O mise en place traz inúmeros benefícios para os negócios com impactos na velocidade do preparo e atendimento. Aprenda mais neste artigo.
Pessoa embalando alimentos em embaladora à vácuo
Por Prática 08 abr., 2024
As vantagens das embalagens no setor alimentício vão desde a eliminação de desperdícios, estocagem, transporte e segurança. Saiba mais.
MAIS POSTS
Share by: