Atendimento ao cliente: 10 dicas para o sucesso

Atendimento ao cliente: 10 dicas para o sucesso do seu estabelecimento

Atendimento ao cliente

Atendimento ao cliente: 10 dicas para o sucesso do seu estabelecimento

Um bom atendimento ao cliente é essencial, não é mesmo? Afinal, quem não gosta de ser tratado com respeito e educação onde quer que esteja, independente de quem seja? Com certeza todos gostamos, ainda mais quando se trata de alimentação; sendo os estabelecimentos que lideram a lista dos ambientes mais frequentados diariamente.

Por isso, apresentaremos algumas dicas indispensáveis para o sucesso do seu estabelecimento. Dicas que se forem muito bem executadas e priorizadas, será diferencial para qualquer empresa voltada a este segmento de mercado. 

10 dicas de atendimento ao cliente para o sucesso do estabelecimento

Seguem algumas das dicas mais do que válidas para proporcionar aos clientes um atendimento que os faça desejar voltar sempre.

1. Ambiente

Quem disse que o local não conta? Conta sim, e muito! Mesmo com novas formas de prestar o serviço de atendimento ao cliente, o local ainda é um critério de peso, ainda mais quando o assunto é escolher um bom restaurante para almoço ou jantar, formal ou não. 

Por isso, disponibilizar aos clientes um local confortável e aconchegante, com uma boa música ambiente, deve estar entre as prioridades. Independentemente da estação, um local arejado e bem climatizado pode ser um ponto a mais.

2. Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia está aí para alavancar o seu empreendimento, por isso, não perca a chance de usar todos os recursos possíveis e disponíveis. 

Disponibilizar tomadas, por exemplo, é um atrativo, assim como o wi-fi que se tornou o carro chefe dos ambientes como hotéis, restaurantes etc. Mas esteja atento às inovações das novas ferramentas apresentadas pelo mercado. Não há cliente que resista a um bônus, ainda mais se for uma novidade.

3. O primeiro contato

Se a primeira impressão é a que fica, uma imagem que transmita alegria cabe muito bem nesta hora. Então, não basta apenas um uniforme bem alinhado, neste contato, um belo sorriso e total respeito pelo cliente pode ser a porta de entrada para o início de um relacionamento duradouro.

4. Gentileza sempre

Toda a gentileza é necessária no trato com o cliente e deve ser priorizada a todo o instante. A comunicação deve ser formal e cortês, independentemente de qualquer situação, até mesmo nas mais delicadas.

Lembre-se que o respeito pode fazer toda a diferença na hora de lidar com alguns momentos tensos, por isso, treine sua equipe para agir com educação e cordialidade. O segredo é a empatia. Em outras palavras, coloque-se no lugar do seu cliente.

5. Cardápio

Este é um assunto que dá água na boca e não podíamos deixar de falar das refeições. Independentemente da especialidade culinária do estabelecimento, uma boa dica é evitar exageros na descrição dos pratos, ou seja, é interessante ter um cardápio de fácil compreensão.

No final das contas, o que mais importa ao consumidor é saborear algo agradável e que esteja realmente como o descrito no menu.

6. Clareza

Quando se trata de um serviço de atendimento, a clareza também é muito importante. A transparência nas ações também é necessária, sobretudo quando se está prestando um serviço. Dessa forma, garantir um atendimento honesto vai fazer com que o cliente tenha em conta, também, a ética do local.

7. Objetividade

Outro item importante, a objetividade nas informações dadas aos clientes é imprescindível, principalmente quando se trata de perguntas. O conhecimento sobre sua atividade é muito importante, afinal, é necessário passar confiança e comprometimento com o serviço.

8. Verdade acima de tudo

Muito mais do que ter todas as opções do menu disponíveis, ser honesto com os clientes é irrevogável.

Então, se houver algum prato indisponível, ou algum problema que pode acarretar atrasos, comunique ao cliente. Além de ser a ação mais adequada, o cliente vai se sentir bem mais satisfeito, por saber que frequenta um local onde o respeito e a responsabilidade estão acima de qualquer outra coisa.

9. Eficiência

Não adianta estar com uma boa aparência e uma oratória impecável, se não houver agilidade e eficiência no atendimento. E esta eficiência passa muito pelo tempo de espera, sendo o fator que mais pesa na balança na hora de escolher um bom restaurante. 

Diante disso, viabilizar um breve retorno às solicitações dos clientes, pode assegurar sua fidelidade, visto que atenção e presteza demonstram não apenas organização da empresa, como respeito para com a clientela.

10. Resolução de problemas

Não raro, eventualmente sempre tem um cliente que nunca está satisfeito, e neste momento, saber contornar a situação é crucial. Óbvio que este ponto deve ser evitado, mas não sendo possível, manter a calma é sempre indispensável.

Lembre-se sempre, por mais que haja razões a favor da empresa, “O cliente tem sempre razão”. Assim, procure desviar o foco do problema, propiciando atenção, respeito aos questionamentos apresentados e, por que não, oferecendo algo pela manutenção do momento.

No final, com certeza, o fator cordialidade vai prevalecer e tudo será restabelecido.

Dos resultados

Conhecendo estas dicas, não deixe de considerá-las no seu estabelecimento e também procure sempre inovar, melhorando ainda mais seu empreendimento na busca de fornecer o melhor e criar um elo permanente com sua clientela.

Gostou do post? Conheça também o conceito de green kitchen e como aplicá-lo em seu estabelecimento.

Tags:
Blog Comments
Responder

augusto cesar siqueira garcia

de grande valor essas matérias para o nosso desenvolvimento profissional, buscando atender melhor nossos clientes.

Agradecemos por nos prestigiar, Augusto. Continue acompanhando nossos conteúdos e sucesso!

Deixe um comentário

error: Content is protected !!