6 dicas para se diferenciar no mercado de pizzarias

Powered by Rock Convert

Acredite se quiser: o Brasil está em segundo lugar no ranking de países que mais consomem pizzas no mundo — perdendo somente para os Estados Unidos. De acordo com dados da Associação de Pizzarias Unidas de São Paulo, os brasileiros consomem 1 milhão de pizzas por dia. Isso exige de muitos empreendedores um profundo conhecimento no ramo e a necessidade diária de saber como se diferenciar no mercado.

Afinal, como você já deve ter notado, não é difícil encontrar uma pizzaria por aí. Até nas menores cidades sempre existem estabelecimentos prontos para oferecer produtos fresquinhos e de alta qualidade aos clientes. Diante disso, o que fazer para driblar a concorrência e consolidar o seu negócio?

As possibilidades são inúmeras. Você pode, por exemplo, investir em um cardápio mais amplo ou até mesmo criar promoções em dias específicos da semana. Para ajudar nessa empreitada, vamos compartilhar algumas dicas exclusivas que certamente farão a diferença nos lucros mensais da sua pizzaria. Que tal? Acompanhe o post para saber mais!

1. Ofereça pizzas de diferentes tamanhos

Os gestores que não desejam alterar o menu costumam criar diferentes formatos de pizza. Para as datas comemorativas, os modelos em coração são excelentes opções. Mas não se esqueça de que você ainda pode oferecer inúmeros tamanhos, capazes de satisfazer às necessidades de diferentes públicos: 

  • pizza pequena ou brotinho (4 pedaços); 
  • pizza média (6 pedaços); 
  • pizza grande (8 pedaços); 
  • pizza gigante (12 pedaços);
  • pizza big (16 pedaços).

Agora, se a ideia for servir refeições que carreguem uma proposta mais intimista ou até “take to go”, a comercialização de pedaços é excelente. Assim, os clientes conseguem provar mais sabores e conhecer toda a variedade do seu cardápio em pouco tempo.

2. Permita que os próprios clientes montem suas pizzas

Nos últimos tempos (e graças ao avanço da internet), os consumidores estão mais bem informados e exigentes. Esse fator fez com que houvesse um aumento significativo na procura por produtos e serviços personalizados. 

E não seria diferente no mercado das pizzarias. Pensando em oferecer uma experiência ainda mais exclusiva, vários negócios estão permitindo que os consumidores escolham os ingredientes de suas próprias pizzas. Assim, é possível montar refeições customizadas e capazes de se adequar perfeitamente às necessidades de cada pessoa.

Seguindo esse raciocínio, é interessante permitir que o consumidor escolha os seguintes elementos de sua pizza: 

  • o tipo de massa (fina, média ou grossa). Também é possível decidir entre massa clássica ou integral; 
  • o tipo e a quantidade de molho; 
  • os queijos; 
  • as carnes; 
  • os vegetais; 
  • os temperos, entre outros. 

3. Produza massas artesanais e mais elaboradas

Outra boa estratégia para quem quer saber como se diferenciar no mercado é criar um cardápio de pizzas premium. Como o próprio nome já revela, trata-se de pizzas preparadas a partir de ingredientes selecionados e responsáveis por elevar o sabor e a qualidade de cada pedido. 

Em paralelo, também é possível investir em um processo de fabricação artesanal. Para isso, o restaurante pode preparar a massa utilizando o fermento natural, que pode ser produzido na própria pizzaria, para garantir aroma, sabor, cor e crocância únicos à massa.

Além disso, um molho de tomate fresco e outros insumos deliciosos feitos de forma natural são essenciais para a pizza artesanal.

Dentro desse conceito, a massa costuma ser produzida com farinha italiana e apresenta um tempo de fermentação que gira em torno de 48 horas. Inclusive, cada etapa do procedimento deve ocorrer em um ambiente refrigerado, com excelente infraestrutura e fornos de ponta para assar muito bem as pizzas.

4. Inclua a tecnologia na sua produção

Existem diversos equipamentos no mercado que facilitam desde a produção das massas até o seu assamento, por meio da automação.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Normalmente, as massas são amassadas, emboladas e fermentadas no método convencional, tudo de forma manual. Mas, com poucos equipamentos, podemos modernizar o processo e oferecer pizzas de forma mais rápida, com mais qualidade e com padronização, três características fundamentais para conquistar o cliente.

O ideal é dar três grandes amigos ao pizzaiolo:

  • amassadeira: esse equipamento produz a massa de forma homogênea, sem perda de umidade e, o melhor, de forma totalmente automatizada. Dê à equipe apenas a tarefa de separar e modelar as bolas de massa;
  • câmaras de fermentação: as fermentadoras dão à produção a capacidade de controlar a fermentação da massa, podendo retardá-la ou adiantá-la, sem depender do clima.
  • speed oven próprio para pizzas: esse equipamento em especial gera resultados incríveis em pouquíssimo tempo. Os melhores modelos assam pizzas de até 40cm em apenas 2 minutos e 30 segundos.
  • Ultracongeladores: equipamentos que resfriam e congelam com máxima agilidade, segurança e qualidade. Com um ultracongelador é possível congelar massas cruas e pizzas cruas montadas, além de poder resfriar pizzas pré-assadas. Tudo para produzir ou finalizar as pizzas com mais agilidade, sob demanda e sem desperdícios.

5. Entenda o tipo de promoção que mais agrada ao seu público

Assim como acontece em qualquer tipo de negócio, uma boa promoção tem um poder fantástico para as pizzarias. Afinal, quem não gosta de economizar? Por isso, ao criar ofertas específicas, é possível atrair o público e fidelizá-lo, fazendo com que a marca da sua pizzaria fique cada vez mais famosa na região. 

Mas não basta lançar promoções sem fazer o devido cálculo ou conhecer as necessidades de seus consumidores. Antes disso, o truque é analisar a sua concorrência e entender o tipo de oferta em que os demais estabelecimentos estão investindo. 

Um cuidado básico é analisar se outras pizzarias oferecem combos, em quais dias da semana são ofertadas promoções e por aí em diante. 

E sabe qual é a parte boa? Existem várias ofertas que podem ser criadas sem que fiquem limitadas aos tradicionais combos. Esse é o caso dos programas de fidelidade, das bordas recheadas grátis e do clássico “compre 1, leve 2”. 

Outro ponto interessante é observar o dia da semana que apresenta menos movimento. Nesses períodos, lançar boas ofertas é uma estratégia certeira para aumentar a demanda de pedidos e fazer com que o seu negócio continue lucrando. Não se esqueça!

6. Utilize as estratégias de marketing a seu favor

Independentemente do tamanho da empresa, se você deseja aprender como se destacar no mercado é importante ter o marketing sempre ao seu lado. 

Atualmente, não existe uma só pizzaria de sucesso que não esteja presente nas redes sociais. É essencial realizar uma forte divulgação em canais como o Facebook e Instagram, criando conteúdos de valor e capazes de estimular a integração com os consumidores. 

Fora isso, pensar em um site completo e que traga informações também é imprescindível para que o consumidor consiga sanar suas dúvidas com facilidade. Por fim, caso haja orçamento disponível, ainda recomendamos que você invista na infraestrutura de seu negócio. 

Mude a fachada, aposte em uma boa iluminação e crie uma identidade visual completa, pronta para atrair o público e deixar a sua marca mais conhecida. Vale a pena!

Depois de tudo isso, precisamos pensar nas entregas, utilizando uma boa gestão de delivery, com forte presença nos aplicativos de entrega já existentes ou no WhatsApp/ aplicativo próprio da empresa. Afinal, não basta produzir e divulgar bem, precisamos cuidar para que essa qualidade chegue até o último ponto do serviço: o cliente comendo pizzas boas e na hora certa.

Após essa leitura especial, esperamos que você tenha entendido como se diferenciar no mercado de pizzarias e fazer com que o seu negócio decole. 

E, caso tenha gostado de nossas dicas, aproveite o momento para também compartilhar o conteúdo nas redes sociais e manter seus contatos atualizados. Até a próxima!

Powered by Rock Convert

Facebook Comments

Deixe um comentário