Frutas ultracongeladas: como fazer e quais os benefícios

Frutas ultracongeladas: como fazer e quais os benefícios

Frutas ultracongeladas

Frutas ultracongeladas: como fazer e quais os benefícios

As frutas são alimentos ricos em nutrientes, vitaminas e sais minerais. Sendo assim, o seu consumo adequado reflete em uma boa saúde e qualidade de vida. Contudo, as frutas armazenadas em temperatura ambiente contam com um prazo de validade relativamente pequeno.

Um método para resolver essa questão é o ultracongelamento desses alimentos. Mas como fazer esse procedimento? Quais são os benefícios das frutas ultracongeladas em vez das polpas? Qual é o equipamento ideal para ultracongelar frutas? Continue neste post para se informar sobre esse assunto.

Como funciona o congelamento convencional?

O congelador convencional congela de forma lenta, podendo demorar até 24 horas para congelar completamente um alimento que, por sua vez, seria congelado em poucas horas ou minutos em um ultracongelador.

Uma desvantagem que os congeladores comuns têm é em relação à integridade dos alimentos congelados, já que no congelamento lento dos alimentos os líquidos se transformam em grandes cristais de gelo. No descongelamento, contudo, esses cristais de gelo derretem e a umidade compromete negativamente as características de textura, sabor, aroma e aspecto.

O que é o ultracongelador e como funciona seu congelamento?

O ultracongelador é um equipamento que consegue congelar os alimentos de maneira rápida e eficiente. Além disso, ele congela as refeições mesmo que elas estejam ainda quentes, levando-as em seu núcleo a até -18°C, o que economiza também o tempo de esperar o alimento esfriar.

Com esse congelamento rápido e controlado, em vez dos grandes cristais (macro cristais) são formados micro cristais de gelo, que quando derretem mantêm o líquido nos alimentos e, consequentemente, suas características originais. Outra vantagem é que a rápida queda de temperatura interrompe a atividade bacteriana, o que favorece a segurança de alimentos.

A função do ultracongelador é baixar rapidamente a temperatura do alimento mantendo sua integridade e dentro das normas de segurança. Portanto, o ultracongelador é considerado um equipamento de “processamento” e não de armazenagem. Após congelado no ultracongelador, o alimento segue para armazenagem normal em um freezer -18°C

Frutas ultracongeladas

As frutas ultracongeladas são uma grande alternativa de consumo quando comparadas ao seu estado natural que necessita ser consumido rapidamente, principalmente quando está maduro. O ultracongelamento dessas frutas não é feito somente no formato de polpas como muitas pessoas conhecem, mas também em cubos, fatias, caldas, dentre outras possibilidades.

Benefícios das frutas ultracongeladas

As frutas ultracongeladas apresentam grandes vantagens e aplicações, tornando esse procedimento ainda mais versátil e acessível. Confira alguns benefícios:

Grande prazo de validade

Desde o momento que a fruta é retirada da sua árvore, ela inicia um rápido processo de amadurecimento e decomposição. Por conta disso, a maioria das frutas que estão nos supermercados foram colhidas ainda verdes.

Assim, ao ser ultracongelada no ponto de consumo, a fruta se mantém em um mesmo estado por várias semanas e meses, seguindo legislação específica e as orientações da Vigilância Sanitária e do Ministério da Agricultura, o que não seria possível se elas fossem armazenadas em temperatura ambiente ou somente refrigeradas (0°C a 5°C).

Mantêm-se nutritivas

As frutas ultracongeladas ainda preservam grande parte dos seus nutrientes, ao contrário dos casos em que são armazenadas na geladeira comum.

Esse fato é comprovado por vários estudos, como o realizado por cientistas da Leatherhead Food Research, da University of Chester, ambas localizadas nos Estados Unidos. O resultado dessa pesquisa concluiu que a maioria das frutas e vegetais congelados continham mais antioxidantes, antocianinas, polifenóis, betacaroteno e luteína do que aqueles que ficaram apenas na geladeira. 

Possui várias aplicações

As frutas ultracongeladas possuem várias possibilidades de consumo, seja em sucos, batidas, saladas de frutas, doces, sorvetes, sobremesas e muito mais. Logo, use a sua criatividade para manusear e utilizar esses alimentos.

São facilmente armazenadas

Outra grande vantagem que as frutas ultracongeladas têm é o seu armazenamento, dado que necessitam apenas de alguns cuidados básicos antes de serem congeladas, enquanto as frutas frescas precisam de vários cuidados de manuseio, temperatura e de tempo para consumo.

Como ultracongelar e descongelar as frutas?

A maneira de ultracongelar e descongelar corretamente as frutas varia de acordo com o tipo do alimento. Por exemplo, existem frutas que tendem a escurecer e precisam de complementos, como o limão, para evitar que isso ocorra.

Logo abaixo, está uma lista de como realizar esses procedimentos em algumas frutas.

Abacaxi

  • congelamento: em fatias, ao natural ou em calda;
  • descongelamento: em temperatura ambiente;

Abacate

  • congelamento: passado na peneira com limão ou batido;
  • descongelamento: em temperatura ambiente ou na geladeira;

Amora

  • congelamento: natural;
  • descongelamento: na geladeira ou em temperatura ambiente;

Banana

  • congelamento: em rodelas com suco de limão, em purê ou frita;
  • descongelamento: diretamente no uso;

Limão, laranja, tangerina e mexerica

  • congelamento: em forma de suco, sem casca e sementes, com ou sem açúcar;
  • descongelamento: em temperatura ambiente;

Maçã

  • congelamento: em fatias, sem a casca e as sementes, com o uso de vitamina C ou limão;
  • descongelamento: na geladeira;

Manga

  • congelamento: em fatias, sem a casca e caroço;
  • descongelamento: em temperatura ambiente ou na geladeira;

Morango

  • congelamento: ao natural com açúcar;
  • descongelamento: diretamente no consumo;

Mamão

  • congelamento: em pedaços sem casca e sementes;
  • descongelamento: diretamente no consumo;

Melancia

  • congelamento: em pedaços;
  • descongelamento: diretamente no consumo;

Uva

  • congelamento: ao natural;
  • descongelamento: diretamente no consumo;

Atenção: Prazos de validade variam conforme cada produto, processamento, embalagem e armazenagem. Busque orientações da Vigilância Sanitária e profissionais do ramo de nutrição sobre como manipular cada um deles.

Qual o recipiente ideal para ultracongelar frutas?

Depende! Cada tipo de fruta utiliza uma embalagem específica, tendo em vista que o estado que a fruta se encontra é determinante para definir o seu armazenamento. Uma das embalagens mais utilizadas para frutas ultracongeladas são os sacos plásticos com lacradores. Cabe apontar que é extremamente importante retirar o máximo de ar possível de dentro deles antes de fechá-los para o ultracongelamento.

Outro tipo de recipiente para armazenar as frutas são as formas de gelo que, além de serem econômicas e poderem ser reaproveitadas várias vezes, são ideais para ultracongelar frutas no formato de suco ou caldo.

Por fim, mais uma alternativa de embalagem para frutas ultracongeladas são os potes herméticos.. A grande vantagem que eles oferecem é o seu ótimo sistema de fechamento, muito indicado para armazenar qualquer tipo de fruta, especialmente aquelas que tendem a murchar durante o ultracongelamento..

Utilização de ultracongeladores para frutas

A utilização de ultracongeladores para frutas é uma grande opção para realizar esse processo. O ultracongelamento é um tipo de congelamento feito a temperaturas muito mais baixas que o congelamento realizado por freezers comuns.

A temperatura desse equipamento pode chegar a até -40°C. Isso faz com que as frutas congelem completamente, impedindo a formação de macrocristais e conservando ainda mais a textura e o sabor do que os congeladores tradicionais.

Além disso, os ultracongeladores não permitem a proliferação de bactérias, economizam tempo e energia, prorrogam ainda mais o prazo de validade das frutas e contribuem para a redução de desperdício de alimentos.

Conclusão

As frutas ultracongeladas apresentam vários benefícios e aplicações, no entanto, deve-se tomar os devidos cuidados para garantir que o processo de ultracongelamento ocorra corretamente. Além disso, a utilização de um ultracongelador amplia ainda mais as vantagens de congelar esses alimentos.

Quer entender melhor como funcionam os ultracongeladores e como eles podem otimizar a produção do seu restaurante? Confira nosso artigo completo.

Tags:
Deixe um comentário

error: Content is protected !!