Torta de frango: aumente suas vendas

Prática • fev. 04, 2022

Apostar em pratos que possam servir tanto como lanche quanto como salgado é uma alternativa interessante para atrair diferentes públicos de consumidores para a sua padaria. A torta de frango é uma receita salgada que pode ser consumida no café da manhã ou da tarde e também em eventos.

Se você deseja saber como preparar tortas de frango de diferentes formas e para diferentes fins, leia o artigo até o final!

Por que preparar tortas de frango na sua padaria?

Os salgados de padaria têm um papel importante na rotina dos brasileiros: eles são frequentemente buscados quando o cliente precisa de uma refeição rápida, seja durante o trabalho ou em pequenos intervalos na correria do dia a dia, como por exemplo no café da manhã, no meio da manhã, substituindo um almoço, no meio da tarde e até no final do expediente.

Por isso, oferecer tortas e salgados é uma forma de se diferenciar da concorrência com um produto relativamente simples. Afinal, a padaria já tem os equipamentos, o insumo e a mão de obra para a produção de salgados assados, então por que não aproveitar essa oportunidade?

Além disso, um cardápio variado proporciona mais valorização na lanchonete da padaria como referência e fonte de receita. Ou seja, fazer torta para a lanchonete ajuda você a ganhar dinheiro e clientes.

Tipos de torta de frango e como prepará-las

Há diversas receitas de torta de frango e qualquer uma delas pode ser elaborada para festas e eventos. Para isso, você pode optar por trabalhar a massa a fim de criar ornamentos a partir dela, investir em uma base ou travessa bem requintada ou até mesmo incluir objetos decorativos no topo da torta.

Os dois principais tipos de massa são a massa podre e a massa com ovos e água:

Massa podre: a mais comum e tradicional à base de gordura e farinha resultando em uma massa quebradiça, mas muito saborosa.

Massa com ovos e água: é uma massa simples que usa os ovos e água na farinha para dar liga. Ela pode ser aberta e esticada e colocada inteira na forma devido aos ovos e maior hidratação, diferente da “podre” que fica mais seca.

Além disso, tanto para o dia a dia quanto para ocasiões especiais, é possível consumir diferentes tipos de tortas de frango, realizando pequenas mudanças no preparo da massa, por exemplo. Já o recheio é aplicável à qualquer massa e é a gosto, sendo necessário apenas o cuidado com a umidade dele, que, se excessiva, pode prejudicar o assamento da torta.

A seguir, veja como preparar uma torta de frango tradicional e quais ingredientes substituir para para produzir a versão com massa podre.

Torta de frango tradicional

Ingredientes

Massa:
  • 280g de manteiga;
  • 2 ovos;
  • 1 gema de ovo para pincelar o topo da torta;
  • 420g de farinha de trigo;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó;
  • ½  colher de chá de sal;
  • 3 a 4 colheres de sopa de água fria.
Recheio:
  • 2 peitos de frango desossados;
  • ½  xícara de chá de vinho branco;
  • 1 e ½  cebola;
  • ½  xícara de chá de salsinha;
  • ½  xícara de chá de azeite;
  • 2 a 3 colheres de sopa de óleo;
  • 2 dentes de alho;
  • 1 lata de tomates pelados;
  • 1 lata de ervilha;
  • 1 gema de ovo;
  • sal e pimenta-do-reino moída a gosto.

Modo de preparo

1. Primeiramente, prepare a massa , misturando o ovo e a manteiga. Na sequência, adicione a farinha de trigo e o fermento em pó gradualmente, pressionando a massa com os dedos. Acrescente o sal e amasse a mistura até que ela se torne uma massa homogênea. Caso a massa não dê liga, coloque de 2 a 3 colheres de sopa de água fria.

2. Reparta a massa em três partes iguais e reserve uma delas na geladeira. Faça uma bola com as outras duas massas restantes e abra-as com o auxílio de um rolo até ficarem bem finas.

3. Em seguida, pegue uma forma de fundo removível , unte-a com manteiga, polvilhe farinha, forre-a com as duas massas, cubra com plástico filme e reserve na geladeira por, no mínimo, meia hora.

4. Retire a forma da geladeira e também o plástico filme , fure a superfície da massa com o auxílio de um garfo, cubra-a com papel manteiga e coloque algum objeto que faça peso em cima do papel manteiga, como grãos, para que a massa não cresça muito enquanto assa. Pré-aqueça o forno e asse a massa por cerca de 25 minutos.

5. Enquanto a massa assa, comece a preparar o recheio da torta. Inicialmente, bata em um processador meia cebola, meio dente de alho, sal, pimenta e salsinha. Depois, utilize a mistura para temperar o frango.

6. Corte o frango em pedaços e deixe-os marinar em uma tigela com os temperos e o vinho por 30 minutos. Passado o tempo, coloque o frango em uma panela com óleo, acrescente a marinada e, gradualmente, 1 a 2 colheres de sopa de água. Mexa até que o frango fique dourado de todos os lados e, depois, desfie-o.

7. Refogue o azeite e a cebola em uma panela , acrescente o alho, os tomates pelados, o sal, a pimenta, o frango desfiado, as ervilhas, misture tudo e deixe cozinhar.

8. Desligue o fogo , inclua uma gema crua no recheio e espalhe-o sobre a massa já assada. Retire a massa restante da geladeira, abra-a com o rolo e cubra a torta. Por fim, pincele uma gema de ovo no topo e leve-a ao forno preaquecido por cerca de 20 minutos. 

Torta de frango com massa podre

Ingredientes para massa:

  • 200 gramas de manteiga com sal;
  • 200 gramas de farinha de trigo;
  • sal a gosto.

Modo de preparo da massa:

Coloque a manteiga em uma tigela e adicione gradualmente a farinha enquanto mexe os ingredientes. A massa estará pronta quando começar a desgrudar da mão.Você pode utilizar a mesma receita de recheio na torta de massa podre.

Equipamentos essenciais para a produção e o estoque de tortas

Se você pretende otimizar a produção da sua padaria ou lanchonete, uma alternativa interessante é investir em equipamentos, como os que veremos a seguir:

  • Amassa deira: o manuseio da massa é muito importante na hora de preparar a torta de frango. Uma forma de garantir a qualidade da massa sem abrir mão da agilidade é apostar na amassadeira. Esse equipamento é capaz de proporcionar uma melhor absorção de água pela farinha, fazendo com que a massa renda mais e facilitando a formação da rede de glúten.
  • Forno: atualmente, há diversos tipos de forno, como os de convecção, de lastro, rotativos e até mesmo fornos vitrine , os quais finalizam o produto e os mantêm quentinhos e à vista dos clientes.
  • Ultracongelador: uma forma de otimizar o processo produtivo é realizar a produção antecipada de partes da torta ou dela já montada e pré-assada, ultracongelando tudo e armazenando no freezer para vender sob demanda. Assim, após o pedido do cliente, basta levar a torta ao forno, assar e entregar. Isso tudo minimiza o desperdício e agiliza o serviço. Porém, para realizar todo esse processo, você precisará de um ultracongelador, que é o equipamento responsável por resfriar e congelar com agilidade, mantendo a segurança de alimentos e as características originais de sabor, aroma, textura e aparência dos produtos.
  • Speed Ovens: nele é possível aquecer rapidamente tortas resfriadas ou in natura na hora de servir. O recheio fica quente de forma uniforme, muito mais rápido do que a finalização em micro-ondas convencionais, o que gera a completa satisfação aos clientes.

Conclusão

Viu como a torta de frango pode ser muito versátil, podendo ser consumida tanto no dia a dia quanto em eventos com diferentes tipos de massa? Além das massas, é possível inovar nos recheios, acrescentando alimentos que combinem com o frango, como espinafre, palmito, alho poró e requeijão.

Oferecendo a opção de tortas na sua padaria, você supri a demanda por refeições rápidas e pode conquistar novos clientes e fidelizar os antigos, basta acertar no tempero e na apresentação.

Curtiu este post e quer começas agora mesmo sua produção de tortas? Entenda melhor como funcionam os speed ovens e como eles podem ajudar nessa produção.

filés empanados fritos à milanesa
Por Prática 26 abr., 2024
Os empanados são sempre saborosos seja como aperitivos ou pratos principais! Aprenda as diferentes técnicas neste artigo.
pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
MAIS POSTS
Share by: