blog Prática

Menu online: como montar um e disponibilizá-lo para os clientes?

Prática • 21 de junho de 2021

Não há como negar: a cada dia, o número de usuários presentes na internet só cresce. Em paralelo, novos recursos vêm sendo desenvolvidos para que as empresas consigam atender a essa demanda e, com isso, oferecer uma experiência “de primeira” aos seus clientes. No ramo alimentício, uma dessas ferramentas é o uso do menu online, também conhecido como cardápio digital.

Ao investir na proposta, os empreendedores conseguem expandir as suas lojas, especialmente durante as épocas em que os pedidos via delivery — ou takeaway — estão em evidência. Por essas e outras, esse é um ótimo momento para considerar a ideia e fazer com que o seu negócio se modernize e fique preparado para agradar consumidores cada vez mais exigentes e seletivos.

E, caso você ainda não tenha começado, tudo bem! Neste post, vamos explicar o passo a passo para quem deseja montar um menu online eficiente, atraente e capaz de render excelentes resultados a longo prazo. Vamos lá!

Escolha uma boa ferramenta para o menu online

Para começar a criar o seu menu online, será preciso escolher uma boa ferramenta digital. Hoje em dia, existem inúmeras plataformas que facilitam a criação desse tipo de cardápio — algumas, até mesmo, já oferecem modelos prontos e disponíveis para a personalização.

Vale lembrar que diversos formatos vêm sendo disponibilizados, por isso, é necessário comparar as alternativas até identificar a que melhor se encaixa em suas necessidades.

Há, por exemplo, aquelas completas, que carregam as cores e a logomarca de sua empresa. Enquanto outras, são mais simples, compartilháveis e apresentam somente os pratos e os valores do menu.

De qualquer modo, e de acordo com a opção escolhida, o material poderá ser utilizado para diversas funções, como:

  • fazer a divulgação de pratos e bebidas de modo interativo;
  • agilizar os pedidos para os clientes de delivery, utilizando um sistema moderno e inteligente;
  • aquecer as vendas e estimular as compras feitas pela internet;
  • criar um diferencial competitivo no segmento alimentício;
  • atrair pessoas que, até então, não tinham conhecimento a respeito de sua loja.

Configure o seu cardápio digital

Seja qual for o modelo de menu online escolhido e a sua plataforma, uma coisa é verdadeira: você precisará fazer alguns ajustes para garantir que o material se adeque às necessidades do seu negócio.

Com esse tipo de cuidado, será possível oferecer uma experiência incrível aos clientes, aumentando o seu reconhecimento e reputação no ramo alimentício. Desse modo, os detalhes que não devem ser ignorados são:

  • categorias: é preciso estabelecer a disposição correta dos produtos, separando por pratos principais, bebidas e sobremesas, entre outros;
  • dica do chefe: ofereça sugestões da casa para os usuários que ainda não tiveram contato com o seu negócio;
  • descrição: especifique bem o que consta em cada prato. Assim, você aumenta as chances do cliente saber o que está pedindo, aumentando as conversões do menu online;
  • pagamento: mostre todas as opções disponíveis para que o consumidor pague pelo produto sem dor de cabeça;
  • cores e fontes: escolha padrões que tenham relação com a identidade visual do seu negócio. Também é essencial optar por um visual clean e que facilite a leitura.

Não se esqueça de configurar o menu para que o material tenha o tamanho adequado e funcione bem na plataforma escolhida. Veja, ainda, a configuração das fotos para evitar que o cardápio demore demais para ser baixado ou abrir na tela.

Utilize boas imagens para ilustrar os pratos

Sem dúvida, a imagem é um dos pontos fortes de um menu online. Afinal, é por meio das fotografias que os clientes se sentirão atraídos e motivados a realizar seus pedidos. Por isso, é interessante trabalhar com fotos chamativas, capazes de abrir o apetite do usuário e despertar o desejo de experimentar o produto.

Para tanto, aposte em uma produção caprichada na hora de realizar os registros. Invista em uma boa iluminação e produza pratos para que eles apresentem um visual envolvente.

Lembre-se de utilizar imagens em alta resolução. Se estiver encontrando dificuldades, considere contratar os serviços de um profissional especializado e que consiga valorizar os seus produtos.

Defina bem os preços e as promoções no menu online

Assim que os demais detalhes do seu menu online forem escolhidos, chega o momento de considerar os preços. Aqui, será necessário criar valores fixos e tabelados, já que o preço de cada prato pode diminuir ou aumentar a sua concorrência.

Esse cuidado é de extrema relevância, exigindo uma análise profunda dos insumos utilizados em cada receita, além das despesas de cunho operacional e até de sua margem de lucro.

Neste processo, também é válido investir na estratégia de descontos para opções específicas do menu. Você pode, por exemplo, criar promoções para itens em períodos sazonais, a fim de atrair a clientela e, ao mesmo tempo, fidelizá-la.

Mantenha o menu online atualizado

É fundamental que tanto os textos, quanto os valores dos produtos estejam bem visíveis no cardápio. Inclua o que está incluso e não-incluso em um prato, para que não haja falhas na comunicação e você consiga minimizar possíveis aborrecimentos entre os consumidores.

Por fim, não deixe de manter o seu menu online sempre atualizado — especialmente, no que diz respeito aos preços e à disponibilidade de produtos. Caso contrário, é provável que o usuário tenha uma má experiência e até desista de fazer pedidos na sua loja.

Depois que tudo estiver pronto, disponibilize o seu cardápio digital em diferentes canais de venda. O material pode estar acessível em sua conta comercial do WhatsApp, no site institucional, no Google e nas redes sociais.

Caso queira mais modernidade, considere a ideia de investir nos menus via QR Code — você só precisa imprimir e distribuir códigos de acesso dentro de seu próprio estabelecimento.

Esperamos que, depois dessas dicas, fique mais fácil implementar o menu online em seu negócio. Basta colocar essas recomendações em ação e ter o máximo de cuidado para garantir a melhor experiência de compra para os seus clientes. Vai valer a pena!

Caso queira continuar se aprofundando no assunto, aproveite também para descobrir o que é Grab and Go , a tendência do momento!

Share by: