Torta de limão: como adoçar o seu cardápio com essa delicia

Torta de limão: como adoçar o seu cardápio com essa delicia

Torta de limão

A torta de limão sempre fez muito sucesso no ramo da confeitaria. O que ressalta o sabor é a combinação do azedinho do limão com o doce de um merengue, chocolate ou leite condensado.

A receita surgiu no século XIX,  na cidade de Key West, no estado da Flórida, Estados Unidos.

Dizem que a torta de limão surgiu a partir de uma receita criada pela Tia Sally, cozinheira do milionário William Curry, que fez uma receita em que o ingrediente principal era o limão. Outras pessoas acreditam que a receita foi criada por Jake Simmons, um botânico que habitava a região.

De qualquer forma, uma coisa é certa: não importa quem criou a torta de limão, pois o mais importante é que criaram uma delícia que pode render várias receitas. Veja a seguir dicas de como produzir opções apetitosas e vendê-las na sua padaria.

A importância de adicionar a torta de limão no seu cardápio

Hoje em dia, o que as pessoas mais desejam são comidas diferentes e saborosas, por isso adicionar novas receitas ao seu cardápio é fundamental. A torta de limão  é uma opção maravilhosa para você que deseja atrair novos clientes. Ela combina doce com azedo e é perfeita para quem gosta de uma sobremesa refrescante e sem muito açúcar.

Formas de vender a torta de limão

Você não precisa vender a torta de limão apenas fatiada, existem maneiras criativas e diferentes que para servir na padaria. Veja a seguir algumas delas.

1.  No pote

Uma das maneiras mais conhecidas e que está fazendo muito sucesso atualmente é fazer receitas no pote. Com a torta de limão não é diferente, vendê-la no pote é uma forma muito prática e fácil de fazer. Na hora de montar, você deve intercalar o recheio com a massa e colocar um merengue por cima ou outra cobertura. É uma opção rápida e o cliente pode consumi-la em qualquer lugar.

2. Mini Tortas

Assim como as tortinhas de morango, que já são famosas nas padarias, a torta de limão também pode ser servida em pequenas porções. Esse formato é bastante valorizado para festas e eventos, por isso, é importante caprichar na apresentação.

3. Brigadeiro

Se você gosta de surpreender seus clientes, a torta de limão em forma de brigadeiro será uma excelente opção. A receita consiste em uma massa de brigadeiro de limão, decorada com biscoito triturado, para lembrar a massa da torta.

Dicas de como produzir a receita

Na hora de produzir a receita é importante seguir alguns cuidados para que a sua torta não passe do ponto ou fique amarga. Veja algumas dicas a seguir.

1. Ingredientes de qualidade

Tudo começa na hora de escolher os ingredientes. Sendo assim, é importante escolher produtos de qualidade, principalmente os limões. Preste atenção na casca, ela deve estar lisa e bem verde. Observe se a fruta está macia, aperte suavemente o limão, se ele estiver macio e fácil de ser apertado, é porque ele está em um ponto bom.

2. A massa

A massa pode ser feita de farinha de trigo ou de bolacha. Na maioria das vezes a massa é feita com bolacha. Para que a massa fique crocante e lisinha, é importante usar um processador ou liquidificador  para triturar os biscoitos.

Na hora de assar, se for necessário, é preciso ter muito cuidado para não rachar a massa, por isso, atente-se ao tempo pedido na receita. Furar a massa com um garfo antes de assar também ajuda a evitar que ela fique inchada.

3.  Merengue

Existem vários tipos de merengue, o mais comum nas tortas de limão é o merengue suíço. Nessa receita, as claras e o açúcar devem ser levados ao fogo em banho-maria; em seguida, a mistura deve ser batida na batedeira até dar um ponto semelhante ao chantilly. O suco do limão deve ser acrescentado conforme o merengue for chegando ao ponto.

4. Combinações

As melhores combinações para torta de limão são: chocolate, leite condensado, leite em pó, chantilly, marshmallow, suspiro e até mesmo frutas vermelhas. Busque variar a receita e adicione decorações inusitadas e saborosas.

5. Gelar corretamente

Para que a torta fique no ponto ideal para ser consumida, ela deve permanecer no mínimo 3 horas na geladeira. Tenha atenção a esse detalhe, pois você não quer que a sua torta fique mole, não é mesmo?

Por quanto tempo é possível armazenar o produto?

É muito importante se atentar ao tempo de validade da torta. Ela pode ser conservada na geladeira por até 7 dias, ou no congelador, ou freezer por até 3 meses. Para descongelar depois, deixe a torta de 2 a 3 horas na geladeira e leve-a ao forno pré-aquecido a 150 graus  por alguns minutos.

Caso a massa que você tiver feito não tenha ido ao forno, deixe ela descongelando na geladeira por algumas horas e sirva normalmente.

Receita da torta de limão

Ingredientes:

Base

  • 1 pacote de biscoito maisena triturado
  • 5 colheres (sopa) de manteiga sem sal derretida
  • 3 colheres (sopa) de leite

Recheio

  • 1 caixinha de leite condensado
  • 1 caixinha de creme de leite
  • meia xícara (chá) de suco de limão taiti

Merengue

  • 3 claras
  • 2 xícaras (chá) de açúcar

Modo de preparo

Em um recipiente, misture todos os ingredientes da base até obter uma massa firme. Transfira para uma forma redonda de aproximadamente 23 cm com fundo removível. Espalhe bem, pressionando com uma colher por toda a base, até que fique compacto. Leve para assar em forno médio (180º C) preaquecido por cerca de 15 minutos ou até dourar. Retire e reserve para esfriar.

Para o recheio, bata todos os ingredientes no liquidificador, até obter um creme homogêneo. Despeje sobre a base já fria e leve para a geladeira por, no mínimo, 1 hora.

O merengue deve ser feito na batedeira, batendo as claras em velocidade alta até obter o ponto de neve. Diminua a velocidade e adicione o açúcar aos poucos, até que ele seja completamente incorporado.

Coloque o merengue sobre o recheio frio, decorando com a ajuda de uma colher. Leve ao forno médio preaquecido por cerca de 10 minutos, até que o merengue esteja levemente dourado. Retire, espere esfriar e sirva.

Conclusão

A torta de limão pode até parecer complicada, porém com algumas técnicas e dicas é possível realizar essa receita com bastante facilidade. Ela é uma opção deliciosa e que vai fazer muito sucesso no seu estabelecimento, então veja as melhores maneiras de servi-la e invista nesse prato.

Gostou das dicas? Descubra também como fazer e vender a torta banoffee, uma tendência que está ganhando as padarias.

Fornos de Panificação
Deixe um comentário