15 erros da panificação: veja os mais comuns entre iniciantes

Prática • mar. 27, 2024

Listamos os 15 erros mais comuns de quem deseja ingressar no universo da panificação e confeitaria. Seja por paixão pelo ofício ou visando abrir um negócio próprio, é uma jornada emocionante, repleta de aromas tentadores e desafios empolgantes. No entanto, é comum que os entusiastas iniciantes encontrem obstáculos iniciais ao dar os primeiros passos nesse promissor ramo.


Neste artigo, exploraremos os erros mais comuns cometidos por aqueles que estão começando na panificação e buscando transformar sua paixão em um negócio de sucesso. Ao identificar e compreender essas armadilhas, é possível trilhar um caminho mais sólido em direção ao sucesso.


Confira nosso conteúdo a seguir e fique por dentro para não cometer nenhum deles!


1 - Enxergar a produção comercial da mesma forma que a doméstica


Muitas pessoas produzem pães para a família, amigos ou para uma renda extra de vez em quando. O primeiro dos 15 erros é não reconhecer que a demanda será maior, com pressões por preços, custos, gestão e padrões de qualidade mais complexos. Esteja preparado para mudar sua mentalidade de produção.


2 - Foco em receitas e não em técnicas e processos


Muitas pessoas buscam ingressar na panificação, concentrando-se inicialmente em aprender e fazer algumas receitas para começar a comercializar produtos. Embora seja gratificante, é igualmente importante compreender cada ingrediente, como interagem entre si e como cada etapa da produção impacta no final.


3 - Não entender que para criatividade, adaptações são necessárias


Receitas tradicionais de outros países muitas vezes dependem de ingredientes específicos importados, o que pode encarecer a produção em outros locais. Adaptações e variações são comuns na gastronomia mundial; entender isso possibilita a criação e oferta de novos produtos aos clientes.


4 - Preocupação exclusiva com ingredientes


Bons ingredientes são essenciais, mas é necessário compreendê-los em profundidade para extrair o melhor de cada um. Eles precisam ter custo acessível, bom rendimento e resultar em produtos com preço atrativo para os clientes. Contudo, você pode sim conseguir bons resultados com produtos profissionais de marcas renomadas.


5 - Falta de formação técnica


Ao iniciar na panificação, uma base técnica, mesmo que inicial, é essencial para quem busca empreender nesse ramo. Busque cursos presenciais, online, escolas especializadas ou utilize recursos virtuais para adquirir conhecimento. Pode parecer chato, mas logo você verá como é tudo é aplicável.


6 - Fazer tudo manualmente


O trabalho artístico manual tem seu valor, mas considere que a automação, produtividade e equipamentos podem ser fundamentais para superar concorrentes e atender à demanda de maneira mais eficiente. Do contrário, sem maquinário, poderá ser bastante cansativo e desgastante.


7 - Não seguir normas de Vigilância Sanitária


A legislação brasileira sobre alimentos é rigorosa e está em constante mudança. Ao ingressar no ramo, é vital entender e seguir todas as normas locais para garantir a segurança dos alimentos e obtenção e manutenção do alvará. Ao ter o acompanhamento da Vigilância desde o início, você evita transtornos futuros.


8 - Desconhecimento sobre equipamentos


Outro dos 15 erros mais comuns é desconhecer as ferramentas. Como em toda profissão, o profissional de panificação tem as suas. Amassadeiras, divisoras, câmaras de fermentação e os diferentes tipos de fornos são cruciais para a entrega de produtos padronizados e de qualidade. Informe-se sobre os diferentes usos, aplicações, capacidades e tecnologias disponíveis.


9 - Não se informar sobre novas tecnologias


Mantenha-se atualizado sobre as inovações no ramo, como o uso da tecnologia do frio e ultracongeladores, que permitem congelar massas cruas ou pré-assadas. Essas novas técnicas podem reduzir custos, facilitar o atendimento da demanda, aumentar variedade e agregar valor aos seus produtos.


10 - Não ter noção de investimentos


Todo empreendimento, por menor que seja, necessita de investimento e, em geral, quanto mais especializado, maior é o valor necessário. No caso da panificação e confeitaria, não é diferente. É crucial realizar uma pesquisa de preços no mercado para todos os itens, dando prioridade aos equipamentos que auxiliarão nessa tarefa.


11 - Misturar finanças pessoais com as dos negócios


Separar finanças pessoais das finanças do negócio é crucial para garantir transparência e saúde de ambas. Essa prática evita confusões, facilita o acompanhamento preciso dos lucros e gastos empresariais, contribui para uma gestão eficiente e promove decisões informadas e sustentáveis.


12 - Não desenvolver habilidades em negócios e gestão


Todo empreendimento começa com um sonho, mas é essencial embasar esse sonho com um bom estudo de mercado e uma administração cuidadosa de investimentos, custos e recursos. Isso garantirá a estrutura necessária para o crescimento sustentável. Tente fazer alguns cursos como de contabilidade básica, fluxo de caixa e impostos.


13 - Não vivência em empreendimentos do ramo


Considere a possibilidade de buscar um estágio após uma formação. Isso proporcionará experiência valiosa, permitindo que você compreenda o funcionamento diário, as dificuldades e as oportunidades de melhoria em um ambiente real de panificação.


14 - Misturar redes sociais


Separe suas redes sociais das do seu empreendimento. Nas da sua loja, faça divulgação de seus produtos, promoções, preços, estruturas, datas comemorativas e interaja com seus clientes. Lembrando que mesmo os pequenos negócios precisam se manter ativos no mundo digital. Tenha alguém para apoiá-lo e ajudar nas vendas online.


15 - Não considerar o crescimento a longo prazo


Muitos empreendedores iniciantes não imaginam que seu negócio terá crescimento e que, para tanto, precisarão de maior capacidade para atender à demanda. Isso ocasiona a necessidade de novos investimentos para adequação. Apenas para ilustrar, por exemplo, você compra uma amassadeira de 25 quilos, mas diante do crescimento das vendas, acaba percebendo que precisará de uma de 40 quilos.


Conclusão


Em conclusão, embarcar no universo da panificação tente evitar estes 15 erros e ao iniciar um negócio próprio, lembre-se que é preciso mais do que paixão pela arte do pão. 


A preparação meticulosa, o entendimento dos desafios comuns e a busca constante por conhecimento são fundamentais para evitar os erros típicos dos iniciantes.


Ao reconhecer a importância da formação técnica, da gestão financeira e da adaptação às demandas do mercado, os aspirantes a padeiros podem não apenas superar obstáculos, mas também construir alicerces sólidos para o sucesso duradouro.


Lembre-se: cada desafio superado é uma lição aprendida, e a jornada é uma oportunidade constante de crescimento e inovação.


Agora, clique aqui e confira os equipamentos necessários para uma padaria.


filés empanados fritos à milanesa
Por Prática 26 abr., 2024
Os empanados são sempre saborosos seja como aperitivos ou pratos principais! Aprenda as diferentes técnicas neste artigo.
pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
MAIS POSTS
Share by: