Saiba como a automação na padaria pode ajudar o seu negócio

O setor da panificação vem apresentando muitos desafios de mercado, principalmente em relação aos processos e competitividade. Nesse sentido, a automação de padarias já não é mais questão de conforto e luxo para os negócios, mas sim de adequação à nova realidade. 

Por mais que as padarias sejam estabelecimentos antigos e tão tradicionais, é preciso se adequar às novas necessidades e exigências dos consumidores, que não envolvem somente novos produtos, mas também eficiência de gestão, pois ela impacta no atendimento. 

Para não ficar parado no tempo, confira o que é e como implantar a automação no seu negócio!

Do que se trata a automação de padarias?

É o processo de implantar tecnologias que visam a informatização e automação de diferentes tarefas, desde o atendimento até a sua produção. Alguns exemplos são: 

  • softwares de gestão;
  • emissores e impressoras de cupom fiscal;
  • computadores para registros no lugar de papéis e anotações manuais;
  • sistemas para leitura de códigos de barras, em vez de etiquetas escritas à mão.
  • E principalmente, de equipamentos que necessitem menos da intervenção humana e produzam mais e melhor.

No entanto, por ser algo mais trabalhado e complexo, a automação não acontece do dia para a noite, pois é preciso identificar os setores que devem passar por essa transformação em um primeiro momento e, principalmente, a escolha de um bom sistema.

Não há mais espaço para as empresas que negam a informatização e a era digital, pois o mercado se tornou imediatista e exigente, principalmente no sentido de relacionamento com as empresas.

Em uma padaria, existem lacunas que podem ser aprimoradas pela tecnologia, inclusive nos pequenos e médios negócios, e não somente em grandes organizações.

Quais são os benefícios de automatizar a sua padaria?

O sucesso de uma padaria ou qualquer outro tipo de empresa está diretamente relacionado à capacidade de gestão dos responsáveis. Mesmo em padarias, que são negócios tradicionais, é preciso inovar e atender às demandas de mercado.

Afinal, as estratégias de administração que eram bem-sucedidas há 15, 10 anos, já não são mais eficientes na atual conjuntura do mercado e da concorrência. Para entender mais sobre a importância da automatização, confira os benefícios desse processo.

Redução de retrabalho

Erros humanos que levam ao retrabalho são sinônimos de desperdício e perda de dinheiro. Em uma padaria, isso é ainda mais delicado, pois as matérias-primas devem ser compradas de acordo com a demanda para não vencerem. Então, se há muitas falhas os produtos podem começar a faltar ou estragar. 

Com tecnologias que automatizam tarefas no atendimento ou na produção, é possível diminuir esses retrabalhos que, muitas vezes, são gerados por cansaço, desatenção ou falta de qualificação. Variáveis essas que um sistema não tem, mesmo funcionando 24 horas.

Ganho de produtividade

Aumentar a produtividade, sem ter grandes custos com mão de obra e sem diminuir a qualidade dos produtos, é um dos principais desafios dos gestores. Como dito, os funcionários são humanos, ou seja, há limitações.

Nesse sentido, equipamentos, softwares de gestão e automatização de atividades conseguem otimizar a produção, agregar mais eficiência e qualidade aos processos, já que as atividades manuais demoram mais tempo para serem feitas.

Integração de departamentos e informações

Muitas falhas e gargalos produtivos ocorrem quando os departamentos de uma padaria funcionam de maneira não integrada. O seu estoque precisa estar em constante comunicação com o fluxo de caixa e com as demandas dos clientes, por exemplo.

Se isso não acontece, são feitas compras equivocadas, faltam produtos e tudo se desalinha. Ao atuar com sistemas que centralizam dados e informações, a sua padaria funcionará de maneira mais fluida e equilibrada. Fatores esses que são essenciais para a redução de custos.

Centralização de dados e informações

A informatização da padaria também beneficia a sua organização de dados e informações da empresa. Tudo ficará disponível, registrado e armazenado em um único sistema.

Com isso, não precisará de pilhas de papel para armazenar documentos, nem uma planilha para cada controle ou departamento. Isso ajudará tanto na sua gestão quanto na prestação de contas ao Fisco, já que terá dados atualizados e sempre em mãos.

Otimização e eficiência no controle de estoque

Grande parte da matéria-prima de uma padaria é perecível. Por isso, é necessário sempre atuar conforme a sua demanda, para que não tenha muitas perdas, desperdícios e, consequentemente, aumento nos custos ou falta de produtos.

Contudo, muitas vezes o controle de estoque se torna falho, pois todas as saídas e entradas dependem dos registros manuais dos colaboradores. Nesse sentido, quando a automação é implantada de maneira organizada e estruturada, poderá contar com um controle mais eficiente da sua reserva de produtos.

Todos os itens que saem do seu estoque e que entram nele devem ser registrados no sistema, que disponibilizará relatórios de cada item. Assim você saberá o que está em falta, o que não precisa de reposição, quais matérias-primas têm mais saída, entre outras informações valiosas para o seu controle.

Mas antes de se pensar no software da padaria, é preciso se pensar em hardware. Ou seja, a parte física do empreendimento. 

Powered by Rock Convert

Automatizando a produção

É preciso se investir antes de tudo, em equipamentos adequados que forneçam tanto produtividade quanto automação.

Máquina de gelo em flocos: Produzir pão sem o uso de gelo em um país quente como nosso é um problema. Que tal uma máquina que fabrica sozinha, já na textura correta, sem precisar comprar de terceiros? Vale a pena conhecer.

Resfriador de água: Que tal colocar um equipamento que já armazena e depois dosa a água na temperatura e quantidade exatas, sem precisar medir o tempo todo em recipientes ou resfriar na geladeira?

Amassadeiras espirais com painéis digitais: Sem deixar a massa passar ou bater menos que o ideal, possuem controle de tempo nas velocidades 1 e 2, além de deixar o operador livre para realizar outras funções. Veja o equipamento!

Cilindro automático: Um grande avanço na rotina, pois elimina todo o esforço físico, além de padronizar o tempo de cilindragem e espessura gradativa das massas, por meio de sua programação de receitas. Ou seja, o operador pode adiantar outras etapas do processo. Veja os dois tipos de cilindros no vídeo!

Grupos automáticos de divisão e modelagem: Não são só as grandes indústrias que podem se beneficiar desta tecnologia, mas as pequenas e médias padarias também. Veja o vídeo!

Ter as etapas de divisão e modelagem em um único equipamento com alta produtividade, atender a nossa demanda antecipadamente e eliminar até horas extras e turnos de trabalho, com mais rendimento e padronização.

Ultracongeladores: Sem dúvida um dos maiores recursos de automação para as padarias, pois possibilita o congelamento a -18°C de produtos crus, pré-assados e alguns até prontos, para serem apenas utilizados conforme a demanda com zero perda. Veja o vídeo!

Câmaras de Controle Fermentação: Os modelos Prática oferecem temperatura e umidade constantes e controladas, evitando casca opaca nos produtos. Conheça os benefícios!

O que é mais interessante é que elas contam com sistema chamado de “padeiro noturno”, onde o equipamento faz a fermentação sozinho. Ou seja, quando chegarmos para abrir a loja já temos pães prontos para serem assados! Veja o vídeo!

Os Fornos Lastro Ecopower e os Fornos Energy Prática possuem programação de receitas com passos para pré-aquecimento, vaporização, tempo e temperatura, além do sistema de “padeiro noturno”, ou seja, podemos programar a hora que eles ligarão e estarão prontos para assar assim que chegarmos pela manhã. Veja o vídeo!

Fornos Turbo Prática Programáveis: Além de permitirem a programação de receitas (temperatura, tempo e quantidade de vapor) também possuem o sistema de parada de turbina para produtos delicados de confeitaria, como bolos, por exemplo. 

Agora vamos à gestão

O que levar em consideração ao escolher um software?

Para que a automação de padarias seja eficiente e traga resultados positivos para o negócio, ela deve ser feita de maneira planejada e estruturada.

Tudo começa na definição do valor que você tem disponível para investir no sistema. Depois, é preciso identificar as suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades de mercado.

Para investir em um sistema eficiente, confira o que deve ser avaliado.

Simplicidade

De nada adiantará implantar um sistema de ponta se ele é extremamente difícil de ser usado, já que isso atrasará os seus processos e os seus colaboradores poderão rejeitar o novo modelo de operar.  

Segurança

Esse quesito deve ser avaliado principalmente em sistemas que registrarão as suas informações financeiras. Portanto, é necessário analisar se o software em questão tem tecnologias, como a criptografia, que evitam o vazamento de dados.

Estabilidade

Se você ficar sem internet na padaria, o sistema funcionará em modo off-line ou o seu controle e atendimentos também ficarão paralisados? E as informações? Elas ficam salvas ou você perderá tudo o que fez?

Integração com delivery

Se a sua padaria disponibiliza o serviço de entregas, o sistema também deve integrar e centralizar as informações dessa atividade, pois influenciam no seu controle de caixa, estoque e eficiência no atendimento.

A automação de padarias é uma questão de adequação às novas realidades. Ter produtos de alta qualidade é de extrema importância, mas eles devem ser alinhados a inovações e processos atualizados de gestão, para que esteja preparado para o futuro. 

Lava-louçasPowered by Rock Convert

Facebook Comments

Deixe um comentário