Vale a pena a sua padaria/panificadora ser também uma lanchonete?

Powered by Rock Convert

O ano de 2020 foi difícil sob vários aspectos, especialmente do ponto de vista econômico. Tivemos de cortar gastos por todos os lados, na tentativa de sermos menos impactados pelos efeitos da pandemia. Os supérfluos tiveram de ser deixados de lado e o dinheiro passou a ter destino certo.

Em um cenário como esse, a última coisa em que se mexe é na alimentação, afinal de contas, precisamos dela para viver. Portanto, se você está pensando em investir na sua padaria, saiba que ter um espaço destinado à lanchonete pode ter um rendimento excelente.

Quer saber se vale a pena ter uma panificadora e lanchonete no mesmo espaço? Continue a leitura e descubra agora mesmo!

A alimentação é sempre prioridade

Como dissemos anteriormente, todo mundo precisa comer. Portanto, bares, lanchonetes e cafeterias passam a ser uma boa opção de negócio.

No ritmo apressado que vivemos hoje, muita gente acaba não tendo tempo de ir para casa ou desfrutar de um almoço mais requintado. Por isso, costumam fazer lanches mais rápidos na rua mesmo, para que fiquem satisfeitos e consigam terminar o dia de trabalho.

Mesmo que a economia se recupere aos poucos, o setor de alimentação é o primeiro a crescer quando o consumo da população começar a se normalizar.

O estabelecimento fica cheio o dia todo

Para quem deseja abrir uma lanchonete no Brasil, outra vantagem interessante é a possibilidade de receber clientes durante todo o dia. De manhã, o local é ideal para um café antes do trabalho. Tem gente que não abre mão daquele cafezinho na rua para começar a labuta com ânimo total.

Na hora do almoço, além dos salgados já tradicionais que todo mundo gosta, você pode optar por pratos executivos, rápidos, práticos e com preço super acessível. Servem para aqueles que não abrem mão de uma comidinha no horário da refeição.

No fim da tarde e à noite, o local pode ser um ponto de encontro de happy hour para amigos relaxarem, com alguns petiscos para acompanhar o chope que todo mundo gosta.

Os fornecedores estão à disposição

As pessoas que decidem abrir uma lanchonete, geralmente, se preocupam com os fornecedores que ajudarão a promover o desenvolvimento dos negócios. Curiosamente, o ramo é muito tradicional no Brasil, o que ajuda os empresários a encontrarem bons fornecedores. Na hora de comprar alimentos, você pode escolher grandes marcas, que muitas empresas revendem.

Em termos de equipamentos para lanches, existem empresas especializadas no setor, em lojas físicas e on-line, para fornecer produtos de qualidade a preços competitivos. A Prática BR, por exemplo, tem as melhores opções do mercado no se refere a maquinário, desde fornos até ultracongeladores.

Powered by Rock Convert

O investimento não é alto

A depender do modelo, o investimento na abertura de uma lanchonete pode ser bem acessível. O maquinário pode ser parcelado de acordo com a sua situação financeira. Além disso, o espaço não precisa ser grande. Dá para começar até com 10 metros quadrados, acredite!

Se você já tiver alguns equipamentos disponíveis na padaria, como alguns utensílios de cozinha, talheres, pratos, entre outros, melhor ainda. Lembre-se que o mais importante de tudo é fornecer um serviço de qualidade e produtos de primeira linha.

O lucro vale a pena

O negócio de alimentos pode trazer muitos benefícios financeiros, chegando a atingir até 500% do faturamento. A razão é que investimentos menores têm margens de lucro maiores do que outros segmentos de mercado. Em restaurantes e lanchonetes, o lucro cobrado por cada produto do cardápio quase nunca será inferior a 200%, o que favorece a rápida recuperação do valor do investimento.

Para se ter uma ideia do lucro, imagine o quanto você gasta preparando alguns de seus pratos favoritos em casa e qual é o valor que você paga em um restaurante. É muito diferente, não é?

O cardápio não é muito complexo

Baguetes, sanduíches e pães podem ser servidos na lanchonete da sua padaria. Coxinhas, esfirras, pães de queijo e pastéis também são alguns dos petiscos desses locais, sendo também alguns dos alimentos preferidos dos clientes, que precisam de algo para comer, mas têm pouco tempo.

Muitas pessoas estão acostumadas a tomar café da manhã na panificadora e lanchonete antes de chegar no trabalho, portanto, bebidas quentes como café, chá e cappuccino também são essenciais. Refrigerantes, sucos, biscoitos e sorvetes também são bem-vindos.

A estrutura física já está montada

Como sua padaria já está em funcionamento, basta que sejam feitos alguns ajustes para a implementação da lanchonete. A cozinha, por exemplo, já está montada, seguindo todas as normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária e pelos demais órgãos responsáveis. O que será necessário é apenas uma adaptação, bem melhor do que ter de começar algo do zero.

Em relação ao estoque, é preciso observar todas as normas. Você precisará de equipamentos para armazenar alimentos perecíveis, como carnes e vegetais, e outros alimentos refrigerados e congelados. Tudo deve estar muito bem organizado, seco e limpo, sendo recomendado o uso de um sistema de controle de acesso.

A lanchonete pode ser de um nicho específico

Hoje em dia existem muitos nichos de mercado na indústria de alimentos que qualquer pessoa que queira abrir uma lanchonete pode explorar. Em todo o país, as pessoas estão cada vez mais atentas à alimentação saudável, por isso, a lanchonete pode investir em um cardápio mais balanceado, a variedade de pratos e petiscos naturais pode ser farta.

Os empreendedores também podem investir em outras áreas que estão crescendo no Brasil e trazem bons retornos, como vegetariano, vegano, cafeteria, comida internacional, entre outros.

Viu só como existem diversas vantagens em ter uma panificadora e lanchonete no mesmo espaço? Além da alimentação ser uma prioridade na vida de todo mundo, é um ramo que tem boa rentabilidade, alta demanda, o investimento não é alto, os fornecedores estão sempre à disposição e o cardápio não é nada complexo para ser montado. Além disso, tem a facilidade de a estrutura física já estar montada.

Quer saber um pouco mais sobre como ter esse espaço no seu estabelecimento? Confira agora mesmo nosso artigo sobre layout de padaria!

Lava-louçasPowered by Rock Convert

Facebook Comments

Deixe um comentário