Cozinha regional brasileira: veja os principais pratos

Prática • out. 01, 2021

As cores, os aromas e os sabores da cozinha regional brasileira comportam as influências e heranças africanas e europeias. Estas, mescladas às receitas dos brasileiros indígenas, construíram os paladares de caiçaras, caipiras, ribeirinhos, sertanejos, matutos, interioranos. E por que não os metropolitanos que habitam, de norte a sul e de leste a oeste, esse país complexo e fascinante.

Nesse cenário, os restaurantes investem na comida regional, em busca de proporcionar aos clientes experiências únicas e aquele desejo de conhecer um prato típico ou mesmo matar a saudade de casa.

Ficou curioso? Neste post, vamos conhecer os principais pratos e ingredientes de cada região e como a tecnologia ajuda no preparo dessas delícias da cozinha regional brasileira.

Região Sudeste

A Região Sudeste tem forte influência portuguesa, africana e de povos indígenas. Nela se produz café, milho, mandioca também conhecida como macaxeira e aipim em outras regiões. Arroz, feijão, leite e frutas que são usados nos principais pratos regionais.

No estado paulista temos as melhores pizzas , o famoso sanduíche de mortadela, o virado à paulista, cuscuz paulista e picadinho paulista como pratos típicos.

Em Minas Gerais o destaque principal é para o tempero caseiro e o fogão à lenha. Nesse estado, encontramos o famoso queijo minas e da Serra da Canastra. Temos o pão de queijo, galinha ao molho pardo, preparado no seu próprio sangue, feijão tropeiro, frango com quiabo, tutu com torresmo e couve.

No estado carioca destaca-se a feijoada brasileira acompanhada com farofa, couve, arroz, torresmo e laranja fatiada. Outros ingredientes famosos são: bacalhau, feijão preto, canjiquinha e camarão com chuchu.

No Espírito Santo , encontramos excelentes pratos com frutos do mar. A famosa moqueca capixaba na panela de barro com urucum e coentro, arroz com camarão, peixe ao molho verde, caranguejada, pirão e quibebe de abóbora. 

Além dessas delícias, no estado capixaba temos a torta típica feita com uma mistura surpreendente de ingredientes: siri, sururu, camarão, ostra e bacalhau. Tudo isso com temperos picantes e ingredientes frescos da própria região.

Preparar todos esses pratos pode ser um desafio, visto que muitos ingredientes são altamente perecíveis. Para que isso não aconteça, precisamos aliar a tecnologia ao preparo dos alimentos para manter a essência dos ingredientes.

Região Sul

O Sul é muito conhecido pelo clima e pela presença de imigrantes europeus. Na culinária do Rio Grande , temos o famoso churrasco gaúcho , polenta e massas italianas, arroz carreteiro com carne de charque, chimarrão. Tem o cuscuz cozido no pano e a vapor com recheio de charque, salame, cebola, cheiro verde, limão e manteiga.

No preparo do churrasco temos um bom exemplo do uso da tecnologia quando se utiliza o defumador profissional com termômetro para o preparo da carne.

Em Santa Catarina a tecnologia na maricultura é bem significativa, ali são cultivadas: ostras, mexilhões, vieira e algas.

No Paraná o destaque fica para pratos como o famoso barreado, a carne de onça e o o pão no bafo. Além disso, o pinhão é um ingrediente bastante utilizado em pratos paranaenses.

Na Região Sul tem-se a produção de soja, trigo, milho, batata, laranja, uva, erva mate, gado de leite italiano e gado de corte nelore.

Região Centro-Oeste

A culinária do Centro-Oeste se justifica pela forte influência da pecuária e pelos frutos regionais. Alguns são pequi, guariroba, araçá, araticum, baru, buriti, caju, jatobá, jenipapo, mangaba, maracujá, murici, milho verde, amora preta e goiaba.

Todas essas frutas são usadas em vários pratos regionais como o famoso arroz e galinha caipira com pequi. Ou com guariroba, goiabada, pirão, farofa de banana, empadão goiano, pamonha, caldo de piranha e vaca atolada.

Como muitos frutos são perecíveis, a tecnologia do processamento para a produção de polpas de qualidade garante que possam ser usados em outras regiões do país. 

Região Norte

A riqueza da Amazônia tem grande influência na culinária. O seu bioma fornece os  principais ingredientes, como peixes, carnes, ervas aromáticas e temperos exóticos.

Outros produtos utilizados são: cupuaçu, guaraná, mandioca, jambu, pirarucu, tucunaré, urucum, açaí e castanha do Pará.

Os pratos típicos, como pato no tucupi, tacacá, maniçoba, mujica de pintado, caldeirada de tambaqui são preparos especiais. Aliados a práticas de tecnologia, conservam a essência de todos os seus ingredientes.

A tecnologia da piscicultura garante ingredientes sempre frescos sem agressão ao meio ambiente. O processo produtivo tem como objetivo a produção de proteína animal de forma sustentável.

Região Nordeste

A comida nordestina é conhecida pelo seu tempero picante, herança da africana enraizada na região. O alto teor calórico é destaque para a carne bovina e caprina, peixes e frutos do mar.

Os principais pratos são: moqueca de peixe, bobó de camarão, baião de dois, caruru, vatapá, acarajé. Há o rubacão, mistura de arroz com feijão verde, queijo coalho, charque e creme de leite. Tem o famoso escondidinho de carne de sol, a panelada, buchada, sarapatel, tapioca, rapadura, arroz com capote, caranguejada, cocada e paçoca.

Tudo isso com temperos típicos, tais como azeite de dendê, leite de coco e muita pimenta.

Todos os ingredientes são abundantes na região: coco, azeite de dendê, cana-de-açúcar, peixes e frutos do mar, mandioca, cacau, jambo, umbu, caju, dentre outros.

Mais uma vez a tecnologia auxilia no preparo alimentar e a sua distribuição para outros estados. Estamos falando dos alimentos ultracongelados que mantêm ao máximo suas características naturais e o seu valor nutritivo.

Concluindo

Em suma, incluir pratos da cozinha regional brasileira em seu estabelecimento é uma excelente forma de atrair novos públicos e aumentar a rentabilidade do negócio.

No entanto, a seleção da matéria-prima e a distribuição para bares e restaurantes espalhados pelo país é um grande desafio que a tecnologia procura superar. 

Para isso, é importante investir no processamento e na conservação alimentar, o que envolve uma combinação de procedimentos que as cozinhas regionais brasileiras devem conhecer.

pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
camarões descascados cozidos e fatias de abacate em vasilhas de aço inoxidável
Por Prática 09 abr., 2024
O mise en place traz inúmeros benefícios para os negócios com impactos na velocidade do preparo e atendimento. Aprenda mais neste artigo.
Pessoa embalando alimentos em embaladora à vácuo
Por Prática 08 abr., 2024
As vantagens das embalagens no setor alimentício vão desde a eliminação de desperdícios, estocagem, transporte e segurança. Saiba mais.
MAIS POSTS
Share by: