Torta Banoffee: um sucesso para lucrar mais na padaria

Torta Banoffee: um sucesso para lucrar mais na padaria

Torta Banoffee

Correm os boatos de que a torta banoffee era a sobremesa favorita da primeira-ministra Margaret Thatcher. E não é a toa, essa sobremesa que utiliza banana e doce de leite é querida por milhares de pessoas e vem conquistando um público cativo no Brasil.

Por conta disso, ela se tornou uma opção bastante lucrativa para oferecer nas padarias, confeitarias e restaurantes. Já existem, inclusive, estabelecimento focados na receita, que servem apenas a torta e suas variações. Quer conhecer melhor a receita e as possibilidades de oferta? Então confira nosso post na integra.

A origem da torta banoffee

A deliciosa torta banoffee surgiu na Inglaterra e vem conquistando cada vez mais apaixonados em todo o mundo. Se você ainda não conhece, nós vamos te contar um pouquinho sobre a história da Banoffee, a sobremesa que revolucionou a culinária inglesa. 

A Banoffee Pie foi criada no “The Hungry Monk Restaurant”, em meados dos anos 1974, pelo proprietário Nigel Mackenzie e o chef Ian Dowding. A receita foi feita a partir de um doce americano muito famoso na época,  chamado de “Blum´s Coffee Toffee Pie”. A versão americana usava caramelo, e não doce de leite como utilizamos hoje. 

A receita da torta teve inúmeras tentativas de aprimoramento do doce original. Tentaram usar muitas outras frutas, incluindo a maçã, até que Mackenzie adicionou banana. Aí então encontraram a receita perfeita. A mistura ideal de texturas e sabores da banana com o caramelo foi um grande sucesso entre os clientes e, portanto, a iguaria se tornou parte do cardápio do restaurante.

Banoffee é a junção dos principais ingredientes da torta, que são a banana e o toffee (caramelo em inglês). Depois do sucesso da sobremesa, a palavra banoffee virou a principal definição dos alimentos que têm sabor ou aroma formados por banana e caramelo. 

Variações da torta banoffee

O nosso clima tropical harmoniza perfeitamente com uma sobremesa de frutas, especialmente se essa fruta for banana, a fruta queridinha dos brasileiros. E o Brasil, sempre dando o seu toque especial, transformou o toffee em doce de leite.  

Além disso, mudamos e adaptamos as receitas com outras frutas também, como morango e uvas e adicionamos variações com creme de avelã e massa de biscoito de chocolate.

Saiba por que vender a torta banoffee é uma boa ideia

Por ser muito saborosa e famosa, a banoffee é sempre uma sobremesa muito requisitada nas confeitarias, cafés, restaurantes e deliveries. Nada como aquela torta saborosa depois do almoço, né? 

O sucesso da banoffee é mais que garantido. Portanto, se você está precisando aumentar as vendas na sua padaria, invista nessa torta. A receita é fácil, saborosa e bem rapidinha.

Para que haja uma boa margem de lucro, é necessário planejamento dos valores no momento da produção. E não esqueça de contabilizar também o valor da sua hora de trabalho, afinal de contas, você precisa receber pelo seu tempo de preparo, não é mesmo? 

Dicas de produção da torta banoffee 

Existem várias e várias receitas nos livros e na internet, mas todas têm a mesma base em comum. A torta de banoffee leva uma massa à base de biscoitos, doce de leite, banana e, para finalizar, um chantilly supercremoso e delicioso. 

O tempo de geladeira é fundamental para garantir a consistência e o tempo de forno e temperatura são imprescindíveis para o sabor e a textura da massa. Agora, se você conta com ultracongelador no seu negócio, isto não é problema. Basta levar ao equipamento e fazer o resfriamento ou até o congelamento desta para armazenagem, transporte e venda posterior. 

A escolha de bons ingredientes também faz toda diferença no resultado final. E a melhor banana para a torta banoffee é a prata ou a nanica. Caso haja sobras, não se preocupe, a torta pode ser armazenada no freezer ou na geladeira. Não é o mais indicado, mas caso exista uma grande produção, você não precisa se preocupar com o desperdício de ingredientes. 

Equipamentos para a produção da torta 

Quanto a isso, você pode ficar tranquilo, pois não vai precisar de nenhum equipamento especial que já não tenha ou que você já não use na cozinha da padaria normalmente, como fogão, geladeira/freezer e batedeira, de modo que você pode começar sua produção agora mesmo. 

Receita da torta banoffee

Essa receita, simplesmente deliciosa, vai render 5 pedaços individuais. Ingredientes:

  • 500 g de bolacha maisena triturada fina;
  • 150 g de manteiga (sem sal) em temperatura ambiente;
  • 3 bananas e meia (prata ou nanica);
  • 300 g de doce de leite;
  • 400 g de chantilly batido (sem açúcar) ou 1 creme de leite fresco e açúcar;
  • chocolate em pó ou canela a gosto.

Modo de preparo:

Pegue um bowl de tamanho médio e misture a bolacha maisena triturada fina com a manteiga. Deixe a mistura descansar por cerca de 20 minutos na geladeira. Em seguida, retire e misture novamente até obter uma consistência de farofa úmida grossa (ou até desgrudar das mãos).  

Depois unte em forminhas de 12 cm (para porções individuais) ou em uma forma redonda de 30 cm (necessário que seja redonda para que fique mais bonita a apresentação), caso queira as fatias em camadas. 

Após untar, preencha a forma com uma camada de massa de 1 cm aproximadamente na base e 0,5 cm nas laterais. Logo após, leve à geladeira por mais 15 minutos até adquirir consistência. Em seguida, acrescente uma camada de doce de leite.  

Na sequência, corte as bananas em rodelas e posicione de maneira igualitária e uniforme. Para o chantilly, use creme de leite fresco e açúcar, bata tudo na batedeira por uns 2 minutos ou até o creme criar a consistência ideal.

Finalize a receita com uma camada de chantilly e leve à geladeira para servir gelada (opcional). Antes de servir, polvilhe o chocolate em pó ou a canela, e a tradicional banoffee está pronta para ser vendida.

Preparo do Caramelo tradicional

Caso você prefira, poderá preparar o caramelo tradicional conforme abaixo:

Ingredientes:

  • 1 xícara de açúcar cristal
  • 1 caixa de creme de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • sal a gosto

Modo de Preparo:

  • 1. Derreta o açúcar até ficar numa cor âmbar
  • 2. Acrescente o creme de leite quente e mexa bem
  • 3. Coloque a manteiga, o sal e o leite condensado em fogo alto mexendo sempre por 5 minutos
  • 4. Resfrie

Curtiu a receita? Confira também nossas dicas para harmonizar coberturas e recheios em bolos e tortas.

Fornos de Panificação
Tags:
Deixe um comentário