Como escolher o melhor forno de panificação entre os tipos disponíveis no mercado?

  • Home
  • Panificação
  • Como escolher o melhor forno de panificação entre os tipos disponíveis no mercado?

Panificadoras precisam ter dinâmica para atender às exigências do consumidor. Entregar o básico não é mais uma opção, já que os comércios desse segmento querem, cada vez mais, ampliar sua oferta de produtos. Para garantir a produção de qualidade e com a capacidade de manter fornadas saindo a todo momento, é fundamental escolher o melhor forno de panificação disponível.

Essa seleção, no entanto, precisa ser feita de forma técnica. Avaliações responsáveis garantem que o estabelecimento invista em um equipamento capaz de corresponder às exigências da panificadora. É preciso ter um forno eficaz em relação ao nível de demanda de produção e também ao tipo de alimentos que são preparados.

Neste post, mostraremos quais são os fornos disponíveis e como selecionar o melhor para seu estabelecimento. Confira!

Quais são os tipos de forno de panificação disponíveis no mercado?

Antes de realizarem um investimento, panificadoras precisam conhecer detalhadamente quais são os tipos de forno de panificação disponíveis no mercado. Eles são voltados para diferentes níveis de exigência e variação técnica na produção. Atualmente, podemos destacar três tipos: turbo, lastro e vitrine. A seguir, conheça melhor sobre cada um deles.

Turbo

Os fornos turbo têm como principal componente de sua estrutura uma turbina que serve para distribuir o calor de maneira uniforme por todo o espaço interno. Assim, com menor espaço na produção e com boa eficácia, é possível assar uma fornada maior de produtos.

Essa é uma opção de forno mais básico, mas que cumpre com um ótimo papel em produções que focam em itens básicos de padaria. Eles são ótimos para a produção de fornadas recorrentes do tradicional pão francês, além de terem um custo-benefício muito atraente.

Lastro

O Lastro é um forno de panificação maior e com capacidade avançada de garantir bons resultados em produtos customizados, ou seja, que vão além da padaria clássica. Ele possui controle individual na parte superior e inferior da câmara, ou seja, o espaço em que o alimento é comportado para que seja assado.

Em relação às questões físicas, o lastro é um tipo de forno de panificação maior e mais robusto. Sendo assim, ele ocupa um espaço maior. Ele também tem uma quantidade de assadeiras reduzidas por câmara em comparação ao turbo, mas, em contrapartida, pode ter até 4 câmaras individuais sobrepostas.

Vitrine

O forno vitrine é a menor opção, com uma estrutura mais compacta e ideal para a parte da frente da loja. Eles atendem bem estabelecimentos que precisam ter pontos de finalização para que os produtos sejam servidos na temperatura ideal.

Nesse modelo, no entanto, o ideal é que se mantenha uma variedade menor de produtos, também em quantidade reduzida de unidades. Em compensação, ele pode ser utilizado com fornos de lastro ou turbo sobrepostos.

Como escolher o melhor tipo de forno de panificação?

Escolher o forno de panificação ideal para o estabelecimento é um processo que envolve uma série de fatores. Muitos comércios têm simultaneamente os três modelos que apresentamos, ou seja, a necessidade de produção varia muito de um local para o outro.

Outro ponto a considerar é que alguns estabelecimentos usam fornos de maior potência para toda a produção, incluindo produtos simples, com o pão francês. É importante considerar, além da parte técnica, o investimento e o dinamismo na rotina do estabelecimento.

Powered by Rock Convert

Por exemplo, há muitos estabelecimentos que utilizam o forno turbo para produtos de confeitaria fina, como doces, especialmente os da Prática, que contam com sistema de parada de turbina. Assim, é mais fácil dar um acabamento adequado aos alimentos.

A seguir, confira quais fatores são mais críticos e têm maior peso na hora de escolher o forno de panificação ideal.

Especificidades de produto

Produtos variados têm diferentes exigências em relação à preparação. Por exemplo, se o estabelecimento tem um produto que vende bastante e seu preparo requer cuidados específicos, é fundamental ter o forno mais adequado possível no local. Independentemente do preço, é necessário considerar o faturamento e entender que o forno ideal traz a rotina adequada.

No entanto, se a padaria tem um grande volume de vendas em mais de um produto e que exijam diferentes tipos de forno, é necessário ter todos, ou ao menos, os necessários para manter a qualidade. Em alguns casos, o mesmo forno poderá fazer diferentes papéis mantendo a qualidade. Nesses casos, é preciso saber avaliar as exigências para providenciar o melhor equipamento.

Produtividade

Geralmente, a produtividade é o fator mais importante para a escolha de fornos de panificação. O seu melhor produto só será importante se puder ser oferecido no tempo certo, com fornadas saindo frequentemente e atendendo o consumidor da maneira que ele deseja. Produtividade é também fundamental para que o estabelecimento cresça, aumente as vendas e caia no gosto do público.

Flexibilidade na produção

A flexibilidade é um importante fator devido ao fato de que panificadoras podem ter uma oferta muito diversificada de produtos. Nesses casos, um forno capaz de trabalhar com o maior número entre esses produtos é o tipo mais valioso que se pode ter. Isso representa um investimento reduzido, além de dinamismo na produção cotidiana.

Investimentos

Investimentos devem ser precisos. De que adianta ter os fornos mais caros do mercado se eles não são capazes de trazer dinamismo na entrega de fornadas e qualidade à produção? A princípio, é fundamental avaliar o que o negócio quer ofertar.

A partir disso, ao considerar o volume de vendas e o tamanho do estabelecimento, a escolha deve ser feita também com a flexibilidade guiando os investimentos. Essa é a garantia de que se terá o equipamento necessário, sem gastar mais do que se deve, e com a certeza de que ele será ideal para as exigências do estabelecimento.

Quais são os erros que devem ser evitados na escolha desses fornos?

É preciso ter muito cuidado na hora de escolher um forno de panificação. Há muito em jogo, como dinheiro, qualidade do que se venderá e a satisfação o consumidor. Por isso, alguns erros recorrentes precisam ser evitados a qualquer custo. Preparamos uma lista com os principais, são eles:

  • não compre fornos de fornecedores desconhecidos e sem avaliação por parte de outros clientes;
  • só compre o forno diante de um estudo de previsão de demanda. Comprar sem saber o quanto o estabelecimento venderá por dia pode ser um grave erro;
  • não aconselhamos comprar fornos domésticos ou de tamanho abaixo do que seu estabelecimento exige;
  • evite comprar fornos de estrutura pouco robusta, já que a exigência em relação ao uso causa desgaste com o tempo;
  • Avalie a possibilidade de testar o forno antes. Fornecedores precisam oferecer essa possibilidade, do contrário, você não saberá o que esperar do produto;
  • antes de comprar, estude mais sobre todos os fornos e o que eles entregam;
  • compre fornos pensando em escalar sua produção. Isso garante que você possa crescer o estabelecimento sem precisar comprar novos equipamentos.

Onde comprar um forno de panificação?

O forno de panificação é um produto bastante específico e profissional. É fundamental buscar fornecedores especializados e que tenham vasta experiência nesse mercado. Lojas generalistas, como de eletrodomésticos, dificilmente poderão oferecer a estrutura necessária. Para ter o melhor, é necessário contar com quem já ajudou outros estabelecimentos com essa mesma necessidade.

Busque referências com outros lojistas e saiba quais fornecedores têm oferecido equipamentos para eles. Você também pode realizar pesquisas para encontrar boas empresas que têm feito um trabalho relevante no segmento. O ideal é realizar uma compra que traga segurança, ou seja, não haja medo no momento de fechar negócio.

O forno de panificação é o equipamento principal de estabelecimentos do setor. Ele será o coração do negócio e garantirá que tudo saia como planejado, seja em relação à qualidade do produto ou quanto ao nível de produção para atender aos clientes.

A Prática é especialista em equipamentos para o setor e pode ajudar seu negócio. Entre em contato conosco!

Fornos de PanificaçãoPowered by Rock Convert

Facebook Comments

Deixe um comentário