A reforma de cozinha profissional é um dos investimentos que está sintonizado com o ganho de competitividade no ramo alimentício. Isso porque as mudanças otimizam a produção e trazem funcionalidade e modernidade, ou seja, é possível atender a mais pedidos em um curto espaço de tempo, aspecto totalmente sintonizado com a rentabilidade.
Com o objetivo de auxiliá-lo nessa empreitada, vamos apresentar, neste post, informações imperdíveis sobre esse momento de inovações. Acompanhe!
Existem inúmeros indicadores que demonstram momentos propícios à reforma de cozinha. Caso a sua demanda de entregas tenha aumentado nos últimos meses, por exemplo, e o espaço físico já não é tão adequado, as mudanças contribuiriam para trazer mais funcionalidade.
A reforma também é necessária quando a cozinha está apresentando deficiências estruturais e até mesmo nos maquinários, influenciando negativamente na produção dos alimentos comercializados.
Com o investimento, as melhorias impactam positivamente no aumento da produtividade e contribuem para a conquista de mais clientes, pois os prazos de entrega serão respeitados tão quanto a qualidade dos produtos, sejam eles refeições, pizzas ou lanches.
Entre as vantagens que uma reforma de cozinha traz, podemos citar a modernização do espaço, como explicaremos agora.
Muitas cozinhas mal-estruturadas acabam tendo um impacto negativo na produção, inclusive com constantes reclamações por parte dos clientes.
Isso porque a funcionalidade fica para segundo plano em razão do sistema horizontal de distribuição dos equipamentos e utensílios, ocupando grande espaço.
Ao realizar uma reforma sintonizada com o que há de mais moderno no mercado, você poderá modificar esse sistema para o vertical. Nele, é possível produzir mais em um menor espaço físico, tendência totalmente sintonizada com a otimização do tempo, redução dos custos e aumento da produtividade.
Mas esse avanço só acontece em cozinhas que contam com equipamentos que valorizam as inovações. Veja alguns que não podem faltar no espaço do seu negócio.
Nesse sistema, são instalados o forno combinado e o ultracongelador. Ambos reduzem consideravelmente o tamanho dos equipamentos, trazendo mais funcionalidade ao dia a dia.
A redução nos custos acaba sendo uma realidade por meio da otimização das operações, inclusive com diminuição na mão de obra.
Afinal, as inovações tecnológicas contribuem com maior conhecimento e engajamento por parte dos colaboradores, abrindo oportunidades para profissionais qualificados e que saibam manusear os equipamentos.
Um exemplo é o processo de descascar batatas. O que no passado era feito por muitas pessoas para atender a uma grande demanda diária, hoje, apenas um colaborador manuseia um descascador de balcão, realizando a atividade em menos de meia hora. Portanto, a tecnologia é uma excelente parceira.
O aumento da lucratividade é um dos reflexos positivos que a reforma de cozinha profissional traz, principalmente no atual cenário de crescimento das entregas.
Isso porque o melhor aproveitamento do espaço, a utilização de equipamentos modernos e a melhoria nos processos faz com que a capacidade produtiva aumente, com boa avaliação por parte dos clientes.
Ao investir em uma modernização de uma cozinha profissional, você poderá dar conta não só dos pedidos do salão como também dos sistemas digitais.
Inserindo equipamentos modernos e com mais funcionalidade, o seu negócio poderá atender centenas de pedidos em apenas uma noite, tendo um ótimo resultado no nível de lucratividade. No entanto, é preciso levar em consideração alguns fatores que impactam nas vendas, tais como.
Outra dica fundamental para você atentar antes de fazer a reforma de cozinha é analisar a complexidade do cardápio que será oferecido após as inovações.
Isso porque, quanto mais refinados forem os pratos, maior será a complexidade da cozinha. Uma francesa, por exemplo, de alto nível no mercado, necessita de equipamentos de ponta, com toda a estrutura e o que há de mais moderno.
Afinal, tudo estará sintonizado com os conhecimentos transmitidos pelos chefs nos respectivos pratos servidos aos clientes, ou seja, para atender a um alto padrão de exigência são necessários investimentos na mesma altura.
Sabendo-se da importância da cozinha na qualidade dos produtos oferecidos aos clientes, a primeira dica é você realizar um planejamento orçamentário.
Com ele, será possível definir o norte da obra, sem extravagâncias ou gastos desnecessários. Ao definir um limite de gastos, haverá um perfil dos materiais que poderão ser utilizados, assim como dos equipamentos.
As cozinhas são fiscalizadas rotineiramente pela Vigilância Sanitária tanto municipal quanto estadual, inclusive com leis federais que impõem boas práticas de olho na higienização e utilização consciente do espaço.
Por isso, as necessidades especificadas devem ser seguidas à risca, como azulejos brancos nas paredes e metragem adequada de acordo com o número de colaboradores.
A segurança alimentar deve sempre ser priorizada, inclusive seguindo regras referentes a vários setores do espaço. Veja alguns.
E não podemos nos esquecer das armazenagens conforme abaixo:
Como você observou, existem vários detalhes e, portanto, um projeto deve ser montado por especialistas.
Dentro de tudo o que é analisado pela Vigilância Sanitária antes de aprovar o projeto de reforma de cozinha, você deverá especificar as áreas e setores da cozinha.
Afinal, como demonstrado acima, há espaços diferenciados, ou seja, o planejamento é essencial na condução da obra com suas respectivas dimensões.
Outra dica importantíssima é priorizar revestimentos de qualidade. Nesse aspecto, vale a pena sempre contar com opiniões de especialistas.
Aliás, você precisará também de um projeto elétrico e hidráulico elaborado por engenheiros, com as respectivas especificações de equipamentos necessários para a sua cozinha, incluindo a iluminação.
Com um bom projeto, é possível otimizar o consumo tanto de energia quanto de água, gerando economias consideráveis.
Esse é o aspecto número um para a reforma de cozinha ficar sintonizada com o que há de mais moderno no mercado.
Nesse quesito, a Prática Br oferece toda a tecnologia de fornos combinados de diversos tamanhos e também de fornos Speed Ovens , além de equipamentos e fornos para panificação.
Dessa maneira, a sua reforma de cozinha estará sintonizada com os equipamentos adequados para agilizar as produções seja de um restaurante, padaria , hotel ou qualquer tipo de negócio, sempre priorizando a qualidade e satisfação dos clientes.
Por fim, veja equipamentos que trazem economia para a cozinha e quando é hora de renovar seu maquinário. Continue a leitura.
O post Reforma de cozinha profissional: como mantê-la funcional? apareceu primeiro em Blog Prática | Gastronomia e Panificação.
MANTENHA-SE SEMPRE INFORMADO
NEWSLETTER
Receba nossas novidades por email:
Obrigado!
SOBRE O BLOG
Focada em auxiliar na produção de comida boa e de qualidade, a Prática desenvolveu um blog para levar dicas e conhecimentos para tornar o setor de food service cada vez mais sustentável e lucrativo.
PRÁTICA PRODUTOS S/A. TODOS OS DIREIROS RESERVADOS COPYRIGHT