Pinsa: como este pão pode inovar e ajudar seu negócio

Prática • out. 31, 2022

Isso mesmo! “pinsa” e não “pizza”! Ela lembra um pouco a última, mas trata-se de um produto distinto.

Você está andando pela rua e bate a fome? O que faz? Para para fazer uma refeição completa ou pega algo rápido e continua? E você escolhe sempre as mesmas opções ou prefere novas? Assim é com a maioria dos consumidores que estão em constante busca por sabores.

E é nesse contexto que entra a “pinsa”. Ela é muito apreciada em Roma, por cidadãos e turistas que são fãs desta delícia crocante. Ela também conquistou o mundo e é flexível nos sabores e uma alternativa de baixo custo com alto valor agregado.

Com intuito de ajudar seu empreendimento a faturar e lucrar, preparamos esta postagem recém-saída do forno para que você conheça esta outra maravilha italiana. Leia o texto abaixo e aprecie!

O que é Pinsa?

É uma massa com teores altos de hidratação (acima de 80%), que pode levar farinha de arroz, soja, espelta ou sêmola em sua formulação. Ela pode ser feita com fermento natural, biológico ou ambos.

Sua fermentação é longa (acima de 12 horas) e por isso alvéolos (bolhas de ar) bem grandes. É esticada em formato achatado oval e com algum tipo de cobertura em menor quantidade. Pós assada, é leve e extremamente crocante e de fácil digestão.

Qual a diferença da pinsa para a pizza e a foccacia?

A pizza em geral é redonda, massa fina, de hidratação baixa (menor que 50%), achatada e crocante e sua fermentação não é demasiado longa (máximo 4 horas) e com uma proporção maior de recheio.

A focaccia é retangular, tem massa alta, macia, hidratação em torno de 75%, com fermentação de 6 horas ou mais e comumente leva sal grosso, azeite e tem os clássicos “buracos”, feitos com dedos na sua modelagem, para os recheios.

As coberturas da pinsa

Pode ser com azeite, rúcula, presunto cru italiano (prosciutto), beringela, abobrinha e batata bem finas, cogumelos, tomate cereja, azeitonas, espinafre até margherita, com molho de tomate, mussarela de búfala e majericão.

Entretanto, como a massa é bem receptiva, há uma possibilidade extensa de inovação como:

  1. Embutidos e defumados: linguiças, salames, presuntos,
  2. Queijos: brancos, meia cura, curados e outros com sabor pronunciado
  3. Vegetais: brócolis, acelga, alho, alho porró,
  4. Ervas: alecrim, tomilho, manjerona, salsinha, cebolinha, coentro e outras aromáticas.

Vantagens da pinsa

Baixo custo

Como é feita com ingredientes comuns da padaria, com alta hidratação e somente um processo diferente, ele tem alto rendimento, baixo custo e possibilidade de margens de lucro melhores.

Alternativa à pizza

Você já comeu uma pizza e sentiu que seu estômago ficou pesado e sede depois? Pois é, isto se dá pela curta fermentação e alto teor de gordura e sódio da maioria dos ingredientes. Já a pinsa, é leve e sua digestibilidade melhor devido a fermentação longa.

Pode ser saudável

Como é bem areado e com menor quantidade de recheios e opções menos calóricas e leves, atende uma fatia do mercado que são aqueles preocupados com a saúde e boa forma.

Receita da Pinsa

Ingredientes

  • 1 kg de farinha especial para panificação
  • 850 ml de água gelada (entre 2°C e 5°C) (85%*)
  • 5 gramas de fermento biológico seco (0,5%*)
  • 20 gramas de sal (2%*)
  • Se optar por colocar fermento natural , acrescente 10%* sobre o quilo de farinha e se for líquido, desconte do volume de água.
  • Azeite para finalizar à gosto.

*Porcentagens calculadas sobre o quilo de farinha.

Observação: Caso faça opção de utilizar porcentagens de farinhas de arroz, soja ou outras, não devem ultrapassar 10% sobre o quilo de farinha para não deixar a massa fofa ou com coloração diferente.

Aqui optamos por fazer a massa somente com farinha de trigo para aqueles que não puderem ter acesso a outros tipos de farinhas, ou onde o custo é alto.

Amassamento

Coloque a farinha e o fermento na amassadeira espiral em velocidade baixa (1), e a água gelada aos poucos até que toda ela seja incorporada.

Bata a massa na velocidade rápida (2) até obter o “ponto-de-véu” por no máximo 12 minutos ou de acordo com o desempenho da farinha. Incorpore o sal ao final.

Pré-fermentação

Em seguida, divida a massa e coloque em caixas enfarinhadas com tampa ou cobertas com plástico. Importante que a massa fique abaixo da metade da caixa para que haja espaço para o crescimento.

Deixe fermentando em geladeira (2°C a 5°C) por 12 horas, de preferência da noite para o dia, para não ocupar equipamentos durante o expediente.

Fermentação final

Depois deste período, a massa deve ter dobrado de volume. Divida a massa e bolas de 250 gramas cada.

Deixe agora a massa fermentar finalmente em em câmara de fermentação de 28°C a 30°C por até 2 horas.

Abertura

Abra a massa de forma achatada e oval, coloque em uma assadeira enfarinhada ou leve diretamente sobre a pedra com uma pá caso utilize o forno lastro.

Na Itália é comum abrir a massa da pinsa com farinha de arroz, mas como este ingrediente tem um custo alto, você pode utilizar a farinha de trigo.

Pré assamento

Pré-aqueça o forno a 300°C.

Para garantir o resultado crocante e agilizar o atendimento, aconselhamos a fazer um pré-assamento de 1 minuto para “selar” a massa. Por fim, retire e reserve, deixando-a esfriar sobre um aramado ou assadeira perfurada, para que a água evapore.

Você também pode trabalhar utilizando o ultracongelador para fazer o congelamento rápido e depois guardar em freezer (-18°C) por até 30 dias.

Montagem

Já com as coberturas preparadas, coloque um fio de azeite sobre a massa e faça a montagem como preferir.

Escorra os ingredientes ricos em água, azeite, óleo ou conservas. Evite colocar ingredientes ricos em água sobre a massa para não molhar e perder a textura sequinha.

No caso de servir com folhas e vegetais frescos, coloque estes por último, após do forno. Assim você evita deixá-los murchos ou queimados.

Os queijos devem ir por cima para gratinar.

Finalização

Leve ao forno pré-aquecido a 300°C e deixe a massa dourar e o recheio também conforme características de cada um.

Há também a opção de trabalhar com fornos de finalização rápida, os chamados Speed Ovens na área de vendas, agilizando o serviço.

Como servir a pinsa?

Em geral ela é dividida ao meio e em quadrados antes de ir à mesa e deve-se atentar ao aspecto crocante da massa e à temperatura, uma vez que ela é ideal quente, diretamente do forno. Algumas lojas fazem um pré-assamento de 1 minuto da massa e finalizam somente após o pedido para ganhar tempo e garantir a qualidade.

Se tiver o conceito de frente de loja , monte e finalize as pinsas conforme demanda, evitando ficarem tempo expostas. No caso do serviço de rua, pode-se cortar e colocar em embalagens de papel ou fazer unidades menores, em torno de 130 gramas cada.

Existem modelos de fornos Speed Ovens com temperaturas até 330°C com aquecimento por resistências inferiores e sistema de ar impingido, que permitem também o preparo da pinsa em tempos menores. Vale a pena conhecer.

Conclusão

Em suma, como você pode ver, este é mais um produto que pode incrementar sua linha e agradar seus clientes! Que tal uma “noite da pinsa” ou rodízio? Preços e promoções em finais de semana e feriados fazem sempre sucesso!

Por fim, aprofunde seus conhecimentos, expanda seus horizontes com as massas de alta hidratação e continue a leitura.

molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
camarões descascados cozidos e fatias de abacate em vasilhas de aço inoxidável
Por Prática 09 abr., 2024
O mise en place traz inúmeros benefícios para os negócios com impactos na velocidade do preparo e atendimento. Aprenda mais neste artigo.
MAIS POSTS
Share by: