Automação com grupos de divisão e modelagem nas padarias

Prática • jul. 18, 2023

Você já ouviu falar em automação com grupos de divisão e modelagem nas padarias? Sabe qual é o impacto desses sistemas nos empreendimentos do ramo?

Se você observar atentamente a movimentação em uma padaria, mesmo como um consumidor, perceberá que a demanda é alta. Muitas vezes, as pessoas enfrentam filas para comprar o tradicional pãozinho, suas variações e diversos outros produtos. Esses itens são muito consumidos e apreciados, e os clientes ficam insatisfeitos quando estão em falta ou não atingem um padrão de qualidade satisfatório.

Por essa razão, para atender à crescente demanda por quantidade e qualidade, o investimento em tecnologia pode auxiliar os empreendimentos a alcançarem maior produtividade , rentabilidade e lucratividade. E é nesse contexto que os grupos automáticos podem fazer toda a diferença, começando pelas operações simples dentro da padaria, como a divisão e modelagem dos produtos.

Leia o conteúdo abaixo e veja como isso é possível.

Como é a produção tradicional em uma padaria?

Para compreendermos o impacto positivo da automação com grupos de divisão e modelagem nas padarias, é importante lembrarmos como ocorre a produção convencional na maioria dos estabelecimentos.

Após o amassamento e cilindragem da massa, o padeiro corta tiras manualmente ou as faz diretamente no cilindro. Em seguida, o padeiro corta à mão essas tiras em porções de tamanho aproximado e as insere na modeladora. Esse processo é limitado pela habilidade e agilidade do profissional.

Nas padarias que possuem divisoras manuais, o profissional faz a divisão da massa em porções maiores antes de colocá-las no equipamento para serem divididas e, posteriormente, leva-as à modeladora.

À primeira vista, esses métodos não parecem apresentar nenhum obstáculo. No entanto, ao analisarmos mais detalhadamente, percebemos o tempo gasto com a movimentação entre equipamentos distintos e paradas, além das variações de peso e tamanho individuais, que ocorrem com frequência e facilidade. Além disso, há uma dependência total de operações manuais.

Você atende essas três questões – tempo, padronização e processo manual – via a automação com grupos de divisão e modelagem, como veremos a seguir.

O qu­­e é são os grupos automáticos?

Os grupos automáticos são equipamentos projetados para realizar as operações de divisão, modelagem e alongamento de massas de pães, unificando todas essas etapas em um único dispositivo. Eles são especialmente projetados para produzir pães com formatos alongados.

Esses equipamentos utilizam um sistema de compressão gradual das tiras de massa por meio de cilindros.

Eles possuem um dispositivo antiestresse da massa, responsável por regular a compressão, e também contam com cortadores ajustáveis para diferentes gramaturas.

Além disso, possuem um processo de modelagem e um alongador adicional na saída, que permite aumentar o comprimento dos pães. Com isso, os grupos automáticos oferecem tanto quantidade quanto variedade na produção de pães.

Quais as vantagens dos grupos automáticos Prática?

  1. Produtividade: permitem produzir um maior número de unidades em um tempo reduzido, ocupando um espaço mínimo.
  2. Velocidade: oferecem uma maior velocidade de produção.
  3. Produção contínua: garantem um processo contínuo, com menos interrupções.
  4. Padronização: produzem pães com gramaturas e formatos alongados padronizados.
  5. Flexibilidade: possibilitam diferentes configurações para gramaturas e alongamentos de produtos.
  6. Versatilidade: permitem uma maior variedade de produtos, com gramaturas e alongamentos diferentes, utilizando a mesma massa.
  7. Hidratação: operam com níveis de hidratação de 50% a 56%, de acordo com a qualidade da farinha e da receita, resultando em um maior rendimento.
  8. Rendimento: oferecem o máximo rendimento possível, considerando a qualidade da farinha e da receita.
  9. Qualidade: proporcionam produtos com maior padronização e qualidade final.
  10. Centralização da produção: permitem a produção antecipada centralizada de pães para armazenamento e distribuição posterior.
  11. Ajuste do ritmo de produção: é possível controlar a velocidade de produção no painel, adequando-a para 1, 2 ou mais operadores. Além disso, recomenda-se o uso de esteiras EDM2000 com velocidade ajustável ao ritmo de produção desejado.
  12. Fácil instalação: requerem apenas uma tomada compatível para sua instalação.
  13. Facilidade de movimentação: equipamento com rodízios.
  14. Segurança: os equipamentos seguem todos os requisitos da norma NR12.
Grupo automático GAP800 em uma central de produção de pães congelados.

Grupos automáticos e ultracongelamento

Os grupos automáticos também podem trabalhar em conjunto com sistemas de ultracongelamento. Essa combinação permite compactar a produção, obter ganhos de escala e realizar a fabricação antecipada por meio de um processo de centralização da produção.

Embora os grupos automáticos possuam uma alta capacidade produtiva, é possível concentrar a produção em determinados horários, principalmente para os itens que representam um volume significativo de vendas, como ponto de partida.

No entanto, modelos de ultracongelador abastecidos por carro e com 28 assadeiras , ou até mesmo sistemas de tipo túnel com 2 ou mais carros, são excelentes opções para aqueles que desejam atingir uma capacidade de atendimento robusta em um curto espaço de tempo.

Conclusão

Em conclusão, a automação com grupos de divisão e modelagem oferece uma série de benefícios significativos para os empreendimentos do ramo de padarias tradicionais.

Ademais, ao implementá-los, você consegue aumentar a produtividade, garantir a padronização dos produtos, obter maior flexibilidade e versatilidade na produção, além de melhorar a qualidade final dos pães e atender às necessidades e expectativas dos consumidores.

fatia de pizza de queijo derretido
Por Prática 30 abr., 2024
A farinha para pizza necessita de características especiais para melhores resultados de qualidade. Aprenda mais sobre o tema no nosso artigo.
farinha em tigela de madeira com trigo ao fundo sobre mesa escura
Por Prática 29 abr., 2024
Você tem dúvida quanto aos tipos de farinhas? Sabe os cuidados para um maior rendimento e qualidade? Aprenda mais neste artigo.
filés empanados fritos à milanesa
Por Prática 26 abr., 2024
Os empanados são sempre saborosos seja como aperitivos ou pratos principais! Aprenda as diferentes técnicas neste artigo.
pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
MAIS POSTS
Share by: