Quais foram as principais inovações em restaurantes em 2020?

Quais foram as principais inovações em restaurantes em 2020?

inovações em restaurantes

Em 2020, ocorreram muitas inovações em restaurantes, já que todos precisaram se adaptar a condições totalmente novas. Os estabelecimentos que conseguiram finalizar o ano de portas abertas, em meio a toda adversidade e incerteza, devem essa vitória às novas tecnologias e às inovações em restaurantes que foram desenvolvidas ao longo do ano.

Excepcionalmente agora, a inovação não foi apenas questão de ganho de visibilidade, atração de novos clientes e maior vantagem competitiva, e sim um item de sobrevivência. A vantagem desse cenário é que muitas dessas novidades desenvolvidas em 2020 possibilitaram grandes avanços no mercado gastronômico e tendem a proporcionar excelentes resultados para quem implementar tais melhorias em seu negócio.

Se você planeja aumentar o potencial de rentabilidade do seu restaurante, confira agora quais foram as principais inovações desenvolvidas em 2020 para este setor!

Inovações em restaurantes ocorridas em 2020

Inovar em diversos aspectos e surpreender os clientes na experiência de consumo permitiu que vários estabelecimentos superassem os efeitos negativos da pandemia e, em muitos casos, os resultados superaram os anos anteriores. Tais efeitos só foram alcançados por conta das melhorias e novidades implementadas.

Delivery

O isolamento social teve impacto diretamente na atividade dos restaurantes e muitos tiveram de efetuar ou desenvolver um formato de venda por delivery. Além de uma entrega simples, muitos restaurantes apostaram na personalização de embalagens e envio de mensagens escritas à mão, por exemplo. Tudo isso contribui para a valorização da experiência do cliente, mesmo fora do espaço do restaurante.

Outro ponto de inovação se refere a nova tendência de cozinhas especializadas apenas em entrega. Essa alternativa permite reduzir os custos e otimizar o atendimento.

Porém, para que esse modelo tenha sucesso, é indispensável contar com recursos tecnológicos que permitam um atendimento rápido e eficiente para suprir os aumentos de demanda desse modelo de negócio.

Itens como lava-louças profissional, forno combinado e speed oven, contribuem para a praticidade e eficiência dessas cozinhas e tornam o delivery mais rentável para seu restaurante.

Além disso, muitos estabelecimentos apostaram em embalagens que permitem consumo imediato do alimento, evitando a necessidade de pratos e até de talheres, já que podem ser enviadas as versões de plástico desses.

Qualidade e segurança dos alimentos

Com o advento da pandemia, o consumidor passou a demandar mais cuidados quanto à segurança e proteção dos alimentos.

Nesse sentido, os restaurantes adotaram medidas preventivas para combater as contaminações e garantir aos clientes produtos de qualidade e com toda segurança necessária.

Em muitos casos, as embalagens para o delivery recebem uma camada de proteção extra, como uma sacola de plástico, por exemplo, para que a higienização por álcool se torne mais simples.

Como muitos bares e restaurantes utilizam as redes sociais para se comunicar com os clientes, é comum expor seus equipamentos tecnológicos para apontar a segurança e o cuidado no preparo dos alimentos.

Recursos como fornos e ultras apontam o cuidado de seu negócio quanto a qualidade dos alimentos e produzem mais confiança a seus clientes.

Gestão de fornecedores e logística

Os critérios para escolher fornecedores também apresentaram mudanças ao longo do ano de 2020. Com um volume grande de incertezas e a necessidade de amortizar custos, muitos restaurantes optaram por buscar alternativas de fornecedores locais para suprir seu estoque de matéria-prima.

Além de obter ingredientes mais frescos e redução nos custos de frete, negociar dentro da própria comunidade estimula a economia local e valoriza a regionalização. Muito provavelmente, essa tendência tende a permanecer, visto que oferece inúmeras vantagens para o negócio.

Marketing Digital

Muitas empresas, antes mesmo da pandemia, já vislumbravam no marketing digital um meio de expandir seu negócio e alcançar novos clientes. Essa tendência se reforçou durante o período de isolamento e permitiu que os restaurantes ampliassem o alcance de sua marca.

A criação de campanhas no Google, a produção de conteúdo rico e a proximidade com clientes pelas redes sociais têm permitido que os restaurantes criem mais interação com seu público e entendam mais claramente as necessidades de seus consumidores.

Em muitos casos, isso permite identificar um nicho adequado para o restaurante atuar e, assim, investir em personalização do seu espaço, conteúdo e cardápio, a fim de atender uma demanda específica.

Prepare-se para 2021

A melhor forma de garantir o sucesso do seu negócio é aprender com tudo que aconteceu no ano anterior para implementar as inovações mais bem-sucedidas e corrigir os erros que surgiram ao longo do caminho.

O ano de 2020 provou que mesmo sem um espaço físico para o cliente frequentar, é possível oferecer uma experiência gastronômica única para seus consumidores e atrair mais pessoas por meio das redes sociais.

Com um mundo cada vez mais presente no digital, a tendência para este ano é uma grande busca por presença e visibilidade online, seja por meio da criação de conteúdo de valor, interação com os clientes ou com uso de publicidade paga nas redes sociais.

Vale lembrar que a página do seu restaurante nas redes sociais é a vitrine do seu negócio e será por ela que novos consumidores chegarão. Assim, investir em melhorias na experiência da sua demanda e presença no meio digital é indispensável para gerar grandes resultados.

Tipos de inovação que você pode implementar

Conforme apontado por Lieselotte Ornellas, pioneira da Nutrição no Brasil, o ato de comer envolve a combinação de todas as sensações: olfativas, táteis, térmicas, auditivas, que, na boca, se fundem e resultam no prazer de comer.

Para levar aos consumidores o prazer de comer, algumas inovações são importantes na composição dessa nova experiencia. Elas são classificadas em dois grupos principais que podem ser explorados conforme as necessidades do seu negócio.

Inovação incremental

Esse tipo de inovação se refere a um conjunto de ações que busca melhorar e agregar valor aos produtos, serviços e procedimentos que já existem.

Ela pode ser implementada, por exemplo, por meio da criação de um canal de escuta ativa nas redes sociais, permitindo que os consumidores apontem o que gostariam.

O aspecto visual possui grande capacidade de contribuição para a experiência do usuário. Por isso, aposte em fotos de melhor qualidade para a divulgação dos produtos e, assim, produzir nos clientes o desejo de consumo.

Isso também pode ser feito no cardápio, além de mudanças no espaço físico para oferecer maior acessibilidade, enfim, todo um conjunto de procedimentos que pode ser uma inovação de caráter incremental.

Inovação disruptiva

Uma inovação disruptiva, como o próprio nome sugere, refere-se a um produto ou serviço que causa uma ruptura em um mercado existente ou cria um segmento totalmente novo.

No meio gastronômico, essa lógica pode ser observada por mudanças sem precedentes, como a criação de hambúrgueres vegetais, serviços robotizados em restaurantes, criação de espaços híbridos multifuncionais, entre outros. Obviamente uma inovação disruptiva exige grandes transformações e não há garantias de que ela será bem recebida pela demanda.

Como o mercado gastronômico representa um dos ambientes mais competitivos, é importante alcançar alguma vantagem por meio da diferenciação.

Medidas que levam a sutis inovações em restaurantes, quando bem executadas, atraem constante melhoria ao seu estabelecimento. Isso diferencia você dos demais e permite gerar mais resultados no longo prazo.

Gostou do artigo? Então, assine agora mesmo nossa newsletter e tenha acesso a mais conteúdos como esse diretamente no seu e-mail!

Tags:
Deixe um comentário

error: Content is protected !!