Cilindro automático: conheça este equipamento

Prática • abr. 22, 2022

Por trás do pãozinho francês que comemos todos os dias pela manhã, existem diversas máquinas que fazem todo o processo de produção dele e, entre elas, está o cilindro. Um equipamento que consiste, geralmente, de dois rolos regulados por um manípulo, que proporcionam um bom ponto da massa.

Como todo equipamento tradicional, o cilindro também tem versões modernas , que facilitam a operação cotidiana das padarias e trazem diversos benefícios. Por isso, neste artigo, falaremos um pouco mais dos cilindros automáticos e dos seus impactos tanto no resultado final dos pães quanto na produtividade da padaria.

Continue lendo e confira!

Como é o processo de cilindragem nas padarias hoje?

Ao sair da amassadeira, a massa é sem forma. E, para ajudar nessa fase, é utilizado o cilindro, geralmente o manual.

Nele, o operador passa uma quantidade de massa várias vezes pelos rolos, comprimindo-os gradativamente e fazendo dobras na massa até que essa fique lisa e uniforme. Esaa operação é repetida inúmeras vezes durante o expediente.

E como o cilindro automático pode ajudar nessa operação? Veremos sobre isso a seguir.

O que é o cilindro automático?

A principal diferença dele já está implícita em seu nome, ele é automático, o que significa que ele pode ser programado para funcionar de forma praticamente independente. Ele possui um painel eletrônico programável que permite salvar 6 receitas (com 5 etapas cada), nas quais é programado o tempo do processo, a abertura dos cilindros e a velocidade de cada etapa.

Em vez de dois rolos, os automáticos costumam ter três rolos sequenciais, que permitem uma compactação gradual. Com isso, ele agride menos a rede de glúten e precisa de menos repetições da operação.

Além disso, diferente dos cilindros manuais, ele possui duas velocidades, uma lenta e outra rápida. O que possibilita atender a diferentes produtos e ritmos de produção.

Aplicação do cilindro automático nas padarias

Mesmo em padarias menores, um cilindro automático auxilia consideravelmente a rotina diária do padeiro, pois seu funcionamento proporciona mais ergonomia e praticidade na manipulação da massa durante o processo, o que auxilia muito no bem-estar desse profissional.

Em padarias modernas, centrais produção e indústrias, onde utilizam-se os grupos automáticos de divisão e modelagem, o cilindro automático é utilizado para confeccionar as mantas ou tiras (embiras) de massa, que são utilizadas para abastecer esses equipamentos.

Benefícios do uso do cilindro automático para as produções de pães:

  • Praticidade: com a programação, elimina-se o trabalho manual, bastando ao operador jogar a massa no cilindro.
  • Produtividade: a automação dessa fase do processo aumenta a produtividade da linha como um todo.
  • Economia de farinha: diferente dos cilindros manuais, os automáticos demandam bem menos farinha na sua operação.
  • Ergonomia: a operação é facilitada pela não exigência de trabalho pesado no manuseio das massas, o que contribui para a saúde e satisfação do colaborador.
  • Padronização: a programação permite padronização nos tempos e na abertura dos rolos de compactação, o que evita que haja cilindragem de mais ou de menos, o que pode gerar desvios.
  • Melhor laminação e sova: devido à ação dos três rolos sequenciais.
  • Produtos com melhor qualidade e acabamento: boa casca, pestana pronunciada e miolo (miga) uniforme.

Cuidados na aquisição do cilindro automático

Depois dos requisitos básicos como, por exemplo, verificar se o espaço, acessos e localização comportam o mesmo, é preciso verificar se a capacidade é compatível com a demanda e, também, a potência dos motores. Da mesma forma, são recomendados cilindros confeccionados com materiais que proporcionem mais durabilidade e facilidade de higienização, como o aço inoxidável.

Listamos alguns outros itens relevantes na aquisição de cilindros automáticos:

  • Conformidade com a NR12 : veja se o equipamento foi produzido com componentes de segurança conformes e não adquira equipamentos de fontes pouco confiáveis.
  • Robustez: verifique com o fabricante se os rolamentos e mancais são vedados e se possuem correntes duplas e engrenagens com dentes endurecidos.
  • Facilidade de movimentação: por ser um equipamento pesado, verifique se tem rodízios para que movimentação sem problemas.

Escolha a ferramenta certa para o trabalho certo

Profissionalmente falando, há uma ferramenta para cada função e produto específico. Cada equipamento, por mais que utilize um mesmo princípio, é construído para atender às características e requisitos de um produto, assim como seu regime de trabalho típico.

O cilindro de panificação não é diferente: ele é indicado somente para massas de pães. Por outro lado, há os exclusivamente para pastel, macarrão e também as laminadoras , que se destinam para produção de massas folhadas , como o croissant.

Ao utilizar um equipamento não adequado para um determinado tipo de produto, corre-se o risco de não serem atingidos os parâmetros de qualidade. Além disso compromete-se a produtividade desejados ou, ainda, de danificar o mesmo.

Concluindo

Em suma, como você pôde notar, a automação está chegando até nos mais comuns equipamentos da padaria. Com isso, uma enorme melhoria e inovação em cada processo de produção desse negócio.

Uma das grandes evoluções foi a criação de grupos automáticos de divisão e modelagem, que também pode auxiliar e muito na produção da sua padaria. Por isso, que tal saber um pouco mais sobre eles? Fique por aqui e leia nosso artigo!

filés empanados fritos à milanesa
Por Prática 26 abr., 2024
Os empanados são sempre saborosos seja como aperitivos ou pratos principais! Aprenda as diferentes técnicas neste artigo.
pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
MAIS POSTS
Share by: