A Colomba Pascal é um pão doce e originário da Itália, que possui maciez, aroma e sabor deliciosos. Tradicionalmente, ela é feita com laranjas cristalizadas e uma cobertura à base de farinha de amêndoas, açúcar e claras.
Aqui, no Brasil, ela ganhou releituras e ficou tão associada à Páscoa quanto o panetone ao Natal, atuando como um excelente presente para a família e amigos.
Assim sendo, a Colomba Pascal representa uma oportunidade imperdível de vendas e ganhos para o empreendedor como produto sazonal. Por isso, preparamos essa postagem especial com dicas sobre como faturar com esse produto e, também uma receita para você fazer a sua no seu empreendimento!
Continue a leitura e confira!
Só para ilustrar a importância da data, uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), de 2019, mostrou que cerca de 102,7 milhões de brasileiros realizariam compras para a Páscoa só em 2020.
De acordo com a mesma sondagem, 64% dos consumidores pretendiam comprar presentes e chocolates para a data e 31% relataram a intenção de gastar mais. Isso é, projeções de vendas boas.
Além disso, quem acompanha supermercados ou outros varejistas já observou como esse produto vem entrando cedo nas prateleiras, isso porque as marcas querem ser notadas primeiro e porque há uma tendência entre os consumidores de querer comer algo sazonal fora da sazonalidade.
Dessa forma, cabe ao empreendedor tanto investir na agilidade da produção e comercialização quanto oferecer alternativas atrativas para ganhar essa “fatia” do mercado.
Em primeiro lugar, fique atento aos lançamentos do mercado. Sempre há a divulgação de novas farinhas, pré-misturas, enzimas, essências, chocolates e até embalagens. As versões mais atualizadas visam trazer mais qualidade, padronização, rendimento, atratividade, conservação de produto e facilidade na operação.
Faça uma prospecção, avaliando o custo-benefício e converse com seus fornecedores. Se possível, solicite amostras para testes prévios.
Para produzir com qualidade e atender aos clientes em geral, você já precisa prever sua demanda convencional.
Porém, só isso não vai bastar, a produção de itens sazonais também deve ser adicionada na conta, para que a demanda extra da Páscoa ou do Natal, por exemplo, não impacte negativamente na sua oferta.
Por isso, se sua demanda é comercial, é necessário ter equipamentos profissionais e maiores, como:
É aqui que podemos conquistar uma vantagem competitiva: o tempo. Se você conseguir colocar seu produto à venda antes dos seus concorrentes, provavelmente já sairá à frente deles nas vendas.
Com o intuito de garantir esse fornecimento, a produção antecipada feita utilizando os ultracongeladores , é uma alternativa. No caso da Colomba Pascal, você produz uma grande quantidade de massa crua, a armazena à frio e, quando necessário, apenas retira a massa do freezer, descongela, fermenta e assa, economizando tempo.
Seus concorrentes são uma grande fonte de aprendizado. Seja pelo que fazem bem, isso é, no que você pode se inspirar, personalizar e aplicar no seu negócio, ou nas possíveis falhas deles, que te ensinam o que não fazer e que podem ser exploradas.
Por exemplo, se ele faz a Colomba Pascal dele com fermento natural e os clientes gostam, você pode implementar esse ingrediente na sua também. Por outro lado, se a colomba do concorrente tem menos recheio, talvez você possa colocar mais recheio na sua e divulgar esse diferencial.
Estamos acostumados a comprarem um produto embalado e etiquetado ou dentro de uma caixa, que foi feito dias antes.
Porém, imagine se você entra em uma padaria, é recebido por um delicioso aroma de pães ou de doces e, ao chegar ao balcão, consegue vê-los assando na hora. Isso daria água na boca, não é mesmo?
Esse é o poder do conceito de “frente de loja” e de “ponto quente” , que pode ser utilizado também para as Colombas Pascais. E o melhor, para implementá-lo, basta investir em fornos vitrine , que são compactos e possuem uma porta com vidro, permitindo a total visualização do alimento assando.
Só para exemplificar, trouxemos uma receita básica de Colomba Pascal, porém essa pode ser feita em versões integrais, diet ou light e com fermentação natural:
Bata todos os ingredientes secos na amassadeira espiral por 1 minuto na velocidade baixa. Em seguida, acrescente a água, bata por mais 4 minutos na velocidade 1, aumente para a velocidade 2 e deixe bater até obter o “Ponto de véu”.
Feita a massa, divida-a em 36 peças de 250 g e 72 peças de 150 g, ou faça a divisão como preferir. Após isso, deixe-as em um descanso mínimo de 20 minutos, cobertas com plástico.
Molde as peças de 250 g em filões e boleie as peças de 150 g, colocando os filões no meio da forma e as bolas nas laterais. Feito isso, leve as formas à câmara de fermentação por 90 minutos ou até a massa atingir um dedo abaixo da borda.
Após fermentadas, aplique a cobertura sobre as colombas, decore-as com amêndoas fatiadas e inteiras e peneire açúcar de confeiteiro.
Por fim, leve-as ao forno a uma temperatura de 170 °C por 35 minutos ou até obter o ponto.
Preparo: bata na batedeira todos os ingredientes até que fique uniforme.
Em suma, a Colomba Pascal pode trazer vários benefícios para seu empreendimento, aproveitando as oportunidades de mercado. Para melhorar ainda mais essas vantagens, vale dar destaque a esse produto na loja (e aos outros de produção própria ) e, também, propor combos e cestas de páscoa com ele.
Mas as vendas não vêm apenas das colombas, não é mesmo? Por isso, confira também nossas 5 dicas de como assar produtos corretamente nos fornos de convecção !
O post Colomba pascal: aproveite a época e alavanque as vendas apareceu primeiro em Blog Prática | Gastronomia e Panificação.
MANTENHA-SE SEMPRE INFORMADO
NEWSLETTER
Receba nossas novidades por email:
Obrigado!
SOBRE O BLOG
Focada em auxiliar na produção de comida boa e de qualidade, a Prática desenvolveu um blog para levar dicas e conhecimentos para tornar o setor de food service cada vez mais sustentável e lucrativo.
PRÁTICA PRODUTOS S/A. TODOS OS DIREIROS RESERVADOS COPYRIGHT