Atendimento ao cliente: 10 dicas para o sucesso do seu estabelecimento

Prática • mar. 17, 2023

Um bom atendimento ao cliente é essencial, não é mesmo? Afinal, quem não gosta de ser tratado com respeito e educação onde quer que esteja, independente de quem seja? Com certeza todos gostamos, ainda mais quando se trata de alimentação; sendo os estabelecimentos que lideram a lista dos ambientes mais frequentados diariamente.

Por isso, apresentaremos algumas dicas indispensáveis para o sucesso do seu estabelecimento. Dicas que se forem muito bem executadas e priorizadas, será diferencial para qualquer empresa voltada a este segmento de mercado. 

10 dicas de atendimento ao cliente para o sucesso do estabelecimento

Seguem algumas das dicas mais do que válidas para proporcionar aos clientes um atendimento que os faça desejar voltar sempre.

1. Ambiente

Quem disse que o local não conta? Conta sim, e muito! Mesmo com novas formas de prestar o serviço de atendimento ao cliente, o local ainda é um critério de peso, ainda mais quando o assunto é escolher um bom restaurante para almoço ou jantar, formal ou não. 

Por isso, disponibilizar aos clientes um local confortável e aconchegante, com uma boa música ambiente, deve estar entre as prioridades. Independentemente da estação, um local arejado e bem climatizado pode ser um ponto a mais.

2. Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia está aí para alavancar o seu empreendimento, por isso, não perca a chance de usar todos os recursos possíveis e disponíveis. 

Disponibilizar tomadas, por exemplo, é um atrativo, assim como o wi-fi que se tornou o carro chefe dos ambientes como hotéis, restaurantes etc. Mas esteja atento às inovações das novas ferramentas apresentadas pelo mercado. Não há cliente que resista a um bônus, ainda mais se for uma novidade.

3. O primeiro contato

Se a primeira impressão é a que fica, uma imagem que transmita alegria cabe muito bem nesta hora. Então, não basta apenas um uniforme bem alinhado, neste contato, um belo sorriso e total respeito pelo cliente pode ser a porta de entrada para o início de um relacionamento duradouro.

4. Gentileza sempre

Toda a gentileza é necessária no trato com o cliente e deve ser priorizada a todo o instante. A comunicação deve ser formal e cortês, independentemente de qualquer situação, até mesmo nas mais delicadas.

Lembre-se que o respeito pode fazer toda a diferença na hora de lidar com alguns momentos tensos, por isso, treine sua equipe para agir com educação e cordialidade. O segredo é a empatia. Em outras palavras, coloque-se no lugar do seu cliente.

5. Cardápio

Este é um assunto que dá água na boca e não podíamos deixar de falar das refeições. Independentemente da especialidade culinária do estabelecimento, uma boa dica é evitar exageros na descrição dos pratos, ou seja, é interessante ter um cardápio de fácil compreensão.

No final das contas, o que mais importa ao consumidor é saborear algo agradável e que esteja realmente como o descrito no menu.

6. Clareza

Quando se trata de um serviço de atendimento, a clareza também é muito importante. A transparência nas ações também é necessária, sobretudo quando se está prestando um serviço. Dessa forma, garantir um atendimento honesto vai fazer com que o cliente tenha em conta, também, a ética do local.

7. Objetividade

Outro item importante, a objetividade nas informações dadas aos clientes é imprescindível, principalmente quando se trata de perguntas. O conhecimento sobre sua atividade é muito importante, afinal, é necessário passar confiança e comprometimento com o serviço.

8. Verdade acima de tudo

Muito mais do que ter todas as opções do menu disponíveis, ser honesto com os clientes é irrevogável.

Então, se houver algum prato indisponível, ou algum problema que pode acarretar atrasos, comunique ao cliente. Além de ser a ação mais adequada, o cliente vai se sentir bem mais satisfeito, por saber que frequenta um local onde o respeito e a responsabilidade estão acima de qualquer outra coisa.

9. Eficiência

Não adianta estar com uma boa aparência e uma oratória impecável, se não houver agilidade e eficiência no atendimento. E esta eficiência passa muito pelo tempo de espera, sendo o fator que mais pesa na balança na hora de escolher um bom restaurante. 

Diante disso, viabilizar um breve retorno às solicitações dos clientes, pode assegurar sua fidelidade, visto que atenção e presteza demonstram não apenas organização da empresa, como respeito para com a clientela.

10. Resolução de problemas

Não raro, eventualmente sempre tem um cliente que nunca está satisfeito, e neste momento, saber contornar a situação é crucial. Óbvio que este ponto deve ser evitado, mas não sendo possível, manter a calma é sempre indispensável.

Lembre-se sempre, por mais que haja razões a favor da empresa, “O cliente tem sempre razão”. Assim, procure desviar o foco do problema, propiciando atenção, respeito aos questionamentos apresentados e, por que não, oferecendo algo pela manutenção do momento.

No final, com certeza, o fator cordialidade vai prevalecer e tudo será restabelecido.

Dos resultados

Conhecendo estas dicas, não deixe de considerá-las no seu estabelecimento e também procure sempre inovar, melhorando ainda mais seu empreendimento na busca de fornecer o melhor e criar um elo permanente com sua clientela.

filés empanados fritos à milanesa
Por Prática 26 abr., 2024
Os empanados são sempre saborosos seja como aperitivos ou pratos principais! Aprenda as diferentes técnicas neste artigo.
pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
MAIS POSTS
Share by: