Conheça as vantagens do micro-ondas profissional

Conheça as vantagens do micro-ondas profissional

micro-ondas profissional

O uso de micro-ondas profissional é essencial em cozinhas de estabelecimentos, como restaurantes, lanchonetes e padarias. Diferentemente do equipamento de uso doméstico, ele traz vantagens que fazem grande diferença no dinamismo necessário quando se trabalha com fornecimento de alimentos ao público.

Para tirar suas dúvidas e compreender as vantagens que um micro-ondas profissional pode oferecer a um estabelecimento, basta acompanhar este post.

Qual a necessidade de uso de um micro-ondas profissional?

Em um estabelecimento que trabalha com preparo de alimentos, a agilidade é fundamental, pois o consumidor espera receber o pedido realizado sem demora. Isso é algo importante tanto para o consumo local quanto para atendimento delivery.

Uma observação a ser feita é que, muitas vezes, o consumidor escolhe o restaurante para pedir delivery, justamente em função do tempo prometido de entrega. Com isso, aqueles que conseguem entregar o pedido mais rápido acabam ganhando vantagem no atendimento.

Sendo assim, se faz necessário contar com equipamentos que possibilitem um trabalho mais dinâmico e que não atrasem o fluxo de pedidos da cozinha. Um desses equipamentos é, justamente, o micro-ondas.

Entenda as principais vantagens do micro-ondas profissional

O micro-ondas profissional tem vantagens significativas que não podem ser obtidas com o uso de um equipamento que é destinado a uso doméstico. Isso porque a potência e a resistência de um micro-ondas de uso doméstico são muito inferiores.

1. Alta potência

Uma das principais vantagens do micro-ondas profissional é a potência. Em média, um modelo doméstico possui 600w de potência, enquanto um modelo profissional pode chegar a 2.200w, ou seja, quase 4 vezes mais.

Além disso, outra grande vantagem é o tempo de resposta, como no caso de uso para descongelar alimentos. Um micro-ondas comum pode levar cerca de 9 minutos para descongelar uma porção de 500g de carne moída, por exemplo. Porém, o profissional consegue entregar o mesmo resultado em apenas 1 minuto e meio.

2. Agilidade na produção

A diferença de tempo mencionada acima permite que o restaurante, ou outro tipo de estabelecimento, consiga entregar o pedido do cliente com um tempo reduzido. Evitando, assim, que ocorram atrasos na operação da cozinha.

Em muitos cardápios, o chef prepara vários preparos antes e deixa-os congelados ou refrigerados apenas para finalizar no momento da entrega. Essa prática é comum, pois facilita o maior fluxo de atendimento.

Quando o preparo de um prato atrasa pela demora de cozimento de um ingrediente, aquecimento ou descongelamento, isso implica na demora de todos os outros pratos que precisam ser feitos logo após.

Portanto, ter o tempo como prioridade é sempre algo indispensável nesse ramo, uma vez que o fluxo pode ser grande e não existe margem para atrasos.

3. Qualidade na finalização dos produtos

No caso dos produtos congelados ou refrigerados, o micro-ondas profissional é a etapa final da produção antecipada e traz mais qualidade na hora da finalização. Isso porque, ele permite que os alimentos fiquem aquecidos por completo, sem pontos frios em seu interior.

Dessa forma, o restaurante garante que os alimentos cheguem frescos e quentes na mesa do cliente, melhorando a experiência e evitando reclamações e devoluções.

4. Maior resistência

Ademais, outro benefício do formato profissional do micro-ondas é a resistência. O aparelho que é feito para uso profissional consegue lidar sem problemas com a rotina do estabelecimento, que é extremamente mais exigente do que a doméstica.

Ao usar um aparelho com finalidade doméstica para fins comerciais, você exige mais do que o produto foi fabricado para entregar. Em decorrência disso, o que acontece é a perda do equipamento com pouco tempo de uso, acarretando prejuízos financeiros e de demanda.

Afinal, o estabelecimento não pode correr o risco de estar em pleno funcionamento e verificar uma pane no micro-ondas. Se isso acontece, a entrega das refeições fica comprometida, até mesmo impossibilitando a conclusão de muitos pratos. E além da entrega em si, a reputação do restaurante acaba em jogo.

5. Estrutura robusta

Além disso, por ter estrutura mais robusta e ser feito em aço inoxidável, a durabilidade se torna muito maior. O que é essencial para que o investimento em equipamentos do estabelecimento seja algo positivo.

Em termos de espaço ele também se destaca. Isso porque nem sempre a cozinha é muito ampla, o que demanda equipamentos que ocupem menor espaço e que até mesmo possam ser usados um sobre o outro.

No caso do micro-ondas profissional, ele pode ser acoplado um em cima do outro, sendo um diferencial quando a cozinha requer mais de um aparelho para o fluxo de atendimento, porém existe insuficiência no espaço para comportar tudo.

6. Menor impacto no sabor

Outra vantagem que precisa ser considerada como principal é o fato de que o aparelho de uso profissional impacta menos no sabor do alimento. Sabe-se que o processo de congelar e descongelar um alimento, bem como de aquecê-lo no micro-ondas, pode impactar no sabor.

Nesse sentido, quando o produto é profissional, o alimento consegue sofrer menos impactos em termos de sabor e qualidade. Isso permite que, até mesmo com porções congeladas, o cliente tenha uma experiência de alta qualidade, aproximando o sabor daquele que seria obtido se o preparo ocorresse na hora.

Como escolher o micro-ondas profissional?

Como você percebeu, o micro-ondas de uso profissional é o ideal para quem tem algum tipo de estabelecimento com foco alimentício. Sendo assim, a aquisição já deve fazer parte do orçamento inicial, para que assim você consiga realizar todas as atividades de cozinha.

Ademais, a eficiência e a durabilidade devem sempre vir em primeiro lugar. Afinal, poder entregar um prato na temperatura e textura adequada, faz parte do que o cliente espera em termos de qualidade. E o investimento do estabelecimento deve ser aplicado em equipamentos de boa qualidade e durabilidade.

Assim, com a escolha adequada desse tipo de aparelho, os ambientes profissionais que trabalham com alimentos terão muito mais sucesso na cozinha. Com produtos finalizados com mais qualidade, menor tempo de preparo e todos os outros diferenciais que tornam o local mais procurado pelos clientes.

Conclusão 

Como vimos, o investimento em um modelo de micro-ondas profissional é algo que pode elevar a cozinha do seu empreendimento a um outro patamar e tornar a experiência dos clientes muito melhor. Na hora de escolher o modelo certo, é fundamental buscar por opções com eficiência e que ofereçam uma boa durabilidade.

Gostou do post? Descubra também como você pode utilizar o ultracongelamento para otimizar processos no seu restaurante.

Deixe um comentário