Gerenciamento de equipe: como manter um time qualificado?

Gerenciamento de equipe: como manter um time qualificado?

Um bom gerenciamento de equipe garante o máximo do potencial e satisfação de seus colaboradores.

Gerenciamento de equipe: como manter um time qualificado?

O gerenciamento de equipe da sua empresa tem sido eficiente? A gestão de pessoas, quando bem aplicada, proporciona diversos benefícios para o negócio. No setor de panificação, esses impactos são ainda maiores, visto que todos os processos dependem da intervenção humana para serem executados.

Para garantir bons resultados e o sucesso da empresa, é fundamental adotar algumas práticas que contribuam para a qualificação e a satisfação dos funcionários. Neste artigo, vamos falar sobre a importância de ter esse cuidado e quais são as principais ações que você, como gestor, pode implementar para obter todos esses ganhos. Confira!

Qual a importância de fazer o gerenciamento de equipe?

O gerenciamento de equipe envolve uma série de ações, por isso, nem sempre é algo simples ou fácil de ser adotado. Diante disso, muitos empresários acabam optando por deixar o assunto para depois, sem ter a noção do quanto essa decisão é prejudicial ao seu negócio. Então, vamos começar falando sobre alguns dos principais motivos que mostram a importância de fazer essa gestão.

Mantém os colaboradores motivados

Uma equipe bem gerenciada se mantém mais motivada para exercer suas tarefas do dia a dia. Isso reduz, por exemplo, o volume de atrasos e faltas, bem como as entregas de atestados médicos. O entusiasmo com a rotina de trabalho faz com que as pessoas se sintam mais felizes e consigam se concentrar melhor no que deve ser feito, gerando mais produtividade.

Melhora a qualidade dos produtos

A gestão eficaz de pessoas envolve a capacitação constante dos colaboradores na execução de suas tarefas. A atualização de técnicas e a criação de processos mais bem estruturados faz com que os produtos da padaria, por exemplo, sejam fabricados com mais qualidade e padronização. Os clientes ficam mais satisfeitos e passam a confiar cada vez mais na sua marca.

Melhora o atendimento aos clientes

Os treinamentos programados para a capacitação dos funcionários da empresa não se restringem às demandas técnicas e operacionais. Boa parte dos cursos devem ser voltados para práticas comportamentais, que ajudem a oferecer um atendimento melhor aos clientes. O aprimoramento da linguagem, da postura e da forma como cada pessoa é recebida no estabelecimento fazem toda a diferença na experiência do consumidor.

Proporciona o crescimento sustentável do negócio

Diante de todos os motivos citados até aqui, fica fácil perceber que uma equipe bem gerenciada é capaz de manter a empresa mais forte no mercado. Como consequência, a tendência é que o negócio cresça de forma mais segura e sustentável, visto que os colaboradores estarão preparados para enfrentar os próximos desafios.

Quais são as ações mais relevantes para empresas de panificação?

Agora que você entendeu a importância de fazer um bom gerenciamento de equipe, vamos listar algumas ações que não podem deixar de ser feitas em sua empresa. Acompanhe!

Implementar uma rotina de treinamentos

O treinamento das equipes deve incorporar a rotina do estabelecimento. Não precisa ser algo realizado todos os dias, mas é fundamental que seja feita uma programação de cursos, treinamentos e palestras de forma a garantir o aprendizado contínuo. O ideal é intercalar ações maiores, como a participação em eventos, com outras mais simples e rápidas, como cursos e workshops.

Monte um planejamento anual com os principais assuntos a serem abordados e identifique aqueles que demandam uma atualização mais frequente. Adote diferentes formatos para facilitar o acesso dos participantes, como os cursos realizados à distância ou treinamentos dentro da própria empresa, feitos em parceria com instituições de ensino.

Aprimorar a relação com os clientes

Uma empresa do setor de panificação que não cuida da sua relação com os clientes não tem grandes chances de se manter bem no mercado. A concorrência é cada dia maior e os detalhes são os principais pontos de diferenciação.

Com a ajuda dos funcionários que têm um contato mais direto com a clientela, a empresa pode estabelecer o mix de produtos de forma mais precisa ao público atendido. Além disso, a criação de promoções e toda a comunicação da empresa são adequadas ao perfil que se deseja alcançar.

Gerenciamento de equipe: postura e abordagem 

Ao cuidar da gestão de pessoas, a organização tem a oportunidade de determinar a postura de atendimento aos consumidores que será adotada, criando uma identidade mais forte perante o mercado. O tipo de linguagem a ser utilizada e o nível de autonomia concedida ao time de atendentes ajudam nesse sentido.

Cada tipo de público é diferente e requer atitudes distintas por parte do estabelecimento. Enquanto alguns gostam de ser abordados e receber sugestões, outros preferem o autoatendimento. Funcionários bem treinados conseguem fazer essa distinção e agir conforme o necessário. Ele se dá quanto à linguagem e à postura.

Sistemas e processos no gerenciamento de equipe

Os procedimentos internos também demandam uma certa atenção no que diz respeito ao gerenciamento de equipe. É importante que os colaboradores conheçam bem os processos para que tudo seja feito conforme o esperado.

Por isso, o recomendado é que a rotina de treinamentos envolva os processos do cotidiano e que eles sejam repassados periodicamente para toda a equipe. Isso garante que todos estejam cientes das suas responsabilidades e das consequências de não executar suas tarefas da forma correta.

Investir no gerenciamento de equipe e desenvolvimento

Por fim, a última ação que vamos destacar é o investimento no desenvolvimento dos colaboradores. Essa prática tem se mostrado bastante efetiva na melhoria dos resultados porque os funcionários são seres humanos, com todos os seus prós e contras.

Desenvolver as pessoas é mostrar o quanto a organização se importa com o bem-estar e o crescimento de cada colaborador, que, em retorno, ganha mais disposição e motivação para dar o melhor de si pela empresa.

O gerenciamento de equipe tem o poder de gerar todos os benefícios citados, desde que você, como gestor, esteja disposto a investir nele. Comece com práticas simples, como reuniões e vá acrescentando aos poucos. O mais importante é garantir que seu time seja qualificado.

Agora continue se aprofundando no assunto e veja como engajar sua equipe e como fazer uma gestão de pessoas eficiente. Continue a leitura.

Tags:
Deixe um comentário

error: Content is protected !!