Manteiga: aprenda mais sobre esta parceira antiga do pão

Manteiga: aprenda mais sobre esta parceira antiga do pão

Manteiga

Manteiga: aprenda mais sobre esta parceira antiga do pão

A panificação é um dos grandes setores da economia global, já que o pãozinho está presente diariamente na mesa de milhões de pessoas acompanhado com a manteiga.

Além de ser uma parceira antiga do pão, a manteiga também tem aplicações em diversas receitas devido às suas propriedades. Além disso, ela é um excelente produto para oferecer como complemento, aumentando o ticket de quem vai a padaria só para pegar um pãozinho.

Diante da grande versatilidade que esse produto oferece, surgem algumas dúvidas sobre a sua utilização. Pensando nisso, produzimos este post com a finalidade de esclarecer grandes pontos a respeito do seu uso na padaria. Confira.

História da manteiga

A origem desse alimento não é totalmente comprovada. No entanto, historiadores afirmam que a manteiga surgiu no período da pré-história, quando os humanos começaram a domesticar e criar animais como vacas, cabras e ovelhas para consumo tanto da carne, quanto do leite.

Estima-se que as primeiras manteigas foram feitas por acidente. Uma das hipóteses sugere que um nômade encheu de leite uma sacola produzida da pele de um carneiro, amarrou nas costas do seu cavalo e saiu para percorrer uma grande distância.

Após balançar bastante e entrar em contato com o calor durante o trajeto, o nômade percebeu que o leite se transformou em um creme que mais tarde foi denominado manteiga. Com o tempo, mais especificamente a partir do século XIX, a fabricação passou a ser feita em grande escala por fazendas e, principalmente, pela indústria.

Composição da manteiga

A manteiga é um produto natural feito a partir do leite da vaca. A sua composição consiste em aproximadamente 83% de gordura e o restante de água e derivados de lactose, como o açúcar do leite.

Portanto, esse alimento é um produto rico em gorduras saturadas, calorias e colesterol e conta com duas variações:

  • a tradicional: feita antes da acidificação da nata; e 
  • a doce: feita após a acidificação da nata. 

Valor nutricional da manteiga

Além de conter grandes taxas de gordura, a manteiga traz vitaminas como:

  • vitamina A: é a vitamina com maior concentração no produto e ajuda o corpo a suprir a sua dose diária;
  • vitamina E: um antioxidante poderoso que pode ser encontrado em alimentos gordurosos;
  • vitamina B12: é uma vitamina que só é encontrada em alimentos de origem animal como carnes, ovos e produtos lácteos; 
  • vitamina K2: vitamina responsável por ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares.

Aplicações da manteiga na gastronomia

A manteiga permite o preparo de centenas de pratos diferentes como pães, doces, salgados, dentre outros. Isso é possível graças ao poder que ela tem em deixar os produtos:

Saborosos

A manteiga é o ingrediente preferido dos chefs de cozinha para dar um sabor especial nos alimentos e nos molhos. Na panificação, esse cenário não é diferente, uma vez que ela é essencial para que os produtos tenham uma coloração atraente e um sabor especial.

Úmidos

A composição da manteiga permite que ela tenha um grande papel na retenção de umidade. Isso porque ela impede que a água absorvida pelo trigo seja perdida, o que é essencial para a fabricação de diversas receitas.

Macios

Quando pensamos em alimentos fofinhos e macios, vêm em nossas mentes pães, bolos e outras sobremesas. Mas o que muitos não sabem é que uma das maiores responsáveis por essa maciez é a manteiga.

Isso ocorre pelo fato de que a gordura aumenta a extensibilidade da massa e impede que ela endureça. Um exemplo claro disso é o miolo do pão.

Como usar a manteiga no seu negócio

A grande maioria das panificadoras utiliza a manteiga nos seus produtos, porém nem todas sabem aproveitá-la da melhor maneira possível. Cada tipo de massa demanda uma quantidade específica, por exemplo, o famoso pão brioche utiliza grandes quantidades desse ingrediente.

Dessa forma, é importante saber a quantidade exata de manteiga que cada produto da sua padaria oferece, além de levar em conta que esse alimento não é utilizado somente na massa dos pães.

Logo, uma opção é disponibilizar o produto para venda ou até mesmo para servir de acompanhamento do pão dentro do seu estabelecimento. Com isso, o ticket médio, ou seja, o faturamento do seu empreendimento pode aumentar exponencialmente por conta de um produto em questão.  

Entretanto, antes de adicionar a manteiga com essa finalidade, é fundamental realizar um planejamento financeiro e operacional adequado para que tudo flua corretamente.

A manteiga na confeitaria

Esse ingrediente também está presente na confeitaria e é responsável por dar um toque especial em bolos, tortas e outras doçuras. Isso porque, ela influencia na textura e na consistência da massa desses alimentos, além de proporcionar os outros benefícios listados anteriormente. 

Portanto, adicionar produtos da confeitaria em sua padaria é mais uma solução para explodir as suas vendas.

Quais são os cuidados necessários com a manteiga?

Assim como qualquer outro produto, a manteiga demanda cuidados referentes aos seus processos para preservar as suas características. Essas precauções são direcionadas à/ao:

Escolha

É importante selecionar uma manteiga de qualidade e o mais natural possível com um bom fornecedor, dado que a sua eficiência será decisiva na satisfação do consumidor.

Armazenamento

Recomenda-se armazenar a manteiga na geladeira para garantir a sua integridade. Dê preferência para sua embalagem original ou para o papel manteiga e jamais utilize o papel alumínio, pois a manteiga pode absorver os seus componentes. 

Aplicação

As receitas geralmente pedem que a manteiga esteja em temperatura ambiente. Para isso, basta tirá-la da geladeira e aguardar alguns minutos ou então mergulhá-la em água morna.

Conclusão

A manteiga é um alimento de grande importância para a culinária, incluindo fortemente a panificação. Dessa forma, utilizá-la de maneira versátil em sua padaria produz grandes potenciais de retornos financeiros. Afinal, quem não gosta de um pão quentinho acompanhado de uma manteiga derretida?

Curtiu o post? Então aproveite e confira mais 6 formas de aumentar o ticket médio da sua padaria.

Fornos de Panificação
Tags:
Deixe um comentário

error: Content is protected !!