Restaurante no aplicativo: dicas para se dar bem com esse recurso

aplicativo para restaurante
Powered by Rock Convert

Conquistar novos clientes, aumentar a produtividade e o rendimento e se consolidar no mercado é o desejo de qualquer empreendimento, mas como conseguir tudo isso em tempos de pandemia e com a mudança de hábito dos consumidores?

Se você ainda não conhece o sistema de aplicativo para estabelecimentos, vamos apresentar neste post dicas para o seu negócio sair na frente da concorrência e garantir o seu sucesso.

Como funcionam os aplicativos para alimentos?

O avanço da tecnologia e a mudança de hábitos dos consumidores abriu espaço para as empresas de pedido e entrega de alimentos. Elas reúnem em um só aplicativo vários restaurantes e empresas semelhantes para que o usuário faça a escolha que desejar. 

Para usar o aplicativo é muito simples, basta o cliente acessar o app no celular, escolher o restaurante, fazer o pedido e concluir o pagamento. Depois disso é só aguardar a entrega.

Para os donos de estabelecimentos os aplicativos representam um grande avanço, por isso é importante encontrar um app de delivery que vai beneficiar o seu negócio e aumentar a sua demanda e, consequentemente, sua lucratividade.

Se você é proprietário ou gerente de um restaurante, não pode ficar de fora desse avanço tecnológico que veio para ficar. Dessa forma, se a sua empresa deseja conquistar novos clientes e manter a fidelidade dos atuais, é essencial trabalhar com esse serviço.

Confira as dicas para o sucesso do delivery do seu restaurante

Comece pela escolha do aplicativo de restaurante

Existem muitos aplicativos de delivery. Portanto, antes de escolher um, faça uma pesquisa sobre o processo de aprovação de cadastro, taxas cobradas, a região que ele atende e como funciona a visibilidade dos estabelecimentos dentro desses aplicativos (como fazer para sua marca ficar mais visível neles).

Se tiver condições, realize uma pesquisa com seus clientes para descobrir qual aplicativo eles usam.

Planejamento

Para começar em um serviço de aplicativo de restaurante não basta apenas iniciar a entrega de comida aos clientes, é necessário um planejamento e organização. 

Considere o potencial aumento de sua clientela e invista em uma cozinha moderna e equipada que seja capaz de oferecer agilidade no preparo dos pedidos.

Atendimento ao pedido

Com o serviço de delivery funcionando, o seu estabelecimento precisa estar preparado para o aumento dos pedidos. Fazer e montar o pedido do cliente com agilidade e qualidade é essencial para o sucesso do atendimento.

Embalagens para viagem

Ofereça sempre embalagens de qualidade, adequadas a cada alimento, acomodando corretamente, sem vazamentos e sem mistura indesejada dos ingredientes. Assim, os alimentos chegam impecáveis ao cliente, com a temperatura e a textura certa.

Estude também a viabilidade de embalagens personalizadas com uma identidade visual da sua marca.

Molhos e temperos

Dê atenção especial aos molhos e temperos que devem ser enviados em sachês ou em embalagens separadas para o cliente e acrescente um toque especial com produtos personalizados.  

Atenção à temperatura

Os alimentos precisam chegar na temperatura ideal para o consumo, por isso fique atento às embalagens utilizadas. Alimentos que deveriam ser quentes, mas chegam frios podem diminuir a sua credibilidade. 

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Prazo de entrega

Cada detalhe faz parte do bom atendimento, então o prazo de entrega é muito importante nesse processo. Se por algum motivo o atraso for inevitável, envie um brinde como pedido de desculpas.

Conferência do pedido

Todo pedido deve ser rigorosamente conferido antes do envio, de preferência por dois colaboradores diferentes, para que não aconteçam erros. Assim, a sua equipe deve ser treinada para que todo o processo seja padronizado.

Cobrança

Se o cliente optar pelo pagamento no momento da entrega, informe ao entregador sobre o método escolhido pelo cliente para evitar erros e até mesmo a falta de recebimento. Caso o pagamento seja no cartão, certifique-se de que a máquina está com a bateria carregada e funcionando corretamente.

Avaliação

O feedback do cliente é muito importante para o seu restaurante, por isso envie um informativo solicitando a ele a avaliação da experiência no aplicativo. 

Não se esqueça do retorno de agradecimento e não ignore as reclamações, procure identificar os casos de insatisfação e tente corrigi-los, entrando em contato com o cliente e entendendo a fundo o que aconteceu.

Aposte na divulgação

Use e abuse das redes sociais para divulgar o seu novo serviço, mas não abra mão do velho panfleto espalhado pela vizinhança. Busque maneiras de incentivar a divulgação boca a boca e utilize também a prova social, destacando comentários positivos dos clientes sobre seu estabelecimento.

Fique de olho na concorrência

Procure oferecer ao seu público algo diferente, como brindes, descontos e combos criativos.. Estude os restaurantes concorrentes e identifique alguma necessidade que eles não oferecem e que você possa explorar.

Invista na fidelização dos clientes

Pode parecer um grande desafio, mas a fidelização dos clientes é questão de sobrevivência do seu negócio. E isso se consegue com qualidade e com uma boa estratégia. 

Cardápio atualizado

Use a engenharia de cardápio a seu favor e mantenha ele sempre atualizado no sistema do aplicativo. Faça as atualizações necessárias e remova aqueles pratos que não têm o retorno desejado.

Ofereça a opção de combos

Para pedidos maiores os combos se mostram uma excelente estratégia para agradar os clientes. Com preços diferenciados, os seus pedidos podem aumentar, consideravelmente, visto que muitos deles são feitos para uma família inteira.

Atendimento personalizado

A partir do momento que o seu público-alvo se tornar conhecido, ofereça um atendimento personalizado, isso dará ao seu negócio um diferencial competitivo em relação à concorrência. Com certeza os seus clientes notarão a diferença.

Quais as principais vantagens de um aplicativo para restaurante?

  • facilidade e comodidade para os clientes com acesso a fotos, ingredientes e à versatilidade de produtos;
  • agilidade com a logística de entrega;
  • gerenciamento simples da plataforma;
  • ampliação da divulgação de sua marca;
  • redução de falhas na comunicação;
  • benefícios operacionais, uma vez que basta gerenciar os pedidos;
  • expansão dos  negócios.

Como contratar um aplicativo para restaurante

Para realizar a contratação de um aplicativo é necessário acessar o site oficial da empresa escolhida e preencher a proposta. Essa proposta vai ser analisada pela equipe da plataforma que vai entrar em contato com sua empresa e consolidar o contrato.

Ao escolher uma empresa fique atento às taxas e comissões cobradas tanto da sua empresa quanto dos clientes. 

É bom saber que existe a possibilidade de contratar apenas o aplicativo para pedidos sem o serviço de entrega. Nesse caso a entrega fica por sua conta.

Concluindo…

No mundo tecnológico de hoje a expansão do seu negócio será mais rápida e eficaz por meio do sistema de aplicativo para restaurante. O uso desses aplicativos aumenta a cada ano no Brasil e o seu restaurante não pode ficar ultrapassado.

Gostou das dicas? Então descubra também como precificar seus produtos para a venda por delivery.

Powered by Rock Convert

Facebook Comments

Tags:
Deixe um comentário