Atendimento: tenha uma equipe especialista em vender mais

Prática • nov. 05, 2021

Um bom atendimento depende diretamente de sua equipe para o sucesso de qualquer empreendimento. Bons produtos, localização, propaganda, apresentação e loja, perdem todo sentido quando seu time não está comprometido.

Além da cordialidade de um bom atendimento, conhecimento dos produtos, capacidade de orientar o cliente e fazer indicações, outro ponto fundamental é a agilidade do serviço.

A boa notícia é que tudo isso pode ser resolvido! É possível capacitar o time de atendimento para impactar positivamente o timing de compra do cliente. Acompanhe este artigo para saber mais detalhes a respeito!

O fator “Tempo”

Vivemos em uma realidade em que tudo é incrivelmente rápido e as pessoas também vivem no mesmo ritmo. No trabalho, estudos ou outras atividades, as pessoas estão com pouco tempo para se alimentarem e portanto, não podem esperar 40 minutos por uma refeição.

Mesmo quando em seu horário livre, em um final de semana, feriado, férias ou à passeio, elas ficam insatisfeitas com a demora porque estão condicionadas a não esperarem muito no dia a dia.

O que é o “ timing de compra do cliente”?

A expressão em inglês “ timing ” refere-se ao tempo que se leva para realizar qualquer ação. Já o “ timing ” de compra do cliente se refere ao tempo que ele leva para decidir se compra ou não o seu produto, ou se permanece ou não na sua loja.

Do momento que ele entra em seu estabelecimento, vê seus produtos e preços, recebe o atendimento, até ao pagar por ele no caixa, tudo deve contribuir para que ele seja otimizado.

Neste processo, um dos fatores que mais pesa é o tempo de atendimento. Não adianta ter um excelente produto, um belo estabelecimento, mas um serviço moroso ou de qualidade questionável, ou ainda, se há uma fila de clientes na porta ou no caixa.

Dessa forma, é importante investir em estrutura, mais colaboradores, treinamentos e capacitações para a equipe de atendimento, de modo que ela aprenda a atender ao timing de compra do cliente e suas necessidades de forma eficiente, proporcionando a melhor experiência possível e não deixar o cliente ir embora e perder as vendas.

Bom atendimento começa na cozinha

Uma técnica que pode ajudar é a do Cook and Chill que consiste na produção antecipada dos alimentos utilizando os ultracongeladores. Outro apoio é o uso dos Speed Ovens e micro-ondas profissionais , para finalizar e aquecer alimentos com rapidez.

Dessa forma você pode produzir um maior volume de produtos, separar porções, congelar e armazenar, e, por fim regenerar no momento de servir. Ademais, com isto você facilita o atendimento e aumenta a variedade de itens oferecidos.

Atendimento é agilidade também na entrega

A ansiedade e a insatisfação aumentam a cada minuto que passa e o pedido não chega. Por isso, o estabelecimento deve estar preparado para que a logística, seja em pedidos no balcão ou mesmo nas entregas por aplicativo de delivery.

Lembre-se também de treinar e capacitar seus entregadores, para que as entregas ocorram de forma pontual e segura. O pedido também deve manter a apresentação e temperatura ideais. Para isso, faça um estudo de embalagens e transporte, para que a entrega seja feita da forma mais profissional possível.

Como capacitar o time de atendimento?

Muitos negócios começam de forma amadora e acabam incluindo profissionais que ainda não estão completamente capacitados para oferecer o melhor atendimento ao público. Mas isso não é motivo para desespero. Existem diversas formas de alinhar sua equipe mesmo com o estabelecimento funcionando.

Vale destacar, ainda, que existe uma vantagem no processo de profissionalização com o negócio em marcha, porque sua equipe aplicará o que aprendeu de forma prática quase que instantaneamente.

É essencial que o empreendedor invista na profissionalização da equipe e que busque recursos e ferramentas para garantir um bom aprendizado.

Você pode optar pelos cursos online , acessáveis a qualquer momento, de qualquer lugar e em módulos independentes, para melhorias específicas.

Existem ainda, instituições como o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) , com as quais é possível receber orientações mais específicas, de acordo com a cidade em que o empreendimento está localizado. 

Por fim, tenha em mente que toda transição exigirá esforço, mas na medida em que os resultados começarem a surgir positivamente e o negócio ganhar um ritmo mais orgânico, você verá que toda a dedicação valeu a pena!

Conclusão

Como você pôde ver, capacitar o time de atendimento é algo fundamental para otimizar os processos de produção e entrega, possibilitando assim, oferecer os produtos certos aos clientes no momento certo, o que resultará na expansão do empreendimento.

Agora que você já sabe o que precisa ser feito, confira nossas dicas de cursos de gastronomia para se profissionalizar ainda mais.

pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
MAIS POSTS
Share by: