Reabertura de restaurantes: saiba como se preparar

Prática • jul. 27, 2020

A reabertura de restaurantes vem com a necessidade da alimentação fora do lar pela retomada das atividades presenciais. Em muitas regiões, eles estavam liberados para funcionar apenas para entrega ou retirada no local. Sem poder abrir as portas ao público, a queda no faturamento e na retenção de talentos tem sido bastante significativa.

A boa notícia é que os serviços já estão sendo permitidos em alguns locais, com medidas de segurança rigorosas para resguardar a saúde de todos os frequentadores.

Pensando nisso, este post serve de norte para saber como realizar esse recomeço das atividades e quais medidas devem ser adotadas a partir de agora. Quer entender como fazer a reabertura de restaurantes de forma segura? Continue a leitura do artigo e confira!

Quais foram as mudanças causadas pela COVID-19 nos serviços de alimentação?

A Covid-19 forçou os restaurantes a se reinventarem, tendo de trabalhar apenas com os sistemas de entrega (delivery) ou com comida para levar. Uma grande mudança no estilo de serviço.

Para os estabelecimentos que já faziam atendimento por aplicativos ou por telefone, a mudança foi um pouco mais tranquila. Afinal, os colaboradores já estavam acostumados à modalidade.

Mas para os restaurantes que só atendiam com serviço presencial, a nova empreitada começou praticamente do zero. Alguns conseguiram se adaptar, outros preferiram encerrar as atividades.

Qual o futuro dos restaurantes self-service/buffet?

À medida que o distanciamento social for sendo flexibilizado, provavelmente, o comportamento dos clientes será diferente, principalmente no modelo self-service. A tendência é que o consumidor evite restaurantes assim por diversos motivos.

Nesse tipo de serviço, em que há compartilhamento de talheres na hora de servir, muitas pessoas passam pelo buffet seguidamente, conversam enquanto se servem, as mesas são utilizadas por várias pessoas, entre outras questões.

Tudo isso representa grande risco de contágio do novo coronavírus. Assim, o futuro dos restaurantes desse segmento ainda é considerado incerto.

Como se preparar para a reabertura dos restaurantes?

Algumas práticas deverão ser adotadas a partir de agora pelos estabelecimentos que atendem ao público. Veja algumas, logo abaixo!

Controle o fluxo de pessoas na entrada do restaurante

Para que não haja aglomeração, é necessário ter controle de acesso ao salão. Limite o número que pessoas que vai estar dentro do estabelecimento ao mesmo tempo. Estender o horário de atendimento talvez seja uma forma de atender a mais pessoas em pequenos grupos.

Dê visibilidade aos procedimentos de segurança

Logo na entrada do restaurante, além de ter álcool em gel para que as pessoas higienizem as mãos, deixe algumas recomendações escritas em um local de boa visibilidade a todos. Informações do tipo “lave as mãos e permaneça em silêncio para o bem de todos” devem estar em cartazes chamativos.

Deixe os banheiros sempre limpos e dê preferência ao álcool de pedal, para que sequer seja necessário tocar no objeto para usar o produto. Além disso, faça a identificação no piso para que os clientes mantenham a distância de 1,5 metro uns dos outros.

Os colaboradores do restaurante devem sempre higienizar as mãos com água e sabão a todo tempo, além de usar máscaras em qualquer ambiente dentro do estabelecimento.

Dê preferência às refeições individuais

Os famosos pratos executivos passarão a ser prioridade nos restaurantes, além dos pré-montados e das saladas. Tudo para agilizar o processo e evitar que a pessoa permaneça mais tempo do que deveria dentro do estabelecimento.

Os pedidos poderão ser feitos digitalmente (por meio de aplicativo) ou deverá ter um cardápio descartável à disposição dos clientes.

Higienize todos os utensílios

Os utensílios usados no restaurante devem ser higienizados em  máquinas de lavar louças  com enxágue na temperatura correta. A vantagem do equipamento é que seu sistema automático regenera a água, o que garante a drenagem de qualquer tipo de resíduo que esteja instalado em seu interior.

Elas fazem a sanitização em altas temperaturas, o que garante a eliminação de grande parte dos micro-organismos e dispensa o uso de pano e álcool em cada ciclo de lavagem.

Organize o salão

Tente reduzir cerca de um terço das mesas para garantir o cumprimento do distanciamento de dois metros entre as mesas e um metro entre as cadeiras. Caso queira manter a quantidade de lugares, uma opção é reduzir o número de assentos, utilizando apenas um lado da mesa.

Os colaboradores devem ficar atentos para higienizar as mesas e cadeiras após cada troca de clientes. Evite o uso do ar-condicionado — o ambiente precisa estar arejado e ventilado. Como dito anteriormente, fixar cartazes sugerindo que todos comam em silêncio também é uma boa ideia.

Qual a relação entre segurança de alimentos e equipamentos de qualidade?

A segurança dos alimentos está atrelada ao uso dos equipamentos corretos e ao emprego das técnicas certas. Cook and chill, por exemplo, é uma técnica que se baseia no processo de cocção e resfriamento ou congelamento rápido dos alimentos. Ela diminui os riscos de contaminação e conserva as características nutricionais, sem modificar sabor e textura.

Usar equipamentos de qualidade auxilia nesse processo. O forno combinado , por exemplo, é ideal para o cozimento dos alimentos nessa técnica, pois, além de não ser necessário o uso do óleo, economiza água. Além disso, é ideal por realizar diversas preparações em um só equipamento, evitando a interação dos colaboradores com outros maquinários.

Para resfriar ou congelar, os  ultracongeladores  são os mais indicados, já que são capazes de reduzir a temperatura dos alimentos bem rapidamente. Por conta da velocidade do resfriamento ou congelamento, não são formados macro cristais de gelo, o que ajuda a manter intactos o sabor, a textura, os nutrientes e o aroma dos pratos. Só para ter uma ideia, o alimento quente pode ser resfriado em até 1 hora e congelado, com o núcleo do alimento à -18 °C, em até 4 horas!

Vale ressaltar que, de acordo com as  Boas práticas na panificação e na confeitaria — da produção ao ponto de venda , publicação da Associação Brasileira das Indústrias de Panificação e Confeitaria (ABIP), os alimentos confeitados devem ser expostos em vitrine refrigerada, com temperatura de até 5°C, por no máximo três dias. Depois desse período, eles devem ser imediatamente descartados.

Conclusão

Como vimos, a reabertura de restaurantes deve ser feita de forma gradual e segura, especialmente em relação aos cuidados com as refeições. Além disso, o uso de bons equipamentos ajuda na manutenção da segurança dos alimentos e assegura a qualidade dos produtos. Tenha atenção aos pontos abordados neste artigo para que os serviços prestados continuem sendo referência no ramo.

filés empanados fritos à milanesa
Por Prática 26 abr., 2024
Os empanados são sempre saborosos seja como aperitivos ou pratos principais! Aprenda as diferentes técnicas neste artigo.
pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
MAIS POSTS
Share by: